Semana Nacional de Trânsito começa hoje, dia 18 de setembro

Animais de estimação podem sofrer de depressão?
18 de setembro de 2019
Ton Sur Ton lança nova coleção de Jader Almeida
18 de setembro de 2019

Poder público, empresas e associações promovem iniciativas de conscientização em todo país.

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) é uma campanha anual que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. A data foi estabelecida desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997. É caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas em todo o país, com o objetivo de conscientizar a sociedade para a criação de um ambiente favorável à valorização da vida e uma mobilidade urbana segura.

Ações de conscientização são muito importantes, já que o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás somente da Índia, China, Estados Unidos e Rússia. A intenção da ONU com a “Década de ação para a segurança no trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, 5 milhões de vidas até 2020 e campanhas como a SNT podem contribuir para melhorar a realidade no país.

Como em anos anteriores, também em 2019 o poder público, empresas e associações se unem para promover iniciativas em todo o Brasil. Uma das empresas engajadas no movimento é a Perkons, que desenvolve e aplica tecnologia para a segurança no trânsito. “O nosso objetivo é ajudar na conscientização de que um trânsito mais humano e mais seguro depende de todos nós”, defende o especialista em trânsito e diretor da empresa, Luiz Gustavo Campos.

Não dê trabalho extra ao seu anjo da guarda

No Paraná, outra participante das ações da SNT é a Mobilis – empresa especializada em tecnologia para formação de condutores e para mobilidade urbana -, que em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) e o poder público, vai levantar a bandeira da conscientização e prevenção de acidentes e mortalidade no trânsito na capital, Curitiba, e em diversas outras cidades do Estado.

“Estivemos durante esse ano tratando de parcerias e ações preventivas nos municípios, especialmente em relação ao consumo responsável de bebida alcóolica, que vão alcançar um grande número de pessoas durante a Semana Nacional de Trânsito”, explica o presidente da Abrabar, Fábio Aguayo. Entre as ações está a distribuição de cinco mil porta-copos em bares e restaurantes do Estado, com mensagens visando a conscientização dos consumidores. “Programamos a interação de atores com os frequentadores dos bares e restaurantes que, vestidos de anjos da guarda e de forma lúdica e bem-humorada, vão apelar para o senso de responsabilidade de todos na construção de ruas e vias mais seguras”, finaliza.