Sabores da Amazônia: novíssimo hotel-boutique Juma Ópera, de Manaus, oferece imersão na gastronomia local

ALSHOP cria canal de negociação para lojistas em dificuldade
20 de março de 2020
CASACOR Paraná anuncia nova data
20 de março de 2020

A experiência de hospedagem no recém-inaugurado Juma Ópera, hotel-boutique localizado no centro histórico de Manaus, tem passagem obrigatória pela gastronomia executada em seu restaurante Ópera, um elegante gazebo com cúpula de ferro e feito em vidro, que tem o Teatro Amazonas como pano de fundo

O restaurante propicia aos hóspedes uma verdadeira imersão na culinária local com as criações assinadas pela chef Sofia Bendelak, em um menu dedicado à riqueza dos ingredientes amazônicos, aliado às receitas e técnicas internacionais.

O cardápio apresenta duas versões: ‘Amazônia Profunda’ -, que é totalmente local e explora os melhores peixes, frutos, raízes e vegetais regionais, e ‘Clássicos’, para aqueles que não abrem mão de um prato tradicional bem executado.

O menu amazônico traz nas opções de entrada Sopa de Caranguejo; Camarões crocantes com bisque; e Ceviche de Aruanã com ‘leite de tigre’ amazônico e chips de legumes.

Entre os pratos principais, destaque para Filé de Pirarucu fresco com crosta de castanha do Brasil, purê de banana da terra picante e legumes confitados; Moquequinha de Tucunaré com arroz de castanha e pirão de coco; Costelas de tambaqui no mel de tucupi com uma releitura de baião de dois e farofinha de castanha do Brasil; Surubim com caramelo de algo assado, purê de cará roxo e pérolas de tucupi; Risoto de tacacá tucupi, goma de mandioca, jambu e camarão seco; Raviolini recheado com Pirarucu defumado e pesto de jambu; e Picanha com molho de tucupi negro,arroz, leite de castanha e farofinha de bacon tostado R$79.

Para encerrar esse festival de sabores marcantes, a seção de sobremesas apresenta opções não menos impactantes, como o Crème brulée amazônico, interessante releitura do clássico francês que leva também o exótico cupuaçu, fruta com sabor entre o ácido e o umami (quinto gosto básico reconhecido pelo paladar); Mil folhas de tapioca com mousse de coco e calda de cumaru; Churros com caldo de cupuaçu e sorvete de castanha; e Texturas de chocolates amazônicos R$32.

O resultado é uma sobremesa instigante, realçado pela crosta de açúcar no maçarico.

Na versão dos clássicos os hóspedes podem encontrar Tournedos de mignon ao poivre, ragu de cogumelos e risotinho de limão siciliano; Arroz de pato com pato confit; Ravioli de costela bovina com molho roti; Linguini ao pesto de manjericão; Bombom de alcatra com batata rosti e farofa de ovo; e Costeleta de cordeiro oriental com cuscuz marroquino e grão de bico, legumes e chutney de tomates. Já entre as sobremesas estão Tarte Tatin de banana, caramelo salgado e chips de banana e Creme de abacate com licor artesanal.

Para quem viaja com crianças a sugestão é o menu Infantil, com opções de massa, filé de frango, peixe e filé mignon.

O restaurante funciona diariamente para café da manhã, almoço e jantar.

Sobre o Juma Ópera

O complexo do hotel-boutique, inaugurado no último dia 2 de fevereiro, é formado por dois casarões tombados e restaurados e dois prédios construídos no mesmo estilo, e tem vista para o Teatro Amazonas, obra-prima inaugurada em 1896, durante o Ciclo da Borracha.

Hospedar-se no Juma Ópera é a chance de estar ao redor de todo esse patrimônio cultural, desfrutando do conforto de uma acomodação de categoria superior. O hotel conta com ambientes com pé-direito altíssimo, bar, restaurante, rooftop com piscina, academia e espaços para reuniões e eventos. Sua arquitetura ficou por conta de Roberto Vinograd, enquanto a decoração de ambientes é assinada por Debora Aguiar.

Cuidadosamente decoradas em tons pastéis, as 41 suítes possuem ar-condicionado, acesso à internet sem fio, frigobar e TV, além de portas e janelas tratadas acusticamente. Algumas também contam com banheira.

A integração com o Teatro Amazonas é total. Além de painéis solares e fiação embutida para valorizar a vista ao símbolo da cidade, há som ambiente nas áreas comuns com músicas que remetem a ele.

O Juma Ópera fica na Rua 10 de Julho, 481. Site www.jumaopera.com.br

O hotel pertence aos mesmos proprietários do Juma Amazon Lodge (www.jumalodge.com.br), prestigiado hotel de selva com mais de 20 anos de existência, e igualmente terá uma forte preocupação com a sustentabilidade.