Saúde Mental Infantil: Aprenda a identificar sinais de sofrimento emocional

Ramadã 2021: o que significa esse mês santo e como comemorá-lo
22 de abril de 2021
WISH WORDING: Calzedonia lança coleção apaixonante para o Dia das Mães
22 de abril de 2021

Não é birra! Mudanças de comportamento em crianças durante o isolamento social podem indicar problemas emocionais mais graves

Muitas crianças apresentaram mudança de comportamento durante o isolamento social – episódios de choro, birra, o retorno do xixi na cama, entre outras situações. Teimosia ou doença emocional? Muitas vezes, o que parece apenas manha é, na verdade, um sinal de sofrimento emocional grave. A especialista do Núcleo Infantojuvenil da Holiste Psiquiatria, a psicóloga Alice Munguba, e a pediatra Dra. Jocete Fontes, vão esclarecer os fatores psicológicos no adoecimento infantil na próxima quarta-feira (28), às 19h30, no instagram @HolistePsiquiatria.

O bate-papo abordará as principais dúvidas dos pais e também apontará quando é a hora de buscar ajuda profissional. “A pandemia tem agravado situações que já existiam e também tem sido um ambiente propício para o surgimento de novos sintomas como: crianças com TOC de limpeza, com tique nervoso, com crises de ansiedade, com medos mais intensos, falta e/ou excesso de apetite e a dificuldade para dormir que é recorrente em adolescentes que trocam o dia pela noite”, adianta Alice Munguba.

Com o convívio mais intenso, o isolamento em casa também está possibilitando que muitas famílias prestem mais atenção em manias, comportamentos recorrentes ou atrasos no desenvolvimento que acendem o sinal de alerta para quadros de transtornos mentais na infância. “É preciso estar atento aos indícios: Ideias perturbadas, comportamentos agressivos (consigo mesmo ou com o outro) sem causa específica, alteração alimentar, dificuldade de socialização, dificuldade em passar adiante nas etapas do desenvolvimento”, explica a psicóloga.

As profissionais pretendem ouvir os relatos do público e proporcionar um diálogo aberto sobre Saúde Mental Infantil na quarentena. Para participar, siga a Holiste Psiquiatria nas redes sociais e fique por dentro da programação: @HolistePsiquiatria.

SERVIÇO:
O que: Live da Holiste
Tema: Fatores psicológicos no adoecimento infantil
Quando: 28 de abril (quarta-feira), às 19h30
Onde: Instagram (@holistepsiquiatria)

Sobre a Holiste 
A Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, que atua há 20 anos no mercado baiano. Na sede principal, localizada em Salvador, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico. A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), ambas unidades localizadas no bairro da Pituba.

A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br.