Semana das Crianças na Fundação Iberê com oficinas de autorretrato e colagem, visita mediada lúdica e lançamento de livro

Língua de Gato nas alturas: parceria entre Kopenhagen e Azul leva ícone da marca para o mundo
3 de outubro de 2023
La Chocolê lança coleção Le Jardin Resort
3 de outubro de 2023

De 12 a 15 de outubro, as visitas às exposições também serão gratuitas

Fundação Iberê preparou uma programação especial para estimular a criação artística das criançasEntre 12 e 14 de outubro, serão realizadas oficinas de autorretrato e colagem e visita lúdica pelo prédio projetado pelo arquiteto Álvaro Siza. As atividades são gratuitas e as inscrições devem ser feitas pelo site www.fundacaoibere.org.br.

No domingo (15), às 15h, os arquitetos Taísa Festugato e Matias Revello Vazquez autografam o livro “Artigas, o gato”. Dedicado à filha Francesca e seu gato Artigas, com personalidade única e que ganhou o nome inspirado no arquiteto Vilanova Artigas, ícone da arquitetura no Brasil. 

Artigas adora fazer arte, e, aos poucos, descobre sua paixão pela pintura, teatro, cinema, escultura, música, literatura e arquitetura. Entre os cenários dessa história está a Fundação Iberê, seus espaços expositivos e os detalhes do que lhe renderam o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2002) e o Mies Crown All Americas Prize (2014).

Mestre em Arquitetura e Urbanismo e leitora voraz, Taísa transmitiu essa paixão para sua filha, e com ela entrou no fantástico mundo das publicações infantis, com descobertas que a inspiraram a escrever a história de Artigas. Apaixonado pela profissão, Matias topou a ideia de desenvolver um personagem que pudesse explicar um pouco desse mundo para as crianças.

PROGRAMAÇÃO 
12 de outubro | Quinta-feira 
Autorretrato: Iberê em desenho –
 Em diálogo com a exposição Iberê Camargo: Desenhos, os participantes serão convidados a se representar a partir de um traço solto e rápido, característicos do pintor, e experimentar outras formas de ver sua própria imagem.
Horário: 15h às 17h
Número de participantes: 20
Faixa etária: 8 a 12 anos
Link de inscrição: https://forms.office.com/r/FcJcvsPN2i 

13 de outubro | Sexta-feira 
Mediação Arquitetônica para Crianças com a artista Ana Paula Bertoldi – Nesta mediação, com foco na arquitetura da Fundação de forma investigativa e lúdica, os participantes serão estimulados à observação dos aspectos estruturais, compositivos e históricos da Fundação Iberê e a sua relação com a arte e os ângulos do prédio.
Horário: 15h às 17h
Número de participantes: 20 pessoas
Faixa etária: a partir de 8 anos
Link de inscrição: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=k9p9OO-6hUmzqa3Jbizq7ZZZOmN72rdIsF5j_6LVMvFUNDRYSFc0SUtKMEc5R0UyRUtBNktCVE80Ui4u 

14 de outubro | Sábado 
Colando Histórias: José Gamarra – Utilizando como ponto as narrativas encontradas nas pinturas do artista uruguaio José Gamarra, os participantes criarão, através de colagens, suas próprias narrativas. Ao final da atividade será proposta uma roda de conversa para apresentar suas histórias, sejam elas paraísos pessoais inspirados na produção de Gamarra, produções fantásticas, histórias inventadas ou o que quer que surja neste exercício de experimentação.
Horário: 15h às 17h
Número de participantes: 20
Faixa etária: 8 a 12 anos
Link de inscrição:https://forms.office.com/r/U1Ef9Z8xpB 

15 de outubro | Domingo 
Sessão de autógrafo do livro “Artigas, o gato”
Escritores: 
Taísa Festugato e Matias Revello Vazquez
Horário: 15h às 17h 

Divulgação