Shampoo para cachorro é bom para os cabelos? Mito ou verdade?

Estão abertas as inscrições para o Festival Visoliterária de Direitos Surdos
15 de agosto de 2023
Paisagista renomado em projetos para cidades serranas revela os segredos do paisagismo de empreendimentos no campo
15 de agosto de 2023

Após dona de petshop viralizar em vídeo ao lavar os cabelos com produtos indicados para cachorros, especialista desvenda a polêmica e alerta que é preciso ficar atento aos riscos

A dona de um petshop em Jacareí, São Paulo, viralizou ao compartilhar o processo de lavagem dos cabelos com produtos próprios para cães e dizer que se surpreendeu positivamente com o resultado final.

Mas será que isso pode prejudicar a saúde capilar de alguma forma? Ou de fato, os produtos podem ser bons aliados?

É importante considerar que os órgãos que fiscalizam esses tipos de produtos para garantir a qualidade e, principalmente, a segurança para o consumidor são diferentes: produtos de uso veterinário são de competência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e cosméticos, para uso em humanos, são regulamentados pela Anvisa.

A tricologista Patrícia Marques explica que em um primeiro momento é importante saber se o produto foi testado e se tem liberação de uso pelo órgão competente. Depois, a utilização dos produtos pet por humanos não está recomendada porque eles foram desenvolvidos para um animal e suas próprias características, que são diferentes das características dos humanos, assim como a composição dos produtos, um indicado para pelos e outro para cabelos. “Pessoas que são alérgicas ou que já possuem algum histórico de problemas no couro cabeludo devem ter ainda mais cuidado com a hipersensibilidade ou outro dano à saúde. Eu não faria essa recomendação”, explica a especialista.

Sobre a ordem correta dos produtos na lavagem dos cabelos, também citada no vídeo, doutora Patrícia explica que primeiro é recomendado o uso pré-shampoo, depois o shampoo, a máscara e o condicionador, sendo que o pré-shampoo e o shampoo devem ser usados apenas no couro cabeludo. “A recomendação é passar no couro e espalhar a espuma no comprimento dos cabelos, isso já é suficiente para limpar”, revela Marques.

A máscara é o produto que, de fato, promove um tratamento nos cabelos, sendo que a de hidratação tem mais água, a de nutrição, mais lipídeos, e a de reconstrução, mais aminoácidos, que são proteínas. “Para finalizar, a recomendação é usar um condicionador com PH ácido para fechar bem as cutículas e dar mais brilho aos fios”.

Sobre a especialista:

Patrícia Marques é graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e tem especializações em reconstrução de mama e da face no Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, em Barcelona, e no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em NY, EUA. Também é especialista em medicina capilar e referência nacional em frontoplastia e redução de testa e já transformou a vida de mais de 650 pacientes com as cirurgias realizadas. CRM-SP 146410.

Instagram: @dra_patricia_marques

Site: https://www.drapatriciamarques.com.br/

Avenida Moema, 300, conjunto 71, Moema, São Paulo/SP

Telefone: (11) 93206-0079