Saiba quais são os cuidados vasculares essenciais antes de realizar procedimentos cirúrgicos

Anaiza interpreta Agnes Fleming no musical “Oliver Twist”
27 de novembro de 2023
11 frases que você precisa aprender em francês para as Olimpíadas de Paris
28 de novembro de 2023

Dra. Helen Pessoni, cirurgiã vascular e endovascular destaca a importância crucial desses cuidados para prevenir complicações graves

Nas últimas semanas as discussões em torno de procedimentos cirúrgicos estéticos ganharam destaque nas redes sociais, impulsionadas pelo trágico falecimento da influenciadora e ex-participante do Power Couple, Luana Andrade, aos 29 anos, após uma lipoaspiração realizada no Hospital São Luiz, em São Paulo.

A fatalidade levanta questões sobre os cuidados vasculares essenciais que devem ser adotados antes de qualquer intervenção cirúrgica. A Dra. Helen Pessoni, cirurgiã vascular e endovascular, ressalta a importância crucial desses cuidados para prevenir complicações graves, como a trombose venosa profunda (TVP) que, no caso de Luana, resultou em uma embolia pulmonar.

A Dra. Pessoni destaca que a TVP, caracterizada pela coagulação do sangue nas veias profundas, pode levar a complicações sérias, incluindo insuficiência respiratória e risco de morte. A especialista enfatiza a necessidade de medidas preventivas, como a mobilização precoce dos pacientes e o uso de meias antitrombo, para mitigar os riscos associados a procedimentos cirúrgicos.

“O risco de trombose durante ou após uma cirurgia plástica é influenciado por diversos fatores, como o tipo específico de cirurgia, a duração do procedimento, a saúde geral do paciente e a presença de fatores de risco adicionais que podem variar de 0,2% a 5%”, explica a Dra. Pessoni.

Ela destaca a importância de considerar elementos como imobilidade prolongada, cirurgias extensas, histórico médico do paciente, uso de hormônios e características específicas de determinados procedimentos.

Estudos indicam que uma proporção significativa de até 30% dos pacientes com TVP pode desenvolver tromboembolismo pulmonar (TEP), ressaltando a necessidade de uma abordagem preventiva. A Dra. Helen salienta que, embora a incidência exata possa variar, é fundamental levar em conta esses fatores de risco antes de qualquer procedimento cirúrgico.

A Dra. Pessoni esclarece que a identificação precoce da trombose possibilita a implementação do tratamento com anticoagulantes, prevenindo complicações como embolia e a progressão para a síndrome pós-trombose. Por isso é tão importante revisar e reforçar os protocolos antes e após procedimentos cirúrgicos. O foco na conscientização sobre os cuidados vasculares são uma prioridade para garantir a segurança dos pacientes em qualquer contexto cirúrgico.

Sobre Helen Pessoni:

Helen Pessoni é uma médica com 16 anos de experiência na área de cirurgia vascular e angiologia. Atualmente possui duas clínicas no Rio de Janeiro que levam seu nome – uma na capital (Barra da Tijuca) e outra em Niterói. Especialista em tratamento de varizes e microvarizes com técnicas minimamente invasivas e inovadoras como laser, endolaser e espuma densa, já tratou mais de 10 mil pernas.

Foto/Divulgação