Sem “mediquês” e com linguagem simples, agência desenvolve comunicação direta entre médicos e pacientes

Geração de empregos nos pequenos negócios é quase 45% maior que em 2017
26 de julho de 2018
Livro Arquitetura no Divã ajuda arquitetos a interpretar as demandas de seus clientes
26 de julho de 2018

Conteúdo com respaldo técnico de especialistas das áreas de ciência e saúde leva informação para todos de forma clara e segura

Você sabia que 42% dos usuários de internet no Brasil procuram informações relacionadas à saúde? O número corresponde a cerca de 45,3 milhões de brasileiros que buscam esse tipo de conteúdo. Isso é o que revelam os dados mais recentes do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

É ótimo querer se informar, mas quando se trata de Saúde, é preciso sempre estar atento a informações difíceis de entender e, claro, a erros. Pensando em disponibilizar informações seguras sobre saúde, respaldas por um arcabouço médico e científico, a Uzumaki Comunicação inovou no mercado brasileiro ao transformar o “mediquês” em uma linguagem simples e direta, possibilitando a comunicação mais clara entre médicos e pacientes.

Por meio de textos, vídeos, podcasts e infográficos disponibilizados em portais e redes sociais, entre os quais estão os sites Drauzio Varella e Instituto Vencer o Câncer, a agência desenvolve materiais chancelados por médicos, pesquisadores e professores na produção de notícias que vão desde temas de saúde pública até curiosidades do corpo humano e dúvidas corriqueiras.

“Com o avanço da internet e das redes sociais, ampliou-se o acesso e a disseminação de todo tipo de conteúdo (notícias, fotos, vídeos e depoimentos). O que é bacana, porque temos um canal democrático; porém, na internet ainda não há muito controle sobre a divulgação da informação, e nesse contexto, saber a procedência do que se lê/ouve/assiste é de extrema importância. Quando o assunto é saúde, o cuidado precisar ser redobrado. Com a equipe jornalística e a curadoria que temos, as informações ganham caráter de serviço ao contribuir de forma verdadeira para aqueles que as buscam”, destaca Luiz Fujita, Diretor de Redação da Uzumaki Comunicação e Editor do Portal Drauzio Varella.

O atual problema das fake News é particularmente grave quando se trata de Saúde. Informações erradas que acabam sendo tidas como verdadeiras constituem um sério risco para pessoas que se atêm a esses conteúdos como “referência” e acabam negligenciando sintomas ou tratamentos, procurando a automedicação ou simplesmente entrando em estado de pânico ou ansiedade desnecessariamente.

“Entendemos que não há problema algum em buscar informações como forma de compreender um pouco mais sobre determinado assunto. Mas essa atitude não substitui a ida ao médico para ser examinado, medicado e acompanhado. Temos compromisso com o conteúdo de qualidade visando a contribuir para a conscientização em relação à ciência e à saúde, mas sempre alertamos que somente o médico é o profissional que está preparado e capacitado para orientar de forma definitiva”, complementa Luiz Fujita.

Fujita ressalta que na produção de conteúdo para o Portal Drauzio Varella contam também com o apoio da agência Drops, primeira plataforma brasileira que verifica o grau de veracidade de notícias sobre saúde veiculadas na imprensa e nas redes sociais. A parceria garante ainda mais segurança sobre as informações médicas e torna o Portal uma das maiores referências em conteúdo de Saúde no país.

Para alertar os internautas sobre dados duvidosos e a onda de fake news nas plataformas digitais, o especialista dá algumas dicas de como continuar utilizando a web a favor do conhecimento, mas sem o risco de cair em armadilhas.

  • Cultive o hábito de não acreditar em qualquer informação sem antes verificar qual a fonte (ou se a fonte mencionada de fato afirmou aquilo);
  • Busque portais confiáveis e com credibilidade, que tenham consultoria de profissionais da área de Saúde;
  • Procure por referências de entidades de classe, como sociedades médicas;
  • Atente para hospitais de referência e corpo clínico de boa reputação;
  • Em caso de dúvidas, procure o posicionamento de fontes oficiais, como a Organização Mundial de Saúde, o Ministério da Saúde ou Secretárias de Saúde Estaduais e Municipais;
  • Atenção! Cuidado com grupos de discussão, redes sociais e aplicativos de mensagens, pois são canais com alta frequência de disseminação de fake news.

Sobre a Uzumaki Comunicação

Presente no mercado brasileiro desde 2011, a Uzumaki Comunicação é uma agência digital de conteúdo e produtora de vídeos, especializada em material jornalístico e Lives para redes sociais. Desenvolve estratégias de comunicação digital para conectar marcas, produtos e pessoas aos seus respectivos públicos. Produz conteúdo jornalístico em texto, audiovisual, peças gráficas e aplicativos para web/mobile. Além disso, realiza consultoria personalizada para marcas e influenciadores digitais que buscam um posicionamento estratégico.

Entre seus grandes projetos, destacam-se o Portal Drauzio Varella, Instituto Vencer o Câncer, YouTube Karina Oliani e produtos especiais envolvendo empresas como Asics, Roche, Novartis, DrogariaSP, entre outros.

Vencedores do Prêmio Influenciadores Digitais 2016 nas categorias Saúde/Fitness e Melhor Youtuber com o Site Drauzio Varella; RioWeb Fest 2016 na categoria melhor não-ficção com o quadro Drauzio Comenta; 2º e 3º lugares no II Prêmio SBR/Pfizer de Jornalismo/ Doenças reumáticas 2016 na categoria mídia online.