Saiba o que fazer para escapar da malha fina na declaração do Imposto de Renda 2018

Giovanna Ewbank é estrela da nova campanha Dumond
18 de abril de 2018
MON recebe festa cervejeira com mais de 80 torneiras de chope artesanal
18 de abril de 2018

Pensão alimentícia, despesas médicas e criptomoedas estão entre os principais erros cometidos pelos contribuintes. O prazo para a entrega termina no próximo dia 30 de abril

O prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda 2018 está chegando ao fim e mais de 20 milhões de contribuintes ainda separam os documentos necessários para acertar as contas com o Leão. Fique atento na hora de preencher os formulários para evitar cair na malha fina da Receita.

A coordenadora tributária da Sage Brasil, Andrea Nicolini, listou os principais erros cometidos pelos contribuintes e as dúvidas mais comuns desta temporada. Veja as dicas da especialista sobre o que pode ou não ser incluído na declaração de IR 2018:

Dependentes
Um erro recorrente dos contribuintes é inserir o dependente em mais de uma declaração ou incluir o dependente e não relacionar seus rendimentos. A Receita só permite a inclusão do dependente em apenas uma declaração ou CPF. Na hora do preenchimento, informe os gastos com saúde e educação na ficha “Pagamentos Efetuados”, especificando que o valor foi destinado ao dependente. Cuidado para não deduzir despesas com plano de saúde de dependentes não relacionados na declaração.

Bens imóveis
A inclusão de campos complementares para bens imóveis tem gerado equívocos nessa temporada. Muitos contribuintes erram ao atualizar o valor dos imóveis na declaração. Para não cometer esse deslize, informe o que foi efetivamente pago até 31 de dezembro de 2017. Na declaração de ajuste, só é possível atualizar os valores do imóvel caso tenha os recibos e comprovantes das benfeitorias. No caso de declaração em separado, o correto é declarar os bens comuns em sua totalidade na declaração de um dos cônjuges. Já o outro cônjuge deve informar este fato em sua declaração na ficha “Bens e Direitos”, código 99, no campo discriminação, sem indicação de valores.

Pensão alimentícia
Grande parte dos contribuintes esquece de declarar a pensão alimentícia. Fique atento, pois esse é um rendimento tributável e deve constar em ambas as declarações, de quem paga e quem recebe. Para preencher corretamente, o contribuinte que pagou a pensão deve declarar em “Pagamentos Efetuados”, especificando que se trata de um alimentando. Já quem recebeu o rendimento, precisa informar à Receita o valor recebido.

Despesas médicas
Muitos contribuintes acabam declarando gastos com saúde sem comprovação. Isso é um problema, pois só são aceitas as despesas com documentos que informem nome e CPF do beneficiário. Não há limite para a dedução dessas despesas, porém, atente-se às especificações da legislação. São permitidos gastos com médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, com exames laboratoriais e serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos, próteses ortopédicas e dentária. As despesas com cuidadores de idosos não podem ser deduzidas. Apenas estabelecimento geriátrico que tiver qualificação de hospital.

Criptomoedas
Embora ainda sem regulamentação no Brasil, saiba que é preciso informar a posse e os eventuais ganhos com transações envolvendo as moedas virtuais na declaração deste ano. Os ganhos de até 35 mil reais com criptomoedas estão isentos de tributação. Um erro comum é declarar na ficha errada os rendimentos quando a venda for acima de 35 mil reais. Nesse caso, apure o GCAP e importe as informações para a declaração de ajuste anual. Os rendimentos ficarão na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.

Prejuízo em investimentos
Investidores, atenção! Quem teve ganho sujeito a tributação ou prejuízo compensável deve preencher a ficha Renda Variável e indicar os respectivos valores.