Sete dicas para empreender em tempos de crise

Emirates exibirá seus assentos Premium Economy pela primeira vez no ATM 2021
12 de maio de 2021
Dzarm lança coleção colaborativa com Vicenza
12 de maio de 2021

Pandemia e desemprego levaram 25% da população para o empreendedorismo

A vocação empreendedora do brasileiro foi colocada à prova na pandemia de covid. Movidos pelo desemprego, milhares de brasileiros colocaram em prática novos negócios e o empreendedorismo por necessidade bateu recorde no país. Pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostra que no ano passado o Brasil atingiu sua maior taxa de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, com 25% da população. Desse total, 88,4% decidiram iniciar um negócio para ganhar a vida porque os empregos são escassos.

“O brasileiro, que é reconhecido pela sua criatividade e jogo de cintura, busca reduzir os impactos econômicos no seu dia a dia, procurando novas formas de receita e alguns setores têm sido os mais procurados para burlar a recessão. O comércio de bebidas, as tarefas administrativas, o transporte rodoviário de carga e o preparo de alimentos para consumo doméstico foram as atividades que mais cresceram no último ano”, diz o especialista em planejamento financeiro, Hilton Vieira.

Para quem está sem perspectiva de emprego e precisa empreender para ter receita, Vieira dá dicas para garantir o sucesso da nova jornada. “É preciso analisar quais são as suas habilidades e onde elas podem se encaixar. Você pode ser um analista de RH que cozinha bem e então pode iniciar um comércio virtual de venda de bolos. Ou pode ser um DJ que faz lives on-line para divulgar o seu trabalho, mas dirige bem e pode oferecer seus serviços de transporte. Se você é uma pessoa muito organizada, pode atuar de forma autônoma como secretária virtual”, elenca.

Além disso, Vieira lembra que a internet é um ambiente fértil para o empreendedorismo e para as vendas e oferece várias oportunidades de novos negócios. “Pegue o seu conhecimento de como tocar violão, por exemplo, faça lives e crie um curso de como tocar violão on-line e veja o resultado. As redes sociais também são ótimas fontes de receitas. Tem vendedora de produtos de beleza que só comercializa pela internet e consegue boa renda”, exemplifica.

O importante, diz Vieira, é enxergar a oportunidade e estabelecer metas. “Fique sempre de olho aberto. Um motorista de transporte alternativo pode prospectar clientes e oferecer um serviço de transporte particular, por exemplo. Ele fideliza os clientes com bom atendimento, carro limpo e cheiroso e um cartão oferecendo seus serviços particulares. Para ganhar mais, estabeleça uma meta clara de faturamento diário e tente se superar diariamente”.

Antes de se aventurar em um segmento, pesquise para definir seu nicho de atuação e garantir um espaço maior. “Conhecer a concorrência ajuda a oferecer um serviço ou produto diferenciado, e isso é sinônimo de sucesso nas vendas”, diz.

Na avaliação do especialista, é fundamental investir seu tempo em cursos profissionalizantes. “Qualificação nunca é demais. Há muitas opções de cursos gratuitos na internet que podem ser, num primeiro momento, uma boa forma de melhorar a qualidade dos produtos e serviços que você vende. Conhecimento nunca é demais”, afirma.

DICAS:

– Descubra suas habilidades

– Fique atento às oportunidades

– Amplie a oferta de serviços em seu nicho

– Estabeleça metas de receita

– Invista em projetos pela internet

– Se profissionalize: há muitos cursos gratuitos na internet

– Estude sua concorrência e ofereça produto diferenciado

Depositphotos