“Seminário Alimentos Seguros” debate cenário atual e tendências para o setor no Brasil e no mundo

Comunidades digitais: usuários trocam dicas para combater a crise e criam novas conexões
12 de junho de 2020
Série relaciona arquitetura e design com o acervo do Museu Paranaense
12 de junho de 2020

Com participação gratuita, evento online é promovido pela AEASP no dia 22 de junho, das 9h às 17h

Com o intuito de debater o cenário atual da produção de alimentos no Brasil e no mundo, as tendências para a indústria alimentícia, os desafios e perspectivas para o setor será realizado o seminário online “Alimentos Seguros”, promovido pela AEASP – Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo. O evento, que será no dia 22 de junho (segunda-feira), das 9h às 17h, é gratuito e 100%.

O evento contará com painéis e mesas redondas com participação de lideranças do setor, representantes de instituições públicas, privadas, cooperativas e profissionais que atuam na área de alimentos. O Seminário terá início às 9h com abertura oficial feita pelo presidente da AEASP, João Sereno Lammel.

Sob a moderação do engenheiro agrônomo Decio Zylbersztajn, professor titular da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), o primeiro painel abordará o tema “A produção de alimentos no Brasil”. A apresentação será do presidente da Abramilho – Associação Brasileira dos Produtores de Milho, Alysson Paolinelli. O debate contará ainda com a presença do presidente da AEAMS – Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso do Sul, Antonio Luiz Neto Neto e do presidente da FEAPR – Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Clodomir Luiz Ascari.

O segundo painel abordará a “Legislação, fiscalização sobre a produção e indústria de alimentos – contaminação química e biológica” e terá a participação da superintendente estadual do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Andrea Moura, que falará sobre “Controles na produção (orgânicos, convencionais e pecuária).

No terceiro painel, a pesquisadora do ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos, Marta H. Taniwaki tratará de “Contaminação e controle – manipulação e embalagens”. Para finalizar o painel, Alexandre Novachi, diretor de Assuntos Científicos e Regulatórios da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos falará sobre “Situação atual e tendências – Indústria de Alimentos”.

No período da tarde, a partir das 14h, o seminário terá como primeiro painel “Foodtechs no Brasil”. O diretor de Inovação do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cleber Oliveira Soares tratará sobre “Mercado atual, desafios e tendências”. O debate do painel será feito pelo presidente da Sociedade Mineira dos Engenheiros Agrônomos (SMEA), Emilio Elias Mouchreck Filho e pela presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro (AEARJ), Ana Paula Guimarães de Farias, com moderação do engenheiro agrônomo e consultor em agronegócios, Ivan Wedekin, da Wedekin Consultores.

No segundo painel da tarde, o ex-Ministro Roberto Rodrigues, coordenador do FGV Agro, fará palestra com o tema “Alimentos no Mundo”, seguida de um debate com a participação dos mesmos integrantes do painel anterior.

Em seguida haverá a Mesa Redonda “Alimentos seguros” que contará com a participação do consultor e ex-secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Jardim, que falará sobre “Biosseguridade – Pecuária”. Em sequência, o presidente da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, Marcello Brito, abordará o tema “Os alimentos e a questão ambiental” e Edivaldo Del Grande, presidente da OCESP – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo, tratará de “Cooperativismo e os alimentos seguros”.

O encerramento do seminário “Alimentos Seguros” está previsto para às 16h40 e contará com a participação dos ex-ministros da Agricultura do Brasil, Alysson Paolinelli e Roberto Rodrigues, além do presidente da AEASP, João Sereno Lammel.

O “Seminário Alimentos Seguros” é realizado pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEAESP), com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA-SP.

As inscrições para a participação devem ser feitas em: https://forms.gle/bk4Tpmtby4UBgBBh7