Satish Kumar vem ao Brasil para promover documentário “Amor Radical”

Edifício Lemme da Bidese Construtora é vencedor do IF Design Award, o maior prêmio de design do mundo
1 de março de 2024
Acquamotion é eleito uma das melhores atrações de Gramado no Traveller’s Choice
1 de março de 2024

Filme sobre a trajetória de Satish é um Original Aquarius, produzido pela Café Royal e será lançado no segundo semestre

Aos 87 anos, Satish Kumar ainda caminha pela Paz. Satish foi monge jainista na década de 40, participou do movimento Gandhiano e da reforma agrária na Índia na década de 50, atravessou o mundo a pé protestando contra o armamento nuclear durante a Guerra Fria, se mudou para a Inglaterra e lá fundou o Schumacher College, instituição educacional de referência global, voltada à cultura de não violência e à ecologia profunda. Em abril deste ano, Satish vem ao Brasil para assistir ao primeiro corte do documentário Amor Radical, filme de Julio Hey sobre a trajetória de vida do ativista. O longa é um projeto original Aquarius, plataforma de streaming brasileira dedicada exclusivamente a conteúdo audiovisual sobre temas como saúde, bem-estar, meio ambiente, arte, ciência, tecnologia, psicologia e sociedade e é produzido pela Café Royal.

Em uma parceria inédita com a Comuna de Ibitipoca, Satish participará de uma imersão de três dias juntamente com 40 participantes que assistirão ao filme e se tornarão polinizadores do projeto e da mensagem do ativista.

Após a imersão, Satish participará de uma série de encontros promovidos pela Escola Schumacher Brasil, que há 10 anos sustenta o legado de Satish Kumar no Brasil. Os encontros serão realizados em parceria com a produtora Café Royal com a missão de promover o “Amor Radical”, movimento que convida os mais diferentes públicos a se mobilizarem em direção a uma vida mais consciente, generosa e participativa.

O ativista é uma demonstração viva do que pode ser alcançado quando a percepção do mundo e as ações cotidianas são preenchidas pelos poderes da simplicidade, integridade, colaboração e amor. Ainda em abril, o público terá a oportunidade de participar de uma programação que inclui palestras gratuitas, o lançamento do livro Amor Radical, rodas de conversa com empresários, ativistas, lideranças indígenas, estudantes e figuras icônicas da cultura brasileira, no Rio de Janeiro e em São Paulo. No segundo semestre, com o lançamento do documentário, a mensagem do ativista ganha um maior alcance.

“Me encanta o lugar onde espiritualidade e ação se encontram. Essa tem sido uma busca contínua em minha jornada enquanto documentarista. Já tem muita gente para falar de problemas, precisamos falar de solução e eu sinto que ela começa dentro da gente. Quando conheci o Satish Kumar eu percebi que o caminho mais bonito para ser ativista é agir de um lugar curado, amoroso e que considera a vida algo muito precioso. Este filme, para mim, flutua entre o cinema, o ativismo e a devoção pela Vida”, comenta Julio Hey, diretor e sócio-fundador da Café Royal.

Satish Kumar e Julio Hey durante as filmagens do documentário em Rishikesh, Índia

Sobre o filme

“Amor Radical”, realizado por Julio Hey, diretor e sócio da Café Royal, é um documentário que carrega uma linha tênue entre cinema, ativismo e espiritualidade. O filme revela uma abordagem única e inspiradora para a crise socioambiental contemporânea. Uma perspectiva que não tem como foco os alertas e a gravidade dos problemas e sim a mutualidade, diversidade e interdependência que constituem a vida. Portanto, à medida em que revela a integralidade do compromisso vitalício de Satish com a vida, “Amor Radical” desconstrói a lógica nociva por trás do método cartesiano, patriarcal e capitalista de categorizar a existência, fortemente apoiado nas ideias de controle, separação e competição.

Julio Hey também é responsável pelas produções “Samadhi Road”, lançado em 2022, e “Do Amor Ninguém Foge”, documentário que retrata a imersão de dois irmãos na realidade de um sistema carcerário brasileiro, que trabalha na recuperação dos detentos por meio de um método humanizado.

Sobre a Aquarius

Criada em 2023, a Aquarius é uma plataforma de streaming dedicada exclusivamente a filmes, séries, documentários, palestras e entrevistas sobre saúde, bem-estar, yoga, meditação, espiritualidade, literatura, sustentabilidade, meio-ambiente, cultura, arte, ciência, tecnologia, psicologia e sociedade. Idealizado pelo renomado executivo de cinema Bruno Wainer, fundador da Downtown Filmes – responsável por distribuir e coproduzir 177 filmes brasileiros com 166 milhões de ingressos vendidos e faturamento superior a R$ 1.9 bi apenas nos cinemas. A qualidade operacional e a excelência de conteúdo são prioridades da plataforma, que traz Gabriel Wainer no cargo de diretor-executivo e conta com um minucioso trabalho de curadoria assinado pelo jornalista, pesquisador e dramaturgo Luiz Felipe Reis. Já os projetos originais estão a cargo da também jornalista Catharina Wrede.

Sobre a Escola Schumacher Brasil

A Escola Schumacher Brasil é uma associação educacional sem fins lucrativos criada em 2014, por iniciativa de uma rede engajada em dar vida ao legado de Satish Kumar no Brasil. Desde a fundação, a escola se dedica a oferecer cursos, encontros, imersões e projetos com organizações promovendo experiências de educação transformadora para uma vida sustentável. Elementos importantes desta educação incluem uma visão de mundo ecológica e interconectada, o amor radical e a não violência.

Sobre a Café Royal

Desde 2019, a Café Royal tem desenvolvido projetos nas áreas de entretenimento: filmes, documentários, séries e peças de teatro, incluindo a co-produção de “Eu De Você”, protagonizada por Denise Fraga. Entre os principais projetos lançados pela produtora, estão: o filme “45 do Segundo Tempo”, dirigido por Luiz Villaça e protagonizado por Tony Ramos; os documentários “Do Amor Ninguém Foge” e “Samadhi Road”, ambos dirigidos pelos Irmãos Ahimsa; o curta “Coletânea de Histórias Extremamente Curtas”, de Pedro Fraga Villaça; e o documentário “Nossa Pátria Está Onde Somos Amados”, dirigido por Felipe Hirsch, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa e com o Sesc.

Em 2023, a produtora finalizou as filmagens do documentário sobre a peça “Eu de Você”, produziu a série “Justiça Por Elas”, para a GNT, está finalizando o documentário “Amor Radical”, de Julio Hey, sobre a vida e o legado de Satish Kumar e desenvolve projetos para Netflix, HBO, TV Cultura e Globoplay.

Créditos foto: Divulgação | Café Royal