Selo Sesc lança Exército dos Metais, o quarto volume da série de livretos-DVDs O Som da Orquestra

Águas termais em Caldas Novas (GO): saúde e lazer em um só lugar
18 de fevereiro de 2019
Tudo natural: espaço gastronômico no Vila Izabel passa a adotar feira de orgânicos semanal
18 de fevereiro de 2019

Idealizado pelo jornalista e crítico musical João Marcos Coelho, projeto desvenda todos os instrumentos de uma orquestra sinfônica e inclui também documentários em DVD dirigidos por Marcelo Machado. O quarto episódio – Exército dos Metais – traz a sonoridade de trompas, trompetes, trombones e tubas

A série de documentários do Selo Sesc que apresenta os instrumentos que compõem uma orquestra vai ganhar seu quarto volume: Exército dos Metais. Gravado em outubro de 2016, o DVD de quase uma hora de duração traça a evolução histórica de quatro instrumentos de metal presentes em grande parte das formações de orquestra: trompete, trombone, trompa e tuba.

A partir de demonstrações e depoimentos de instrumentistas reconhecidos no cenário musical brasileiro, como os integrantes dos grupos camerísticos BrassUka, Trombonismo, Trio de Trompas de São Paulo e Quarteto Caso Grave, o documentário expõe uma ampla perspectiva deste universo sonoro. No repertório do DVD, há obras de grandes compositores como Bach, Beethoven, Mahler, Ravel e Strauss, passando por Villa-Lobos, Pixinguinha e entre outros.

Com apresentação e texto do jornalista João Marcos Coelho, a série O Som da Orquestra tem como proposta desvendar a história e evolução de cada uma das famílias de instrumentos da orquestra sinfônica. Misturando registros de apresentações ao vivo, entrevistas e pesquisas históricas, os DVDs trazem ao público a oportunidade de conhecer a fundo cada instrumento e o seu papel dentro da orquestra, de forma didática.

Em uma orquestra sinfônica, os metais são reconhecidos rapidamente pela plateia, tanto pelas suas grandes dimensões com intenso brilho do verniz de acabamento metalizado, quanto pelos sons mais fortes e poderosos. Também chamam muito a atenção do maestro, que investe boa parte de sua atuação no pódio controlando os volumes de som para que estes não anulem os sons dos demais naipes, como por exemplo as madeiras – família formada por oboé, flauta, fagote clarinete e saxofone.

A série introduz a história dos instrumentos, traz referências dos grandes instrumentistas, do passado ao presente, e ainda abre possibilidades de estudo aos interessados em mergulhar neste universo. Tudo isso em um livreto de 120 páginas com linguagem acessível.

Esse conteúdo explicativo lembra, por exemplo, que trompetes e trompas eram utilizados por exércitos na Antiguidade e na Idade Média para a comunicação nas guerras, devido à sua potência e alcance sonoro, e que a história destes instrumentos começa com ancestrais ligados ao trompete, em cerca de 1415 a.C., como a concha na região da Oceania.

O DVD está à venda em todas as lojas da rede Sesc e livrarias parceiras de todo Brasil e disponível na loja online do Selo Sesc: https://bit.ly/2L9fkqz.

A série de DVDs O Som da Orquestra auxilia o ouvinte-telespectador a desvendar o mundo das orquestras, com uma concepção inclusiva da música, que abraça também os demais gêneros. O quinto volume, Percussão, a origem da música, foi gravado em setembro deste ano, no Sesc Consolação, e vai revelar a sonoridade de marimbas, tímpanos, triângulos e pratos. Seu lançamento deve ocorrer em 2019.

Selo Sesc

O Selo Sesc tem o objetivo de registrar o que de melhor é produzido na área cultural. Constrói um acervo artístico pontuado por obras de variados estilos, da música ao teatro e cinema. Em 2018 lançou dezenas de discos, entre eles “Debut” de Paulo Martelli, “A Paixão Segundo Catulo”, dirigido por Mário Sève, “Mar Virtual” de Eugénia Melo e Castro, “Viola Paulista”, dirigido por Ivan Vilela, “Tradição Improvisada”, de Nelson da Rabeca e Thomas Rohrer, “Cantos de Trabalho II”, da Cia. Cabelo de Maria e “Intuitivo”, de Itiberê Zwarg & Grupo, além do Box de DVDs Movimento Violão e os lançamentos exclusivos para o digital: “Basa Black Bossa” de Alexandre Basa e a série “Sessões Selo Sesc”, com gravações de shows ocorridos nas unidades do Sesc: #1: Orquestra Mundana Refugi, #2: Siba e a Fuloresta, #3: Metá Metá.

Em 2017, o Selo Sesc colocou na praça os CDs “Aluê” (Airto Moreira), “A poesia de Aldir Blanc” (Maria João), “Avenida Atlântica” (Guinga e Quarteto Carlos Gomes), “AM60 AM40 (Antonio Meneses e André Mehmari), “No Mundo dos Sons” (Hermeto Pascoal & Grupo), “Carlos Gomes, Alexandre Levy e Glauco Velásquez”(Quarteto Carlos Gomes), “Fruta Gogoia: Uma Homenagem a Gal Costa” (Renato Braz e Jussara Silveira), “Guarnieri Nepomuceno” (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e Cristina Ortiz), “Box Villa-Lobos” (Quartetos Bessler-Reis e Amazônia), “Com Alma” (Banda Mantiqueira), “Festival Música Nova” (Ensemble Música Nova), “Saudade Maravilhosa” (Mario Adnet), e o DVD “Alcance dos Sentidos” (Ivaldo Bertazzo).

Zumbido

Zumbido, uma publicação Selo Sesc, é a revista digital sobre música do Selo Sesc e está disponível no aplicativo mobile do Sesc em São Paulo (iOS e Android) e na plataforma medium.com/zumbido. A revista chega para discutir a música como linguagem, sem ignorar o componente afetivo que nos move ao dar o play num fonograma, baixar a agulha no vinil ou vasculhar o encarte de um CD. Com edições temáticas, a revista serve como um espaço para reflexão sobre os diversos aspectos da cadeia musical. Para cada número, são convidados compositores, escritores, jornalistas e músicos para a produção dos textos.

Serviço:

Selo Sesc lança o DVD O Som da Orquestra – Exército dos Metais

Preço sugerido: R$ 30,00

Disponível nas lojas da rede Sesc, livrarias parceiras de todo o Brasil

Mais informações:sescsp.org.br/loja

Selo Sesc nas redes

sescsp.org.br/selosesc

facebook.com/selosesc

twitter.com/selosesc

youtube.com/selosesc

sescsp.org.br/zumbido