Salas infantis adaptadas: o que precisa?

Cogumelos, tiras de frango, lombo com ervas ou Pastrami incrementam os pratos do Veg e Lev do Pátio Batel
27 de fevereiro de 2018
Criançada também pode ser fashion na escola
27 de fevereiro de 2018

Turma do Jiló, Associação Social Sem Fins Lucrativos, visa implementar e garantir a Educação Inclusiva dentro das escolas públicas com espaços preparados e adaptados

Turma do Jiló investe em subsídios para inclusão em salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Considerando que as crianças estão no topo de suas prioridades, a Associação Social Sem Fins Lucrativos tem a intenção de garantir profissionais treinados e qualificados, espaços físicos acessíveis ou materiais adaptados.

O AEE caracteriza-se em salas multifuncionais e sensoriais, com o intuito de proporcionar um modelo de ensino complementar ao ensino regular das escolas. Contempla um conjunto de atividades e recursos de acessibilidade e pedagógicos, para atender alunos com algum tipo de necessidade especial.

Com este método de complemento escolar acessível é possível eliminar as barreiras de um aluno com algum tipo de deficiência para garantir sua plena participação na sociedade, o desenvolvimento de sua aprendizagem e autonomia. Apesar de ser obrigatório o Estado garantir o AEE aos portadores de deficiências, a maior parte das escolas não dispõe do espaço e arquitetura adaptados, como a iluminação e decoração personalizadas, e divisão de ambientes.

O projeto pioneiro da Turma do Jiló é no Colégio Municipal Profª Benedita Odette de Morais Savóia, localizado em Santana de Parnaíba. As adaptações já começaram a entrar nos moldes necessários com a reforma completa da sala de AEE, projetada pela arquiteta Fernanda Velloso, apoiada por um time de parceiros especiais: Gimba, Lock Engenharia, Casa Fortaleza e Collectania.

A proposta da parceria entre a Turma do Jiló e a arquiteta é transformar este espaço em um ambiente acolhedor e favorável. Nas salas serão oferecidas atividades aliadas a movimentos, cores, texturas e luzes para produzir sensações que provoquem estímulos, e que possibilitam o cérebro melhorar sua eficiência e funcionamento em maior amplitude.

Nos três espaços – área do movimento físico, área dos jogos e estudo, e área do relax e sensações – terão jogos, brincadeiras e atividades sensoriais que estimulam a inteligência, ajudam na criatividade e permitem que os alunos aprendam melhor, pois terão um desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional.

O foco deste projeto da Turma do Jiló são as crianças, porém, contribuir com a formação adaptada beneficia toda a comunidade envolvida. Com nosso programa e serviços de educação inclusiva que visa a melhoria na vida escolar pode ajudar alunos, familiares, professores e as pessoas que convivem direta ou indiretamente com as crianças deficientes.