Sherazade em cartaz no Concórdia até 20 de abril

Xeque-mate: a volta do xadrez na Tufi Duek
4 de abril de 2019
Universidade de Curitiba lança pós em Musculação e Fisiculturismo
4 de abril de 2019

Grupo de Teatro do Clube Curitibano apresenta espetáculo inspirado no clássico As Mil e Uma Noites

O espetáculo Sherazade, que estreou durante a mostra Fringe do Festival de Teatro de Curitiba, fica em cartaz até o dia 20 de abril. Inspirada no clássico As Mil e Uma Noites, a peça é encenada pelo Grupo de Teatro do Clube Curitibano. Sucesso de público, a peça é apresentada sempre as quintas, sextas e sábados, às 20h30, na Sede Concórdia do Clube Curitibano.

Sherazade é ambientada em um tempo imemorial e em uma Pérsia fantasiosa, onírica, mágica e misteriosa, e apoiada no romance ancestral. “O texto As Mil e Uma Noites foi a inspiração para a criarmos a nossa Sherazade, nos apropriando também das suas histórias e transformando-as, reinventando-as para trazê-las à cena no século XXI”, explica o dramaturgo, cenógrafo e diretor Enéas Lour.

A escolha para a encenação dá ao Grupo a oportunidade de abordar diversos conceitos, mantendo a estrutura de fábula, e a possiblidade de trazer discussões sobre temas contemporâneos. Cada história que Sherazade conta ao Sultão Shariar para se manter viva e evitar que o velho califa a sacrifique o influencia, alerta e manipula, no sentido de revolucionar os seus antigos e bárbaros comportamentos. Cada uma dessas histórias possibilita ao Grupo exercitar um gênero teatral diferente. Em uma predomina a comédia, em outra, o suspense, enquanto o tom dramático ou o poético tomam conta de outras.

Inovador, o Grupo de Teatro do Clube Curitibano apresenta em Sherazade dez vídeos produzidos e encenados pelos 13 atores do elenco e que contam histórias fantásticas da protagonista intercaladas às cenas de palco. Além disso, quatro músicos executam ao vivo a trilha sonora (assinada por Marco Duboc e exclusiva para a peça) numa tenda palácio que simula o Oriente Médio. Já os figurinos luxuosos, inspirados na fantasia de uma Pérsia imaginária e fulgurante, são assinados por Sandra Francisca Canonico.

FICHA TÉCNICA

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia, Cenografia E Direção: Enéas Lour; Assistência de direção e maquiagem: Simone Nercolini; Direção musical e composições: Marco Duboc; Músicos: Marco Duboc, Marcelo Davi, Felipe Bide e Rafael Semtchuk; Cenotécnico: Sérgio Richter; Aderecista: Narbal Rodrigues; Iluminação: Rodrigo Ziolkoski; Figurinos: Sandra Francisca Canônico; Produção audiovisual: Ano Novo Produções; Direção e Produção: Eric Dureli e Enéas Lour; Direção de Fotografia e Edição: Heitor Lobo; Som Direto: Carmem Agulham; Estagiário: Taylor Padilha Nizer; Produção Executiva: Michelle Mesquino; Realização: Grupo de Teatro do Clube Curitibano. Elenco (ordem alfabética) Adriana Villar (Madame Zaidê), Alexandra Mayrhofer (Sherazade menina), Ana Mary Ribas Fortes (Málika Sultana), Carlos Valente Castro Filho (General Kaled e Laila Zamyra, a Bruxa Turca), Denise Ribeiro Losso (Madame Nádja e Tzzíláh, a mulher que pariu o Sol), Dulce Furtado (Samyra Sultana), Enéas Lour (O Sultão Shariar), Judith H. Mueller (Zahirah, a Mulher Sábia e Dyrcéia, a Profetisa de Istambul), Luciana Longhi (Samyra Sultana jovem, Madame Afife e Jamile, a Mulher Azul Mais Triste da Pérsia), Martina Athene Mandić (O Gênio e Sherazade madura) e Simone Nercolini (Zhára Sultana).

Serviço:

Sherazade

Apresentações: até 20/04, sempre as quintas, sextas e sábados, às 20h30

Local: Sede Concórdia do Clube Curitibano (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 815 – São Francisco).

Ingressos: R$ 10 – valor único.

Pontos de venda: Até o dia 06/04 os ingressos serão vendidos pelo Festival de Teatro de Curitiba. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no Shopping Mueller e no ParkShoppingBarigüi e no site do FTC (festivaldecuritiba.com.br/ingressos), ou uma hora antes do espetáculo no Concórdia. Após esta data, os ingressos poderão ser adquiridos no Departamento de Cultura e Esportes do Clube Curitibano ou uma hora antes no próprio Concórdia.

Sobre o Clube Curitibano

Com mais de 30 mil associados e 620 funcionários, o Clube Curitibano é um dos maiores clubes da América Latina. São cinco sedes ao total, quatro em Curitiba e uma em Quatro Barras. Ele conta com 44 modalidades esportivas, entre elas futebol, natação, peteca, padel e golfe; e sete atividades culturais, como teatro, dança e arte. Tem destaque esportivo, com atletas que já participaram de campeonatos mundiais e Olimpíadas. Além do esporte, o Clube Curitibano é conhecido pelos seus eventos sociais, como o Baile de Aniversário do clube e o mais antigo e tradicional Baile de Debutantes do Paraná. Saiba mais em: https://www.clubecuritibano.com.br/ e https://www.facebook.com/ClubeCuritibano/