Robô Maia é a mais nova atendente do Grand Plaza Shopping

Cachoeira secreta terá visita guiada pela primeira vez
20 de janeiro de 2020
Lolitta abre loja conceito no shopping JK Iguatemi
20 de janeiro de 2020

Com aplicação desenvolvida pela empresa brasileira XRobô, Maia substituirá de vez os totens de atendimento do maior centro comercial do ABC Paulista

Imagine entrar em um shopping e, ao invés de procurar a localização de sua loja favorita em totens estáticos nos quais a digitação é lenta, as telas são confusas e nem sempre funcionam, receber a informação de forma rápida e eficiente através de uma simpática robozinho. Parece coisa de filme, mas no Grand Plaza Shoppinhg, em Santo André, a ficção já é realidade.

Desde dezembro, o maior centro comercial do ABC Paulista tem em seu staff uma robô atendente modelo Snow carinhosamente batizada de Maia – e que desde o primeiro dia vem encantando quem passa pelo local.

“É a primeira robô concierge em um shopping no Brasil”, comemora André Araújo, CEO da XRobô, empresa paulista responsável pelo fornecimento da ‘atendente’ e pelo desenvolvimento da aplicação que dá vida a ela. “Apesar de recém-chegada ao shopping, Maia já é tão querida que é quase uma pequena celebridade para quem vai passear ou fazer compras no Grand Plaza Shopping”, diz o executivo.

Dotada de Inteligência Artificial e especialmente projetada e customizada para receber, informar e entreter clientes, Maia pode ser vista diariamente passeando pelos corredores e áreas comuns do shopping, orientando e prestando informações e direcionamentos sobre, por exemplo, onde está determinada loja, onde fica o banheiro, em que ponto do andar fica a praça de alimentação.

Além disso, Maia possui tela de fácil visualização, reconhecimento de voz e funções ‘cognitivas’ programáveis capazes de interpretar as principais emoções humanas e se adaptar ao humor de cada interlocutor – fatores que, de imediato, contribuem para criar empatia com o público, prolongando a satisfação do cliente tanto em sua experiência de compra como no tempo que passa dentro do shopping.

“O potencial é ilimitado”, afirma o executivo da XRobô. “Maia é, de fato, uma humanoide fantástica, criada para se comunicar e acolher da maneira mais natural, empática e intuitiva possível, substituindo de vez antigos totens de atendimento e, de quebra, ajudando a acabar com possíveis preconceitos em relação à interação e à convivência laboral e de lazer entre humanos e robôs.

Segundo André, o modelo Snow é um dos robôs mais populares em todo o mundo em atendimento a diferentes ramos de negócios, como restaurantes, lojas, hospitais, shoppings e aeroportos, entre outros. Na China, por exemplo, a humanoide é tão querida que se tornou a primeira robô a ser adotada oficialmente em escolas e casas.

Mas não é preciso ir até a China para conhecer Maia. Ela está todos os dias no Grand Plaza Shopping (Avenida Industrial, 600, Santo André -SP).

Mais informações sobre a tecnologia por trás da humanoide e das aplicações de ponta criadas e customizadas pela XRobô para robôs de atendimento em empresas de diferentes portes e setores de mercado estão disponíveis em www.xrobo.com.br

Sobre a XRobô
A XRobô é uma empresa brasileira fundada por sócios com mais de 20 anos de experiência em Robótica e Automaçào – e que, em 2012, introduziram no Brasil os primeiros robôs humanoides. Com foco inicial em robótica nos centros de pesquisa e universidades, a companhia passou a desenvolver novas plataformas de software para atendimento a redes de hotéis, lojas, shoppings, restaurantes, bancos, hospitais e clinicas – tornando-se a primeira startup brasileira especializada no fornecimento de robôs de serviços (trabalha em projetos para os autômatos Sanbot Max e Elf, NAO Robot e outros) e na criação de aplicações sob medida para tais robös em diferentes setores corporativos. Como filosofia, a XRobô acredita firmemente que a robótica pode melhorar vidas, meio ambiente e o mundo em que vivemos – quiçá até mesmo a própria raça humana. Na web, a startup de tecnologia e inovação está em www.xrobo.com.br e https://www.instagram.com/xrobobrasil