Santa Clara completa 25 anos de sucesso participando da consolidação do setor e com novos projetos para suportar sua taxa de crescimento

Dona Santa lança Coleção Fauna e Flora
4 de maio de 2022
Alexandre Birman inaugura sua primeira loja em Belo Horizonte em cocktail com a presenca do fundador da marca homônima”
4 de maio de 2022

A Santa Clara Agrociência, empresa líder em inovação tecnológica na área de nutrição e proteção vegetal, completa 25 anos de história vitoriosa no agro brasileiro, ao contribuir fortemente para o desenvolvimento da agricultura, ao fornecer soluções exclusivas, muitas patenteadas, de alta tecnologia embarcada que podem atender aos principais cultivos agrícolas.

O reconhecimento do mercado pela empresa é comprovado pelo crescimento contínuo e expressivo nos últimos, que alcançou uma média de 34% ao ano nas últimas cinco safras, enquanto o seu mercado de atuação cresceu 17% no mesmo período. Hoje a Santa Clara é uma das maiores empresas do segmento de fertilizantes especiais do Brasil, atuando como um dos consolidadores desse mercado, e conta com projetos que sustentarão esse crescimento nos próximos anos, já se preparando para atender as futuras demandas que devem surgir no campo.

Além de ser uma das maiores, a Santa Clara é a mais internacionalizada das empresas brasileiras de nutrição especial. Com larga experiência no mercado internacional, ela atua em mais de 30 países, com a construção de um grande ativo em termos de registros de produtos em países europeus e de todas as Américas e parte significativa de seu faturamento proveniente do comércio exterior. É tecnologia genuinamente brasileira ajudando agricultores de diversas partes do Mundo a melhorarem os resultados de suas lavouras.

Um dos pilares que diferenciam a Santa Clara e possibilitam a atuação no mercado internacional é a busca pelo desenvolvimento de novas tecnologias agrícolas. A inovação faz parte da cultura da empresa, que investe 8% de seu faturamento em Pesquisa & Desenvolvimento, praticamente o dobro da média do setor, e conta com uma equipe de pesquisadores internos que abrangem áreas de conhecimento como a química, a microbiologia e a nutrição de plantas. Essa equipe ainda conta com uma rede de instituições públicas e privadas de pesquisa com aproximadamente 40 parceiros, que contribuem para o desenvolvimento de novos produtos. O resultado é a produção de tecnologias próprias e diversas foram objeto de proteção com patentes, gerando um pipeline robusto de novas soluções que devem apoiar os próximos anos da empresa.

A comemoração do aniversário de 25 anos da companhia marca também uma nova expansão de sua unidade industrial de fertilizantes foliares, situada em Jaboticabal, interior de São Paulo, que irá preparar a empresa para atingir os volumes previstos para os próximos anos. Atualmente, a unidade produz formulações de fertilizantes organominerais, de sais solúveis, de concentrados solúveis e faz a síntese de componentes para produtos multifuncionais, além de compostos produzidos por meio de suspensões de nanopartículas.

Com esta ampliação a área total da empresa será triplicada, expandindo a capacidade de produção, estocagem, laboratório e instalações do escritório corporativo. Haverá um aumento de mais de 4.000 m² da capacidade de armazenagem e expedição de produtos, o que representa acréscimo de 125% da capacidade atual. É uma estratégia adotada pela empresa para melhorar a sua eficiência operacional como um todo, o custo energético por unidade produzida e o atendimento dos clientes, visando a redução significativa do prazo de entrega nas vendas nacionais como também nas exportações. A expansão contempla ainda uma nova unidade fabril, a qual dará suporte aos lançamentos da nova linha de produtos e contará com equipamentos e tecnologias para o processo de fabricação dos produtos.

Além da expansão física da empresa a Santa Clara, há também o investimento em pessoas. Algumas áreas, como Assuntos Regulatórios, serão triplicadas para atender às necessidades de crescimento futuro, em especial os relacionados aos lançamentos de novas linhas de produtos. Em paralelo, a empresa também faz um alto investimento em colaboradores de alta qualificação, buscando que 80% dos profissionais que atuam na área de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), CQ (Controle de Qualidade), AR (Assuntos Regulatórios) e Área Técnica sejam capacitados como mestres e doutores. Além da formação científica tradicional, foi implantada a Universidade Santa Clara, um programa de capacitação profissionalizante interno, que prepara as equipes com conteúdo especifico e customizado para o desempenho da função das diversas áreas.

Dentre os principais desafios para os próximos anos está a entrada da empresa no mercado de produtos biológicos. Alguns dos próximos lançamentos baseados em soluções biológicas estão sendo desenvolvidos em parceria com a EMBRAPA, EMBRAPII e ESALQ-USP com tecnologias disruptivas ainda não disponíveis no mercado do Brasil e do mundo. A adoção de produtos biológicos na agricultura tem sido preconizada a fim de promover a sustentabilidade do sistema produtivo agropecuário.

A linha completa de fertilizantes especiais somada à linha de produtos biológicos e a expansão da fábrica de Jaboticabal garantirão o crescimento da Santa Clara nos próximos anos e o pleno atendimento às exigências por produtividade, sustentabilidade, qualidade e eficiência na produção de alimentos no Brasil e no mundo.

Perfil Santa Clara Agrociência:

Fundada oficialmente em 1997, mas com uma bagagem de mais de 50 anos de experiência acumulada pelos seus idealizadores, a Santa Clara Agrociência é uma empresa líder em inovação tecnológica na área de nutrição e proteção vegetal no Brasil. Seu objetivo principal é contribuir com soluções inovadoras de qualidade na pesquisa, desenvolvimento, produção e distribuição de insumos que auxiliem no ganho de produtividade do agricultor brasileiro. Com fábricas em Jaboticabal-SP, além da sede administrativa em Ribeirão Preto, atualmente lidera um grupo de empresas que, além da Santa Clara, inclui: a CCA, voltada à produção de insumos para produtos de proteção vegetal e a Hydromol, destinada a fabricação para terceiros. O grupo com uma equipe de mais de 150 pessoas, assistentes técnicos, agrônomos, mestres e doutores, trabalhando sempre ao lado do produtor rural, buscando alternativas e soluções para atender suas necessidades e maximizar o potencial produtivo das suas lavouras. Com investimento de 8% de sua receita anual em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), possui patentes registradas de alta tecnologia na área de insumos avançados para as principais culturas de diversos países.