Semana do Meio Ambiente: Bondinho Pão de Açúcar promove série ensinando ao público ações sustentáveis para colocar em prática no dia a dia

KNIT expande operação de vendas em shoppings
2 de junho de 2021
Entenda o que é definitivamente uma alimentação saudável para o coração
2 de junho de 2021

Conteúdos publicados nas redes oficiais do parque reforçam as iniciativas sustentáveis que o atrativo turístico realiza

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Bondinho Pão de Açúcar preparou uma série composta por quatro vídeos voltados para ações sustentáveis que podem ser colocadas em prática no dia a dia pelo público. Os conteúdos serão publicados entre os dias 1 e 8 de junho, nas redes sociais oficiais do parque, e reforçam as iniciativas sustentáveis que o atrativo turístico pratica.

“A sustentabilidade está no DNA do Bondinho Pão de Açúcar. Desde a década de 80, já realizávamos o reflorestamento do Morro da Urca, com o objetivo de preservar a fauna e flora locais. Queremos, cada vez mais, ser exemplo de práticas sustentáveis em favor do Meio Ambiente”, destaca Sandro Fernandes, CEO do Bondinho Pão de Açúcar.

A série abordará temas como compostagem em casa, importância da educação ambiental, dicas para ser lixo zero, e conservação dos oceanos. Para isso, os conteúdos terão a participação de grandes nomes ligados à sustentabilidade como Lucas Chiabi, do Ciclo Orgânico; o projeto de Educação Ambiental Moleque Mateiro; Rodrigo Oliveira, da Impacta, e Caio Salles, do Projeto Verde Mar.

O Bondinho Pão de Açúcar realiza importante trabalho em prol da sustentabilidade, como a gestão dos resíduos sólidos oriundos da visitação e a conservação e recuperação (incluindo reflorestamento e controle de espécies exóticas invasoras da flora), em uma parceria público privada, da pista Claudio Coutinho e da Trilha do Morro da Urca, que formam o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (Mona), que completa 15 anos nesta semana.

O parque ainda desenvolve o projeto educativo-socioambiental Educa Bondinho, que, desde 2015, já recebeu mais 57 mil alunos e professores de escolas públicas e privadas, oferecendo a oportunidade de instituições e professores trabalharem um método educativo de vivência.

Além disso, outras iniciativas reforçam a presença da sustentabilidade no DNA do Bondinho Pão de Açúcar:

– O parque segue as políticas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – ODS;

– O Bondinho Pão de Açúcar vem trabalhando com a finalidade de minimizar suas emissões de carbono, como por exemplo, fazendo a utilização das placas solares desde outubro de 2015. Com isso, de 2015 até o final de 2020, evitou a emissão de gases: 55 ton. de CO2; 85 kg de N2O, o que gera a equivalência em reflorestamento de 4,8 há (hectares) de floresta;

– O Bondinho Pão de Açúcar realiza a compostagem de quase 100% dos resíduos orgânicos gerados no parque. A média anual é de 55 toneladas de resíduo orgânico para compostagem;

– Compromisso com a reciclagem. Só em 2019, antes da pandemia, o parque totalizou 48 toneladas de material reciclado (plástico, alumínio, papel e vidro);

– No que se refere à energia, os teleféricos utilizam um sistema regenerativo, sendo movidos a energia elétrica e com baixa emissão de carbono. Além disso, se tornam ecoeficientes ao fim do dia. Quando os visitantes estão indo embora e os bondes descem mais pesados do que os que sobem, eles chegam a gerar energia.

SERVIÇO: SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Programação dos vídeos

03/06 – Tema: Educação Ambiental na prática, com o projeto Moleque Mateiro.

05/06 – Tema: Dicas para ser lixo zero, com Rodrigo Oliveira, da Impacta.

08/06 – Tema: A importância de cuidar dos oceanos, com Caio Salles, do Projeto Verde Mar.

Os conteúdos serão disponibilizados nas redes sociais oficiais do parque:
Instagram e Facebook: @bondinhopaodeacucar

créditos fotos: Rafael Duarte/Divulgação