Sense 5

Dicas para decorar uma casa masculina
2 de abril de 2019
Lançamento do livro “Ruptura no modelo tradicional das empresas” acontecerá em 24 de abril em SP
2 de abril de 2019

Está aberta a temporada oficial do melhor da mobília nacional tipo exportação. Nova edição da tradicional Mostra Artefacto reúne grandes nomes da arquitetura em ambientes para ver, ouvir, sentir, tatear, degustar – e se inspirar

Pode-se chamar de sexto sentido. Quando a Artefacto instituiu o formato “ambientes assinados” em seu showroom, mais de 20 anos atrás, o panorama, tanto do ponto de vista do consumo, quanto da percepção do mercado, era bem diferente da forma como se apresenta hoje – ou seja: o feito ajudou a reconfigurar o setor mobiliário no País. Pioneira em sua seara e sempre enxergando a concorrência pelo espelho retrovisor, a marca evoluiu a passos largos ao longo de suas mais de quatro décadas de história sem jamais desapegar do DNA handmade que carrega no nome e que sempre diferenciou seus produtos, até atingir a liderança em móveis outdoor no sul dos Estados Unido s, defendendo qualidade à toda prova embalada pela integridade do desenho.

Com relacionamento único com os arquitetos mais expressivos do trade, não à toa, a Mostra Artefacto transbordou das fronteiras corporativas para garantir um lugar de prestígio no calendário oficial das grandes exposições do setor. Com 20 lojas pelo Brasil e 3 nos EUA, a Mostra no showroom da Haddock Lobo conta com 10 profissionais que apresentam propostas contemporâneas compostas, produzidas e arranjadas exclusivamente a partir do acervo da grife – uma lição de estilo e outra de atemporalidade.

São soluções de interiores cuidadosamente elaboradas, atuais e plurais em diferentes leituras, mas interpretadas com certo savoir-faire que alinhava e caracteriza um lifestyle sofisticado e contemporâneo, pautado por formas e desejos orgânicos, para muito além da plástica: matéri as-primas poderosas e sustentáveis recortadas em design cosmopolita, ergonomia impressionante, conforto, durabilidade irrepreensível e uma injeção de conteúdo que tem tudo a ver com os novos tempos.

“Na edição 2019 da nossa tradicional Mostra, convidamos alguns dos melhores arquitetos, decoradores e paisagistas para, cada qual à sua maneira, interpretar os móveis orgânicos e intemporais da Artefacto em projetos que têm como inspiração a visão, o olfato, a audição, o paladar e o tato. Esse exercício de olhar para dentro de si e de se compreender primeiro, para somente depois entender o resto do mundo (quase um sixth sense) aponta para o fato de que nunca vivemos tão interconectados, nem a comunicação se deu em tempo tão real. Everywhere”, explica Paulo Bacchi.

“Nesse contexto, os sentidos definem as experiências que temos na vida e as memórias que carregamos. Algumas são lembranças visu a is, como recortes de um vídeo; outras podem ser engatilhadas por aromas que nos colocam em transe – ou pode ser uma música que te faz sorrir/chorar; talvez um sabor inesquecível de uma viagem idem; ou, com sorte, o abraço de quem te ama. As personas e suas interações consigo próprias, com os outros e com o planeta assumem o protagonismo nos ambientes inspiradores assinados por grandes profissionais”, finaliza o CEO do brand que, esse ano, aposta nos 5 senses como tema de sua expo que vai rodar todo o país em versões regionais.

Na largada, Carlos Rossi,Chris Hamoui, Debora Aguiar, Erika Queiroz, Fabio Morozini, Maurício Karam, Patrícia Penna, Roberta Zimmermann Rogério Perez convidam você a entrar sem bater em cenários feitos para sonhar e se inspirar.

Tanto no showroom que recepciona o visitante, quanto nos demais quatro espaços assinados por ela ao longo do percurso, a arquiteta Patricia Anastassiadis, diretora criativa da marca, apresenta a Edition 2019: cerca de 22 peças que se inspiram nas memórias afetivas, na percepção da forma, do espaço e que flertam graciosamente com novos materiais. Todos os sentidos acionados!

Carlos Rossi
@carlosrossiarquitetura

“Uma grande suíte de apartamento ou hotel, para usufruir de diversas experiências dentro de um só ambiente”. É assim que Carlos Rossi sintetiza seu projeto de estreia na Mostra Artefacto, com layouts integrados nos quais a protagonista é uma gigantesca tela de LED ultrassofisticada.

Para ativar sua verve criativa, o profissional, formado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de Belas Artes, busca inspirações nas experiências que coleciona em mais de 25 anos de carreira. Nos 100 metros quadrados do ambiente, a paleta sóbria, com sobretons de cinza, fendi e preto, foi pensada estrategicamente para contracenar com a iluminação pontual.

Nas costas da cama Nouveau II, por exemplo, uma instalação em cordas surge iluminada com feixes de luz para turbinar a elegância. Desfilam sob os holofotes os módulos Renzo, a chaise long Phili, a poltrona Fold e a cadeira Chiara.

Chris Hamoui
@chris_hamoui

Mais de duas décadas se passaram desde que Chris Hamoui abriu as portas do seu escritório de design de interiores. Adepta das bases neutras sob elementos hi-luxury, ela revela o ambiente que marca a sua 13ª participação na Mostra Artefacto – um espaço no qual a integração entre living e lounge dinamiza a circulação dos espaços e resulta num ótimo aproveitamento dos 90 metros quadrados.

No estar, que evoca uma estética italiana, a assimetria acompanha o raciocínio de Hamoui – a mesa de centro Shade surge escoltada pelas laterais Acrylique e as poltronas Library.

O lounge flui num programa desconstruído, em que a sofisticação se dá por meio de uma parede em espelho de cristal mais duas adegas laterais com fundo em mármore nero. Para turbinar o glam, o sensual/curvilíneo sofá Illi foi eleito como protagonista.

Debora Aguiar
@deboraaguiararquiteta

São quase 30 anos de carreira, 15 dos quais em cartaz na Mostra Artefacto, sem contar a giga coleção de projetos marcados por sua assinatura inconfundível. “Não sigo tendências e nem modismos”, estabelece. E é exatamente sob essa premissa que nasce o layout de 90 metros quadrados do seu ambiente: “Quis fazer algo bem iluminado e claro, leve e sofisticado, com uma proposta eco-luxury que explora os contrastes”.

No imaginário de Debora Aguiar, a mistura entre materiais rústicos/nobres é fator determinante: o espaço dividido em living/jantar, ambos pontuados por jardim, remixa couro, vidro e metal, além de outros elementos naturais – o raciocínio é orgânico e, portanto, favorece peças como o sofá Argand.

Para conforto e funcionalidade extras, a profissional aciona uma dupla de chaises long Indiana para contracenar com as mesas de centro Oro II e Mai.

Erika Queiroz
@erikaqueirozarquitetos
Quando jovem, uma das grandes conquistas dessa profissional mineira, natural de Uberaba, foi concretizar o sonho de cursar Arquitetura. Erika Queiroz formou-se, mudou-se para Brasília, depois para São Paulo, mas fincou raízes fortes mesmo em Cuiabá, de onde partiu em voo solo para o alto e avante – e chegou lá. Há 8 anos, seu escritório traduz por meio de propostas criativas sua estética sob medida. “Cada desenho que crio é único”, conta a profissional, que embarcou em mais uma edição da Mostra Artefacto com um espaço que favorece o bem-viver e a integração dos layouts.

Pincelados por tonalidades discretas, os 115 metros quadrados assinados por Erika são divididos em living, jantar, sala de jogos/bar e quarto – todos recheados de móveis e revestimentos exclusivos Artefacto.
Em destaque, figuram ícones inconfundíveis do acervo Artefacto, caso das poltronas Liberty, Wiggins e Poline, o buffet Kainz, a estante Float e a cama Maschio.

Fabio Morozini
@fabiomorozini
“Poderia estar em São Paulo, Nova York, Londres”, relativiza Fabio Morozini sobre o ambiente singular que criou para a Mostra Artefacto 2019. O espaço é inspirado na Amber Room, construção erguida na Prússia dos anos 1700 e que já foi considerada a oitava maravilha do mundo. Atualmente, uma réplica segue aberta para visitações no Palácio de Catarina, nas imediações de São Petersburgo – entalhes, folhas de ouro, gemas preciosas, espelhos, luz dimerizada e painéis de âmbar. Materiais nobres, o perfume característico da seiva fossilizada, pesquisas incansáveis e muitas andanças pelo mundo: “O espaço abarca mobiliário único, importantes obras de arte (Lescher, Edinger e Palatnik, por exemplo), volumes racionais, paleta neutra, o cheiro do âmbar”, detalha sobre os 115 metros quadrados que assi na e que abrigam peças como o puff Dorset, a mesa de centro Grid e a cômoda Ray.

Maurício Karam
@mauriciokaramarquitetura
Clássico e contemporâneo ao mesmo tempo, Maurício Karam transpira referências que fluem pelas artes plásticas, cinema, design, moda e outras culturas. O arquiteto paulistano aterrissa em sua segunda Mostra Artefacto com uma mistura fina cromática para aguçar os sentidos. “É um espaço claro – todo branco, pontuado por tons vibrantes”, resume. Nos 150 metros quadrados, dourados e prateados se mesclam despudoradamente: a mesa de jantar Lake e o banco Hara, ambos gold, dialogam abertamente com o prata das molduras Boyer e Cuba. No hall de entrada, o matiz vermelho-ameixa descortina o branco imaculado que preenche o grande salão mais adiante. Pontos de amarelo e cortinas alvas com forros avermelhados simulam fendas estratégicas nas paredes. O pantone neutro brota também de peças como a cabeceira Mira II, o sofá Tuen e a poltrona + puff Jeff.

Patrícia Penna
@patricia_penna_arquitetura
“Minha inspiração vem do essencial”, sintetiza Patrícia Penna acerca do loft de 120 metros quadrados que sublinha sua décima participação na Mostra Artefacto. Arquiteta e designer de interiores em atividade há 20 anos, Patrícia aposta as suas fichas nas soluções atemporais. “Desenvolvi espaços que incentivam o usuário a descobri-los. Os estímulos visuais, táteis e sonoros buscam promover o bem-estar”, fala sobre o ambiente composto por living, jantar e suíte. A base tonal traz duas cores destacadas: um cinza esverdeado e um areia – para equilibrar, pinceladas de outras cores foram inteligentemente adicionadas. “A iluminação transmite uma sensação de luz solar por meio das grandes telas tensionadas”, explica. O aconchego é um dos pilares que sustentam o cenário urbano – que conta com os m&am p;oa cute;dulos Escape, a chaise longue Brasília, a cadeira Vicc e o puff Jeff.

Roberta Zimmermann
@robertapzimmermann
Espécie rara de escritório-boutique, o QG de Roberta Zimmermann atua no eixo São Paulo/Santa Catarina em projetos de arquitetura e interiores que são reconhecidos pela sofisticação. A catarinense de Blumenau chega à sua quinta participação em Mostras Artefacto com um living ultra aconchegante de 55 metros quadrados. “A inspiração são nossos próprios clientes, que buscam uma casa chique, sofisticada e atemporal”, conta a arquiteta que pincela nuances de cinza, off-white e azul petróleo no decor, harmonizado pela madeira macassar. “Criamos um living moderno para se curtir um bate-papo, um drink ou ainda um belo acervo de arte”, resume. Para turbinar o aconchego, Roberta aciona peças confortáveis, caso do sofá Argand e das poltronas Carrie, Giorgio e Megan. “A TV foi excluída do living para que a conexão seja exclusivamente entre as pessoas”, finaliza.

Rogério Perez
@rogerioperezarquitetura
Do imaginário de Rogério Perez vertem projetos que extravasam as fronteiras do lugar-comum e justificam os seus mais de 30 anos de profissão. Afinado com as novas tecnologias e tendências mercadológicas, o arquiteto paulistano apresenta, em sua terceira Mostra Artefacto, um loft contemporâneo em que sete espaços foram distribuídos ao longo de 150 metros quadrados: office, dois livings, jantar, leitura, escrivaninha e dormitório. “Explorei a visão, que é o sentido que nos proporciona as mais belas memórias”, resume. As cores da íris determinam os acabamentos e a paleta – chumbo, fendi, navy blue e madeira. “São cenas sensíveis ao olhar, sem necessidade do tato. A visão percorre as diferentes texturas”, conta Rogério, que aciona peças esteticamente marcantes, como a mesa de jantar Halston, o sofá Kubrick, a cabeceira Piet e as poltronas Desert, Phili e Pipo II.

SERVIÇO
Mostra Artefacto 2019
Rua Haddock Lobo, 1405 – São Paulo
Funcionamento da loja: segunda a sexta das 10:00 às 19:00. Sábados das 10:00 às 18:00

crédito fotos: Salvador Cordaro/Marco Antonio