Sem cura, Alzheimer é uma das doenças mentais mais comuns na terceira idade

LIDE Futuro e LIDE Mulher do Paraná realizam brunch exclusivo com bate-papo sobre Mercado Financeiro
26 de fevereiro de 2019
Novos pisos da ROX Cerâmica resgatam estilo colonial
26 de fevereiro de 2019

Segundo a Associação Internacional de Alzheimer, o número de pessoas com a doença no mundo deve chegar a 75 milhões em 2030 e a 132 milhões em 2050

O Alzheimer é um dos tipos de demência caracterizada pela perda gradual e progressiva da memória, com comprometimento de uma ou mais funções cognitivas, como a atenção e capacidade de raciocínio, obrigatoriamente acompanhada da perda de funcionalidades como manuseio de dinheiro, medicamentos e cuidados com a própria higiene. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), Alzheimer é a forma mais comum de demência, responsável por 60% a 70% dos casos. A Associação Internacional de Alzheimer (ADI) estima que o número de pessoas portadoras da doença, em nível mundial, deve atingir 75 milhões em 2030 e 132 milhões em 2050.

Segundo o Dr. Edson Issamu, neurologista da Rede de Hospitais São Camilo de SP, o Alzheimer é mais comum a partir dos 65 anos e a prevalência chega a 50% para pessoas com mais de 85 anos. “No começo, a doença se manifesta de maneira silenciosa, sem gravidade, e não há tratamento específico que retarde a sua evolução. Sem cura, os atuais medicamentos direcionados são pouco eficazes e, via de regra, não trazem mudança mesmo nas fases iniciais da doença”, explica.

Sintomas

Os principais sintomas são: declínio da memória, redução na capacidade de raciocínio, atenção e julgamento, desorientação no tempo e espaço, dificuldade para realizar atividades habituais como trocar de roupa, cuidar da higiene pessoal ou cozinhar. Da fase moderada em diante, ocorrem fatos como não reconhecer familiares, delírios, alucinações, agressividade, agitação e sundowning (confusão mental no fim da tarde).

Leve, moderado ou grave

De acordo com o neurologista do Hospital São Camilo, o Alzheimer possui três estágios:

Leve: compromete a vida social e profissional, mas é possível manter a independência em questões como higiene pessoal e discernimento.

Moderado: há um impacto na memória recente, na orientação e no julgamento. O isolamento e a apatia já são observados e fica evidente a necessidade de auxílio para dirigir, tomar medicamentos, planejar refeições etc. Nesta fase, é comum o doente perder-se na rua, ser tomado por agitação e alucinação.

Grave/avançada: estão comprometidas atividades diárias como se alimentar, vestir, realizar higiene pessoal, sendo necessário o acompanhamento constante. Ao longo do tempo, pode apresentar rigidez muscular, deformidades posturais e disfagia (incapacidade para deglutição espontânea). Já na última fase da doença, a pessoa não é mais capaz de andar.

Causas

A causa ainda não está plenamente estabelecida. Porém, vale considerar os fatores genéticos e o mau funcionamento dos neurônios, ocasionado pelo acúmulo anormal de um fragmento proteico chamado Beta-amiloide e pela quebra anormal de uma das proteínas presentes nas membranas dos neurônios, a proteína precursora Amiloide. Além disso, os estudos mostram que fatores de risco sociais, como baixa escolaridade, as doenças crônicas como hipertensão e diabetes, o estresse e a má alimentação estariam diretamente ligados ao desenvolvimento do Alzheimer.

Grupos de risco

Segundo o especialista, estudos indicam que o maior risco de desenvolver a doença provém do histórico familiar, ser portador de acidente vascular encefálico (AVE/AVC), hipertensão, diabetes, tabagismo, colesterol e triglicérides elevados, obesidade e sedentarismo.

Prevenção

O médico explica que não há uma prevenção para o Alzheimer, porém existem medidas de redução de risco como a dieta equilibrada, evitar tabagismo e alcoolismo, fazer atividades físicas e de estimulação cognitiva como estudar idiomas e tocar instrumentos musicais, privilegiar a leitura, manter vida social, evitar o estresse físico e emocional.

O ideal é procurar ajuda com especialista sempre que houver alguma dúvida sobre questões de memória, em qualquer idade. “O diagnóstico precoce permite que as pessoas possam se planejar, especialmente o portador e a sua família, que precisam entender o processo que virá”, finaliza o neurologista do Hospital São Camilo.

Rede de Hospitais São Camilo 

A Rede de Hospitais São Camilo é composta por quatro hospitais modernos em São Paulo. Três ficam nos bairros da Pompeia, Santana e Ipiranga, capacitados para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea. A quarta Unidade, recém-incorporada à Rede, na Granja Viana, recebe 24 horas por dia, pacientes em reabilitação com doenças crônicas ou em cuidados continuados e paliativos. Os serviços contam com equipe interdisciplinar que contempla as áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição Clínica, Serviço Social, Farmácia, Capelania, Psicologia, Hemoterapia, Radiodiagnóstico e Exames Laboratoriais. Em infraestrutura, apresenta a unidade semi-intensiva, sala para hemodiálise e exames diagnósticos. Em 2019, oferecerá as atividades de centro médico com consultas e medicina diagnóstica para todas as idades. Já em 2020, se transformará em hospital geral incluindo o atendimento de urgência e emergência. Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são os principais pilares de atuação. Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo presta atendimento em mais de 60 especialidades, oferece ao todo 736 leitos e um quadro clínico de mais de 3,7 mil médicos qualificados. As unidades possuem importantes acreditações internacionais, como a Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor e a Acreditação Internacional Canadense. A Rede de Hospitais São Camilo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1928, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar.