Rubens Szpilman no Projeto Design Autoral da Abup Decor Show

Obra Evangelizar divulga programação de fevereiro do “Sábado em Família”
30 de janeiro de 2024
Quatro destinos com “Carnaval à Prova de Chuva” na hospedagem
30 de janeiro de 2024

Referência internacional na produção de utilitários em resina de poliéster, o Artista Plástico e Designer Rubens Szpilman estréia na Abup Decor Show, como um dos destaques do ‘Projeto DA – Design Autoral’

Rubens se destacou mundialmente pela produção de acessórios diferenciados para Salas de Banho, em resina de poliéster. Mas, hoje sua produção vai muito além disso, com uma linha de Móveis, Acessórios para Decoração e Elementos Arquitetônicos (33º Prêmio Museu da Casa Brasileira). Confira os destaques:

Linha Sustentabilidade

Resíduos de resina colorida, que sobram de fundições da linha regular de produção e que seriam descartados, dão origem à Linha Sustentabilidade, que conta com Bowls e Vasos.

Os moldes são deixados abertos, próximos à fundição, e recebem as sobras de resina pigmentadas e já catalisadas que, em processo normal, seriam deixadas para endurecer e depois descartadas. ”Nesse novo processo, essas sobras formam uma sequência de camadas aleatórias, o que resulta em produtos únicos. Assim, cada peça é exclusiva e numerada, com uma etiqueta própria de identificação”, explica Szpilman.

Linha Termit

Resgatando troncos caídos, nativos da mata atlântica, que sofreram infestação de cupins, Rubens Szpilman chegou a um surpreendente resultado ao unir a madeira com a resina. Uma lavagem especial remove toda a matéria orgânica deixada pelos cupins. Depois a madeira é fundida com a resina.

“Essa fusão agrega um diferencial estético marcante. Uma boa parte da madeira aflora à superfície e é polida junto com resina. Os desenhos esculpidos pelos cupins, ao longo de muitos anos, são revelados por meio das luzes e reflexos do ar que se forma entre a resina e a madeira. A aparência, o brilho e a textura são incríveis e contrastantes, pois a resina mais fria e brilhante tem um toque diferente da madeira que é mais quente”, ressalta o artista. Assim, a madeira que seria descartada ganha nova vida e vira obra de arte.

    

Linha Maiorca

A exuberante ilha de Maiorca, no Mar Mediterrâneo dá nome a essa linha de utilitários. São Conjuntos de Potes para Bancada de Salas de Banho, com a opção de dois, três ou quatro potes, que vêm apoiados sobre bandejas. As opções de cores e as técnicas exclusivas de polimento e acabamento conferem um charme único aos ambientes.

Bandeja de Apoio

Com uma proposta de combinar linhas retas e orgânicas essa bandeja de apoio é a primeira de uma série collab com a designer Shirlei Proença, da Black Angel.

Boleiras

As formas orgânicas e futuristas e a referência aos discos voadores inspiraram o design desse lançamento. Seu design é inovador e surpreendente para um item tradicional nas mesas e festas brasileiras.

Sobre Rubens Szpilman

Rubens Szpilman é referência internacional na produção de cubas, lavatórios e acessórios, para banheiro e lavabo, em resina de poliéster. Volumes, Transparências, Cores e Texturas são esteticamente exploradas pelo artista, que define suas criações como esculturas utilitárias.

As peças são produzidas em resina de poliéster pigmentada, fundidas de uma só vez, a partir de uma matriz modelada por ele próprio. O exclusivo processo de polimento externo, as transparências e o acabamento interno fosco, criam a ilusão óptica de volumes sobrepostos que flutuam, uma das características mais marcantes deste trabalho. As peças translúcidas apresentam um brilho superficial impressionante, semelhante ao cristal.

A especialidade desse trabalho levou Rubens Szpilman a integrar o seleto time de designers que cria peças exclusivas para a americana WaterWorks, maior e mais badalada rede de boutiques de banho do mundo, com mais de 40 lojas. Hoje, sua produção vai para além do banheiro, com uma linha de Móveis, Acessórios para Decoração e Elementos Arquitetônicos.

Serviço:

Studio R. Szpilman

www.studiosz.com.br | (27) 9.9982-0408

Projeto Design Autoral da Abup Decor Show

30 de Janeiro a 02 de Fevereiro

Pro Magno Centro de Eventos – São Paulo-SP

www.abup.com.br