Sessão Sabedoria de junho exibe “Ensaio de Orquestra”

Móveis de couro na decoração
27 de junho de 2019
Pianista Estefan Iatcekiw toca Chopin no Clube Curitibano
27 de junho de 2019

Longa-metragem do mestre italiano Federico Fellini discute relações de poder e de convívio social, usando a música como metáfora

O mês de junho termina com mais uma exibição do Sessão Sabedoria, projeto do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) voltado para a plateia a partir dos 60 anos, mas também aberto a toda a comunidade. A atração deste mês é o longa-metragem “Ensaio de Orquestra” (Itália, 1978), um dos últimos filmes da carreira do genial diretor italiano Federico Fellini (de “Amarcord”), morto em 1993, aos 73 anos.

A obra, que será exibida às 14 horas, com entrada gratuita, utiliza-se como metáfora da música e da estrutura de uma orquestra, que se apresentará numa capela na cidade de Roma. O filme mostra, em vez de um organizado ensaio, as desavenças entre os músicos, cada um mais interessado que o outro em exibir seu próprio trabalho e criticar os colegas; especialmente quando são entrevistados por um canal de televisão.

“Ensaio de Orquestra” é uma pungente crítica ao caos, ao hedonismo e ao egoísmo típicos das sociedades modernas e à manipulação política e midiática, representada também pela conturbada relação de poder entre o maestro e seus músicos. Nesta Sessão Sabedoria, o MIS-PR faz uma homenagem a um dos mais importantes cineastas italianos, em sua última colaboração com o músico Nino Rota, seu parceiro constante de de toda uma vida, a quem o filme é dedicado.

Serviço

Sessão Sabedoria

“Ensaio de Orquestra” (“Prova d’Orchestra”, de Federico Fellini, 72 minutos, 1978)

Dia 28 de junho de 2019, às 14 horas

Classificação indicativa: 14 anos

Entrada gratuita

Miniauditório do MIS-PR

Rua Barão do Rio Branco, 395. Centro, Curitiba/PR

www.mis.pr.gov.br | 41 3232-9113