Sequestros mentais: Você sabe o que é?

Melissa lança collab com Larroudé
17 de dezembro de 2021
ASICS lança novo TRABUCO MAX “BD Chaos Slime” em parceria exclusiva com a Brain Dead
17 de dezembro de 2021

O termo remete ao “sequestro” da mente por pensamentos que não são do momento presente, como problemas no trabalho, e que acaba prejudicando as relações amorosas e sociais

Viver com um constante equilíbrio mental, ponderando todos os comportamentos, decisões, sem tomar nenhuma atitude que venha se arrepender depois, é um pensamento quase que utópico. Seres humanos falham, cometem injustiças e jamais serão perfeitos, apesar da existência de caminhos que ajudam a manter uma certa constância na lucidez, através de consultas com psicólogos, Limpeza Espiritual, dentre outras formas.

De acordo com o Google Trends, a busca pelo termo “equilíbrio mental”, em agosto deste ano, cresceu 45% em comparação com o mesmo período do ano passado, 2020. Isso só evidencia que pessoas estão saindo do cenário pandêmico e estão querendo se reconectar consigo e se preparar para o advento do novo normal.

Quando se perde a racionalidade e, às vezes, até a própria lucidez, dá início ao que é conhecido como Sequestro Mental , que é também quando a emoção toma conta de todos os pensamentos e o risco de agir de forma agressiva e totalmente imprudente se potencializa. É o momento em que a nossa mente não está no momento presente, e traz problemas do passado, e/ou a ansiedade do futuro. Neste momento tendemos a descontar no parceiro(a) e as brigas acontecem.

No dia a dia, e dentro de um relacionamento amoroso não é diferente, esse comportamento acontece em frações de segundos, e quando você percebe, já disse ou fez algo que não deveria ou gostaria. Normalmente, acontece quando a pessoa enfrenta uma situação de injustiça, agressão, falta de respeito, traição, medo, raiva, dentre outras, e funciona como uma espécie de ato impulsivo.

“O Sequestro Mental pode acontecer também de forma sutil, como quando conversamos com alguém e, do nada, começamos a pensar em situações que fogem do contexto da conversa, totalmente diferentes. Essa desconexão atrapalha qualquer tipo de relação, sobretudo as amorosas, porque você nunca vai estar inteiramente para a outra pessoa”, explica Maicon Paiva, espiritualista do Espaço Recomeçar e que já atendeu mais de 35 mil pessoas.

Pensando nisso, Maicon Paiva, do Espaço recomeçar , preparou algumas dicas que vão te ajudar a fugir dos Sequestros Mentais para vivenciar a importante entrega nas relações.

  • Perceba seus gatilhos mentais

Para quem deseja se livrar dessa situação, o primeiro passo é analisar todo e qualquer sentimento que te faça sair do controle da situação. Esses gatilhos podem ser oriundos de experiências negativas do passado e é importante observá-los. Quando já souber apontá-los, será mais fácil frear as impulsividades dos sequestros mentais. Se o que te faz perder a lucidez mental for algo do presente, tente resolver ou criar novas formas para lidar com a problemática. O ideal é que se comporte exatamente como queira e não venha se arrepender posteriormente.

  • Analise o que é desproporcional

Sempre quando acontecer uma situação que te coloque numa zona de desconforto, analise se seus comportamentos se excederam e se poderia ter resolvido de uma forma menos bélica. Dentro de um relacionamento, assim como em qualquer outro ambiente, podemos interpretar errado, ou podemos descontar frustrações e sentimentos ruins em outras pessoas, o que não é interessante. Busque manter o equilíbrio e a racionalidade diante de qualquer desafio.

  • Tenha uma válvula de escape

Quando você perceber que está quase perdendo o controle, se afaste da situação por alguns instantes, mesmo que apenas em pensamento. Respire fundo, lembre de alguma situação que te traga lembranças agradáveis, ouça uma música ou pratique algum esporte. Essas ações são excelentes estratégias para se acalmar e tirar o estresse.

  • Estabeleça um equilíbrio espiritual

Nada melhor do que procurar ajuda de um profissional, de alguém que vai te ajudar a entender o momento em que está passando e o que precisa fazer para desembaraçar os novelos da vida e das relações. Através de uma Limpeza Espiritual , você vai conseguir se livrar de vibrações negativas e vai se sentir mais leve para resolver os problemas de uma forma mais amistosa.

  • Seja honesta(o) nas suas relações

Quando estiver conversando, tente se entregar somente para aquela situação, assim como deve se entregar para qualquer outra atividade que esteja fazendo. A ansiedade pode fazer você não focar no que está fazendo, mas tente mentalizar o quanto a outra pessoa está se entregando pra você. Se não conseguir, seja honesto(a) com a outra pessoa e comunique-a sobre o que está pensando para que ela não se frustre também. Se entregar para os momentos na medida em que eles vão acontecendo é a melhor forma de começar a gerenciar as relações.

Sobre o Espaço Recomeçar

Desde 2002, o Espaço Recomeçar auxilia pessoas através de trabalhos espirituais. Seu fundador Maicon Paiva é um renomado espiritualista paulistano e sentiu a necessidade de auxiliar as pessoas em suas vidas, seguindo a tradição da leitura de búzios e tarô, ele e sua equipe auxiliam com limpezas espirituais e amarrações amorosas. Nos anos de trabalho, o Espaço Recomeçar já auxiliou mais de 35 mil pessoas e está aberto para receber você! Confira nossos serviços através do site, clicando aqui!

Photo by Joshua Fuller on Unsplash