Seis dicas para alavancar o seu negócio no final do ano segundo João Appolinário

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O presidente e fundador da Polishop, referência no varejo brasileiro e mundial, além de “tubarão” do Shark Tank Brasil, aconselha como os empreendedores podem alcançar o sucesso nas vendas nessa época do ano, marcada pela Black Friday e o Natal

O final do ano se aproxima e traz consigo grande movimentação para o varejo, com a chegada de duas das datas mais importantes para o setor: a Black Friday, em novembro, e o Natal, em dezembro. Mais do que em outras épocas do ano, vender bem no fim de 2022 é essencial para fechá-lo com um bom faturamento para a chegada do ano seguinte. Para isso, é necessário que marcas e empresas se preparem para os dois meses derradeiros, a fim de se destacarem em meio a tantas ofertas. É preciso planejamento e criatividade para atrair e encantar clientes, conseguindo, assim, alavancar o seu negócio em um período de grande concorrência no mercado.

Pensando em como auxiliar empreendedores a obterem sucesso nas vendas no final do ano, João Appolinário, presidente e fundador da Polishop, maior empresa omnichannel do país e referência no varejo brasileiro e mundial, além de “tubarão” no programa Shark Tank Brasil, alerta que a época é importante não só para obter sucesso nas vendas, mas também conhecer e fidelizar novos clientes para o novo ano que vai chegar. “Mais do que vender produtos, é preciso agregar valor a eles. Esse é e sempre foi o meu maior objetivo como empresário e o que eu busco implementar desde quando criei a Polishop, em 1999. Levar soluções para os clientes é a estratégia mais assertiva não só para as vendas do fim do ano, mas para os 12 meses como um todo”, explica.

Com seu DNA empreendedor e toda a sua bagagem no mundo dos negócios, Appolinário separou seis dicas para que marcas, empresas e empreendedores obtenham sucesso de vendas no final do ano. Confira, a seguir, quais são elas:

  1. Saiba e entenda o comportamento do seu consumidor

“Para início de conversa, entender o comportamento do consumidor é essencial e imprescindível para saber quais as suas reais necessidades e, assim, elaborar uma estratégia eficiente de como atraí-lo”, explica o presidente da Polishop. De acordo com ele, é impossível crescer e prosperar em seu negócio sem compreender o que o seu cliente deseja e sem uma boa pesquisa de mercado, especialmente nessa época do ano.

  1. Mostre que você é especialista no que vende

Para atrair cada vez mais clientes e fazer com que eles se interessem em comprar em sua loja ou marca, é preciso mostrar que você entende o que está fazendo e, mais do que isso, é a opção certa para ele achar o que procura. Para Appolinário, investir em divulgação assertiva e focada, por meio de uma boa estratégia, vai fazer com que se venda mais do que produtos, mas, sim, valor para o seu cliente. “Mostre que você tem conhecimento sobre aquilo que vende e sobre o mercado o qual atua, fale de seus produtos com propriedade e, assim, você irá alavancar ainda mais o seu negócio não só nessas datas, mas o ano todo”, reverbera o “tubarão” do Shark Tank Brasil.

  1. Foque em promover os produtos que, de fato, você tem em grandes quantidades

As vendas de fim de ano movimentam muitos consumidores, atraídos pelas promoções e ofertas das marcas. “Por isso, para que você obtenha o sucesso de vendas desejado nessas datas do varejo, é preciso promover os produtos que você tem em grandes quantidades no seu estoque, a fim de dar conta da alta demanda”, ressalta Appolinário.

  1. Divulgue para seus clientes fiéis antes de estar aberto para todos

Clientes fiéis ajudam a melhorar o produto ou serviço de uma empresa, assim como também a atrair mais vendas para ele em datas estratégicas como a Black Friday e o Natal. “Um consumidor fiel e engajado merece uma atenção especial e, por isso, deve ser considerado como protagonista na hora de lançar promoções e produtos nas vendas de fim de ano. São esses clientes que vão ajudar nas vendas e atrair novos, a partir de sua experiência já fidelizada com a marca”, comenta Appolinário.

  1. Aproveite para fidelizar mais clientes para sua empresa

Além de seguir todas as dicas anteriores, Appolinário alerta que esse também é o momento de fidelizar novos clientes para a empresa. “É preciso entender o que ele realmente deseja, surpreendê-lo, oferecer a ele uma experiência única e personalizada, agregando valor ao seu produto ou serviço para, assim, conquistar o cliente e fazer com que ele siga sendo seu consumidor em qualquer época do ano”, ressalta o empresário.

  1. Facilite a compra e o pagamento

Para aumentar as vendas no final do ano, é preciso oferecer facilidades para os seus clientes no que diz respeito ao pagamento. “Mais do que em qualquer época do ano, nesta é preciso ser flexível, criar ofertas e promoções assertivas, dar brindes, entre outras questões essenciais para atrair mais clientes e fidelizar o consumidor”, comenta.

Na Polishop, Appolinário busca sempre se beneficiar de todas essas dicas e, graças a isso, a marca é destaque absoluto no varejo e se consagra como o maior omnichannel do país. “Especialmente para o fim do ano, fazemos promoções importantes com produtos considerados desejos para os clientes, fazendo com que tenham a melhor experiência com os nossos produtos, que entregam benefícios para o seu dia a dia”, finaliza.

Sobre João Appolinário

Presidente, fundador da POLISHOP e empreendedor por vocação, João Appolinário deixou o grupo de empresas da família para abrir seu próprio negócio. Em 1999 fundou a POLISHOP com um conceito inovador de Varejo Multicanal. Tornou-se um dos líderes do varejo no Brasil, com um estilo único de apresentar e vender produtos em uma rede de vendas que alcança todo o país, incluindo mais de 200 pontos de venda próprios, catálogo, internet, telemarketing, vendas diretas com 150 mil empreendedores cadastrados e 6 canais próprios de televisão, que oferecem produtos e soluções inovadoras 24 horas por dia. João Appolinário é um dos ‘tubarões’ do programa SHARK TANK BRASIL, veiculado nos canais SONY e BAND.

Crédito foto: Renato Pizzutto