Saiba como funciona o tratamento ortodôntico para pets

Restaurante Quintal do Porco – uma escolha para comemorar o Dia das Mães
6 de maio de 2022
Marília Veiga assinou lounge vip para torneio de Beach Tennis no Fazenda Vila Real
6 de maio de 2022

Professora do curso de Medicina Veterinária da FSG explica como o tratamento pode beneficiar a saúde dos animais de estimação

No caso dos humanos, o tratamento ortodôntico é utilizado para corrigir a má posição dos dentes, o que proporciona uma excelente saúde bucal, além da possibilidade de ser utilizado como forma de melhorar a estética, garantindo um sorriso perfeito. Já no caso dos pets, o procedimento não é questão de estética e sim de saúde.

De acordo com a professora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG, Manoela Maria Bianchi, o tratamento ortodôntico é indicado quando uma má oclusão dentária causa dor e desconforto.

“Diferente de nós humanos, ele não pode ser indicado como tratamento estético, do contrário, isso pode colocar em risco a saúde do animal, já que os dentes deles são diferentes dos nossos”, explica a especialista.

De acordo com a professora da FSG, para os pets, os materiais são feitos de fios metálicos, resina, basquetes e elásticos, para proporcionar ao animal todo o conforto possível durante o tratamento.

“Quando o procedimento acontece, a adaptação é muito mais fácil, já que os pets ficam com o aparelho ortodôntico por muito menos tempo que os humanos, isso porque só deve ser indicado em questões de saúde bucal”, salienta.

Com relação ao tempo, a especialista ressalta que a duração do tratamento varia de acordo com o tipo de aparelho e movimento necessário do dente, sendo assim, a duração do tratamento irá variar conforme a necessidade do animal.

Segundo Manoela, a pessoa mais indicada para decidir se o pet deve ou não utilizar o procedimento é o médico veterinário, já que o tratamento demanda muitos cuidados com a saúde dos cães e gatos.

“Para saber se o pet deve ou não começar o tratamento, é de extrema importância que o tutor observe bem o que está acontecendo com seu animal de estimação, já que eles costumam apresentar sinais, e quando os dentes estiverem mal posicionados, causando lesões e dores na gengiva, é hora de procurar um especialista”, afirma.

Por fim, a professora explica que apesar do tratamento ser delicado, com a evolução da odontologia veterinária, novas modalidades de tratamento tendem a surgir para oferecer maiores cuidados e conforto aos pets.

Sobre a FSG – A FSG é o Centro Universitário da Serra Gaúcha. Reconhecida há mais de 20 anos pelo seu protagonismo no desenvolvimento de propostas educacionais instigadoras, é referência no cenário da educação superior. Oferece centenas de cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão presenciais e a distância. A Instituição integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.fsg.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.

Photo by Alicia Jones on Unsplash