Saiba cuidar da pele no frio; falta de hidratação pode favorecer entrada de fungos e bactérias

Pets curitibanos ganham espaço exclusivo
12 de abril de 2018
A importância da comunicação para definir o comportamento social é tema de capacitação empresarial em Curitiba
12 de abril de 2018

Alterações na filagrina, proteína essencial para a manutenção e integridade da barreira cutânea, favorecem a perda de água transepidermal e deixam a pele mais susceptível a infecções por bactérias e fungos

As condições climáticas podem interferir negativamente na função de barreira da pele. Isso ocorre porque o vento frio, o tempo seco, o aumento da concentração de poluentes no ar, o abuso da água quente e contrastes bruscos de temperatura tornam a pele mais ressecada, muitas vezes com descamação, vermelhidão e irritabilidade, explica o pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. “Alterações na filagrina, proteína essencial para a formação e manutenção da integridade da barreira cutânea, promovem alteração no perfil de distribuição dos lipídeos e enfraquecem a função de barreira da pele. Além disso, as glândulas sebáceas produzem menos gordura”, explica. “Uma boa rotina de cuidados é o ponto chave para não sofrer com ressecamento de pele no outono e no inverno”. Confira as dicas do pesquisador, que sugere uso de produtos manipulados:

Limpeza + hidratação facial — A dica mais importante do especialista é esquecer os produtos abrasivos nessa estação. “Prefira fluidos de limpeza suaves, mais efetivos”, afirma. A Consulfarma lançou o Fluido de Limpeza, que conta com ativos emolientes e hidratantes. “O Fluido de Limpeza é uma formulação desenvolvida para remover as sujidades ou maquiagem da pele e ao mesmo tempo manter seu conteúdo lipídico intacto. Os resultados demonstraram que a pele se tornou ainda mais hidratada após a limpeza, então foi sugerido seu uso durante o inverno para ajudar a preservar a função barreira cutânea”, afirma Lucas.

O Fluido conta com três ingredientes: a Manteiga de Karité, Ceramida-3 e óleo de Crambe. “Tradicionalmente utilizada em produtos skin care por suas propriedades hidratantes, a manteiga de karité desemprenha um papel fundamental na estrutura da membrana celular. Já o óleo de Crambe é altamente emoliente e promove à pele uma sensação de suavidade sem pegajosidade. Por fim, a Ceramida-3 é formada por moléculas idênticas às humanas, sendo um componente natural do estrato córneo, e que faz parte da barreira lipídica e adequada para a proteção a longo prazo e reparação da pele sensível e seca”, afirma. O produto deve ser usado duas vezes ao dia.

Lip Balm — As pomadas labiais não podem ser esquecidas nesse período, justamente para evitar desidratação, ressecamento e fissuras. “Durante o frio, ocorre uma diminuição da lubrificação natural dos lábios, que tendem a ficar mais secos”. O Lip Balm Efeito Matte, da Consulfarma, proporciona nutrição, emoliência e hidratação sem aspecto de oleosidade e sensação gordurosa. “O produto é rico em ácidos graxos essenciais únicos que penetram rapidamente; ele traz dois ingredientes poderosos para os lábios, a niacinamida (que melhora a função de barreira e diminui a perda de água transepidermal) e Dragon’s Blood que reduz o ressecamento e descamação dos lábios pela regeneração e cicatrização que proporciona”, explica. O produto pode ser usado sempre que necessário.

Corporal — Nesta época, é recomendável também não esquecer a hidratação corporal. “De preferência logo após o banho (5 a10 minutos), aplicar em camada generosa hidratante com manteiga de karité, na concentração de 10 a 20%”, afirma.

De dentro para fora — O especialista diz que é possível melhorar a membrana de hidratação e proteção da pele com uso de substâncias orais, como as cápsulas de Niacinamida, Pirroloquinolina Quinona, Coezima Q 10, Vitamina E ou FC Oral e Bio-Arct.

Lucas diz, por fim, que todos os ativos estão disponíveis em farmácias de manipulação.

FONTE: Lucas Portilho – Consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma e Pesquisador em Fotoproteção na Unicamp. Especialista em formulações dermocosméticas e em filtros solares. Diretor das Pós-Graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Novas fórmulas. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 17 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de Pós-Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional. Coordena Estágios Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França, Mônaco e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina.