Restaurante Igor: Novo cardápio evita desperdícios

Peru entre os cinco destinos turísticos mais competitivos da América Latina
10 de setembro de 2019
Botox natural: o efeito que vem da madeira
10 de setembro de 2019

Igor Marquesini, chef do Restaurante Igor, resolveu seguir uma tendência mundial e diminuir a perda de alimentos e produção de lixo

Diariamente, restaurantes do mundo todo jogam fora toneladas de alimentos. Segundo uma pesquisa do World Resourses Institute (WRI) Brasil, a porcentagem de desperdício global em restaurantes que oferecem serviço completo, é 11,3% de toda a comida preparada. No Brasil, algo em torno de 6 mil toneladas por ano. Um número muito preocupante. Com opções à lá carte e menu degustação, o cardápio do Restaurante Igor somava uma quantidade de aproximadamente 40 pratos. O que começou a desagradar o chef, ao perceber que nem sempre os materiais eram usados em sua totalidade.

Por isso, Igor Marquesini resolveu mudar e assumir ainda mais a ideia do conceito slow food de seu restaurante, tornando sua cozinha ainda mais orgânica, fresca e validando a qualidade de seus produtos. O primeiro passo foi retirar as opções à lá carte e manter apenas os pratos mais clássicos, os que sempre estavam na escolha de seus já fiéis clientes. O segundo mudá-lo regularmente, priorizando produtos da estação. Assim foi criado o Menu Curto (5 passos), uma ótima opção para quem não quer se arriscar no Menu Degustação surpresa (10 passos), mas ainda deseja conhecer as maravilhas criadas pelo chef.

Igor espera que mais estabelecimentos adotem a prática “É preciso que todos os restaurantes criem essa visão de economia, visando diminuir o desperdício de alimentos. Além disso, é uma ótima forma de economizar nos insumos. ” afirma.

Não é apenas sobre a quantidade

Além da “enxugada” no número de pratos, o novo cardápio também mudou sua forma escrita, agora muito mais narrada, para que o cliente sinta ainda mais o estilo intimista do ambiente. Outra novidade é a adição do recado para que clientes com restrições alimentares se sintam à vontade para pedir alterações. Seja ele vegetariano, diabético ou intolerante à algum alimento. Igor acrescenta que é um prazer realizar adaptações para que todos possam aproveitar de maneira completa seu estabelecimento.

Sobre o Restaurante Igor

Um espaço extremamente intimista, aproximadamente 36 lugares e o cardápio, autoral, moderno, criativo e sazonal. Simpatizante do movimento slow food, o restaurante apoia, incentiva e utiliza-se de produtores locais. A equipe trabalha com a Horta Santa Rita que fica no Tatuquara, com o Sítio Tubuna que fica em Morretes, no meio da Mata Atlântica, onde adquirem palmito, banana, açaí de juçara, maná cubiu, araçá, goiaba, cajá, manga, limão rosa, entre outros produtos e possuem também alguns fornecedores de Porco Moura, uma espécie de suíno surgida na região sul do Brasil, principalmente no Paraná.

SERVIÇO

Restaurante Igor

Endereço: R. Gutemberg, 151 – Batel, Curitiba – PR, 80420-030

Horário: De quarta a domingo, dás 20h às 23h30

Reservas: (41) 3014-0906