Rota Fermentar integra festival no Mercado Municipal de Curitiba

A união de tradições da gastronomia paranaense
6 de abril de 2022
Como serão as residências do futuro?
6 de abril de 2022

Evento começa nesta quinta-feira (7) com cursos, aulas show e uma rota exclusiva com descontos

A partir de quinta-feira (7), o Mercado Municipal de Curitiba transforma a capital do Paraná na capital do queijo com o Festival Fermentar do Queijo Artesanal que segue até o dia 10 com uma programação intensa. Além dos cursos de cura de queijos, análise sensorial, formação de jurados e aulas show, o festival terá ainda a Rota dos Fermentados, atividade gratuita que integra a programação do Festival.

Na Rota Fermentar do Mercado Municipal são mais de 20 estabelecimentos participantes e os clientes poderão comprar alguns fermentados selecionados a dedo pelos especialistas do mercado mais tradicional da cidade.

“Os fermentados são produtos que derivam de um processo químico no qual fungos e bactérias realizam a transformação de matéria orgânica em outros produtos e energia. O tipo de fermentação é definido de acordo com o seu produto final: quando há produção de álcool, fermentação alcoólica; quando produz ácido lático, fermentação lática”, explica Flavia Rogoski, queijista proprietária da Bon Vivant e uma das organizadores do festival.

Além dos queijos, também são produtos fermentados: pães, cervejas, vinhos, kombuchas, iogurtes, vinagres, kimchis, alguns tipos de méis e muitos outros.

Um dos produtos presentes na Rota Fermentar é o chucrute, famoso fermentado de repolho típico da culinária alemã, disponível no Claudio’s, próximo ao setor de hortifrutis.

Na loja Darumayá, especializada em alimentos orientais, um dos produtos destacados é o missô, uma pasta de soja bastante versátil e que adiciona um sabor característico da culinária japonesa à diversos preparos, como caldos, legumes assados e também peixes e carnes.

Na Rota será possível aproveitar promoções de cervejas de várias partes do mundo e, claro, queijos, que estão com descontos que chegam 20% durante o festival.

Conheça todos os participantes da Rota:

Piso inferior – corredor do estacionamento (Rua da Paz)

Loja Darumayá

Casa Gourmet

Mercearia Imperial

Claudios Mercearia

Top Mix

Empório Valência

Sissi Especiarias

Miranda´s Mercearia

Piso inferior – corredor próximo à Rua General Carneiro

Empório do Sabor

Bon Appetit

Empório Barion

BonVivant Queijos do Mundo

Empório Curitibano

Tenda Árabe

Vô Milano

Piso inferior – Setor E (Lotérica)

Adega Brasil

Adega Vianna

Empório D’Gust

Empório Manfré

Tepanya

Piso Superior

Artigos Orientais

Kotobuki

SERVIÇO
O Festival Fermentar é uma iniciativa da SertãoBras, com realização da Bon Vivant Queijos do Mundo, organização Nazdarovia Eventos e apoio Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba – Ascesme

FESTIVAL FERMENTAR
Mercado Municipal
Data: 07 a 10 de abril
Horário: das 9 às 17horas
Local: Andar superior, em cima do setor de orgânicos
Avenida Sete de Setembro, 1865, Curitiba / PR
(41) 3363-3764
(41) 98534-9852
www.mercadomuncipaldecuritiba.com.br
www.sertaobras.org.br
Facebook/ Instagram: @mercadomunicipaldecuritiba
@festivalfermentar