Seis benefícios dos livros de colorir para o desenvolvimento infantil

Palácio Tangará celebra aniversário de quatro anos com pacote especial
21 de maio de 2021
Hela Beauty chega com exclusividade na Sephora Brasil
24 de maio de 2021

Selo Caminho Suave, da Editora Edipro, amplia conceito de alfabetização com material que une criatividade e aprendizado

Desenhar, pintar, rabiscar, colorir… essas brincadeiras são mais que diversão: ampliam a criatividade; auxiliam na alfabetização; na atividade motora e contribuem para o desenvolvimento infantil de modo geral. O tempo que a criança passa concentrada nessas brincadeiras será percebido no futuro.

           

Livro de Colorir Caminho Suave une ensino e diversão com imagens pensadas no desenvolvimento dos pequenos, com figuras de animais; formas geométricas; números; cores e letras. As ilustrações reforçam o que é passado nas escolas e nos livros infantis, e por meio da pintura poderá guardar referencias mentais que serão úteis durante o processo de aprendizado.

A autora da obra é Maíra Lot Micales, mãe e editora de livros há dez anos, escritora dos livros infantis Cocô, Xixi e Pum e Careta para a chupeta!obras que também são do catálogo do Selo Caminho Suave, da Editora Edipro, destaca que o livro para colorir é um excelente momento para estar em família e vivenciar experiencias únicas de interação.

“Como mãe e autora de livros infantis, acredito que o aprendizado é enriquecido quando há diversão”, garante Maíra. Perceba os seis benefícios desse simples ato na lista abaixo. Coloque a garotada para colorir, imaginar e brincar!

  1. Mais noção de espaço e profundidade: a compreensão da geometria especial é adquirida aos poucos, masas artes podem contribuir para acelerar esse processo que será fundamental na prática de esportes, no desenvolvimento motor e até mesmo auxiliar no futuro em disciplinas como a matemática e física.
  2. Mais coordenação motora fina e grossa: ao aprender a pintar, a criança inicia um processo, de forma suave, para desenvolver um dos aprendizados mais importantes: a escrita. Aquelas que já estão familiarizadas com o lápis e o papel aprenderão mais rápido a formar suas primeiras letras.
  3. Mais estímulo para a imaginação: mesmo os rabiscos – que para os adultos parece algo sem sentido – para os pequenos é a construção do lado lúdico deles. Esses riscos abstratos exercitam a imaginação e auxiliam no desenvolvimento cognitivo. São os primeiros passos para entender com naturalidade o funcionamento do mundo físico e sua relação com o que eles veem com os olhos e sentem com as mãos.
  4. Mais senso crítico e estético: muitos dizem que o cérebro de uma criança em crescimento é como uma esponja, já que absorve conhecimentos à sua volta com muito mais facilidade que um adulto. Pois por isso mesmo, a exposição dos pequenos à arte é a melhor maneira de fazer com que adquiram naturalmente noções de estética e, inclusive, desenvolvam seu senso crítico.
  5. Mais capacidade de concentração: você provavelmente já ouviu falar nos livros de colorir para adultos, mas sabia que além da diversão, eles têm a função de melhorar nosso foco e concentração? Pois nas crianças, atividades como essa têm o mesmo efeito: quando os pequenos passam horas pintando um livro de desenho eles também estão aumentando sua capacidade de se concentrar.
  6. Mais autoestima e autoconfiança: quando uma criança produz algo, isso é motivo de orgulho não apenas para os pais, mas também para ela mesma. E justamente por isso, a arte ajuda a se valorizar, contribui para aumentar sua autoestima. A arte também traz autoconfiança, serve como escape para tensões e medos e permite que as crianças se expressem por meio das formas e aprenda a lidar com as emoções.

Fonte: https://novosalunos.com.br/fazendo-arte-para-aprender-como-as-artes-auxiliam-no-desenvolvimento-infantil/

Ficha técnica
Nome
: Livro de Colorir Caminho Suave
Autora: Maíra Lot Micales
Selo: Caminho Sauve
Editora: Editora Edipro
ISBN: 9786586742084
Formato: 27×20,5 cm
Páginas: 64
Preço: R$ 29.90
Link de vendaEdiproAmazon e Travessa

Sobre a autora: Maíra Lot Micales é editora de livros há mais de 10 anos, tendo editado mais de quinhentas obras. É autora dos livros infantis: “Cocô, Xixi e Pum” e “Careta pra chupeta” além de também assinar as obras Caligrafia e Livro de Atividades Caminho Suave. Filha de livreiros, é defensora ferrenha do livro como instrumento para formação e engrandecimento pessoal, desde os primeiros anos de vida. Mãe de dois filhos, formada em Administração de Empresas pela EASP-FGV e pela HEC-Paris, com especialização em Negociação pela FGV, atuou por vários anos na gestão do Museu de Arte Moderna de São Paulo e da CASACOR, sempre lidando com bens culturais. Como mãe, adora inventar histórias como forma de transmitir mensagens educativas a seus filhos.

freepik