Saiba como reduzir a flacidez abdominal e “colar” a pele da região

Segunda cápsula da coleção de inverno 2023 de Fabi Freixo
18 de maio de 2023
Qual a relação entre os alimentos orgânicos e o meio ambiente?
18 de maio de 2023

Além da musculatura e da gordura, pele da região abdominal também deve receber atenção de quem deseja conquistar o tão sonhado tanquinho

Conquistar um abdômen definido é um anseio geral, mas essa está longe de ser uma tarefa simples: é preciso tonificar o músculo, queimar gordura e até mesmo tratar a pele para dar fim à flacidez abdominal. “A flacidez abdominal pode ser resultado de flacidez cutânea, flacidez da camada muscular ou mesmo uma combinação entre as duas. Isso porque a pele está sobreposta ao músculo e acompanha sua tonicidade. Logo, se o músculo está flácido, a pele também parece flácida. Claro, a pele também pode apresentar flacidez com o músculo tonificado, mas, nesses casos, é menos evidente”, explica a Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS, que ressalta que, para quem deseja dar fim à flacidez abdominal e “colar o abdômen”, os procedimentos estéticos são grandes aliados, mas uma avaliação individualizada é fundamental. “Cada camada do abdômen exige um tratamento específico, com ação local no músculo, na gordura localizada ou na pele. E, na grande maioria dos casos, precisamos tratar mais de uma camada, o que pode ser feito através da associação de procedimentos com excelentes resultados. Mas a avaliação é sempre individual”, destaca a médica.

Por exemplo, quando o músculo está tonificado, mas há flacidez da pele e um pouco de gordura, o tratamento para colar o abdômen pode ser iniciado com a aplicação de injeções redutoras de gordura. “Aplicamos medicamentos que vão atuar na camada subcutânea para aumentar o metabolismo local e causar uma degradação na molécula de gordura, que é eliminada gradualmente pelo organismo. Além disso, essas substâncias geram uma inflamação controlada que já proporciona melhora da qualidade e tônus da pele”, diz a Dra Claudia, que explica que, nesse momento, as injeções de gordura ainda podem ser associadas à radiofrequência do Emtone, se necessário. “O aparelho promove ação mecânica e de calor (42°) para aumentar produção de colágeno e melhorar a estruturação da pele, tornando-a menos flácida”, acrescenta a especialista.

Para tratar especificamente a flacidez cutânea, pode ser realizada a aplicação do bioestimulador de colágeno Radiesse, cujo efeito também pode ser refinado posteriormente com sessões do ultrassom microfocado Ulthera. De acordo com a Dra. Cláudia, ambos os procedimentos promovem, de maneiras diferentes, estímulo da produção das fibras de colágeno. “O Radiesse é um bioestimulador de colágeno composto de hidroxiapatita de cálcio, que, ao ser injetado na pele, gera uma inflamação local capaz de estimular colágeno. O ultrassom microfocado Ulthera, por sua vez, também promove formação e reestruturação dessas fibras, mas através da liberação de energia que aquece a pele em profundidade”, diz a especialista.

Caso o paciente, além da gordura e flacidez da pele, apresente também certa flacidez da musculatura abdominal, ainda podemos associar sessões do EMSculpt Neo. “Emsculpt Neo emite, simultaneamente ao estímulo muscular da tecnologia HIFEM (campo eletromagnético focalizado de alta intensidade), a radiofrequência sincronizada, responsável por atuar na diminuição das células de gordura”, explica a Dra. Cláudia Merlo. “O resultado dessa união de duas energias reflete na maior queima de gordura e maior crescimento muscular do que qualquer outro procedimento, tudo isso de maneira mais rápida e menos custosa”, diz a médica, que ainda acrescenta que o fortalecimento e tonificação dos músculos da região abdominal ajuda a melhorar a postura, o que também contribui para um melhor resultado no combate à flacidez da pele.

Mas a Dra. Cláudia Merlo reforça que a definição do abdômen e o combate à flacidez abdominal não é uma receita de bolo e o protocolo deve ser individualizado de acordo com as necessidades de cada paciente. “Para garantir os melhores resultados, os tratamentos também devem estar associados a um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e sono de qualidade, por exemplo”, finaliza.

FONTE: DRA. CLÁUDIA MERLO – Médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. Diretora da Clínica Cláudia Merlo. Instagram: @dra.claudiamerlo