Inspiração praiana: paisagem natural e integração são destaque em apartamento no litoral paranaense

Segundo país do mundo que mais transplanta órgãos, Brasil conta com tecnologia que facilita identificação sobre compatibilidade de doador e receptor
9 de dezembro de 2022
Fenômeno João Gomes se apresenta em Curitiba nesta terça-feira (13) se o Brasil se classificar para a semifinal
9 de dezembro de 2022

O pôr do sol na praia é fonte de inspiração para diversas manifestações artísticas e não seria diferente na arquitetura!

Criar um projeto que remeta a essa paisagem foi o desafio apresentado à arquiteta Alessandra Gandolfi. Este apartamento de 192 m² fica localizado em Caiobá, litoral do Paraná, e é lar de uma jovem senhora, seu o filho e a família – esposa e dois filhos.

Foto: Eduardo Macarios

A concepção do projeto feita a partir da planta, facilitando a personalização do espaço antes mesmo da entrega, com pontos elétricos e hidráulicos já determinados pela arquiteta. Em seu conceito, além de remeter ao entardecer com o uso de detalhes em amarelo, a estética do apartamento também privilegia o estilo clean, com predomínio de tons claros para reforçar a sensação de leveza e suavidade. Essa paleta mais neutra ganha charme nas suas diferentes texturas, compondo com materiais como pedra, madeira, laca e corda, além do piso que lembra a areia da praia.

Foto: Eduardo Macarios

Assumindo protagonismo, a área gourmet promete ser palco de grandes momentos – a proprietária adora cozinhar e receber pessoas em casa. Sendo assim, a arquiteta optou por integrar o espaço à sala de estar e à área externa, criando um fluxo fluído e agradável que parece conectar o apartamento à vista para o mar. O Mármore Paraná Marchioro é responsável por revestir toda a bancada e trazer a textura única dos veios naturais para o espaço. Além disso, a cozinha é toda em vidro branco e amadeirados em tons claros para manter a linguagem visual unificada e facilitar a limpeza do dia a dia

Foto: Eduardo Macarios

A mesa em Quartzito Natural Taj Mahal e o pendente de forma orgânica também agregam personalidade ao ambiente, sem deixar de lado a paleta de cores suave. Já as cadeiras de jantar em corda reforçam o tom praiano, além de garantir mais praticidade para a rotina que envolve mar e areia.

Foto: Eduardo Macarios

Na sala de estar, a proposta do projeto reaparece nos pontos de cor em amarelo das poltronas e das almofadas, que compõem com os revestimentos beges e os tons de branco da marcenaria. Detalhes como obras de arte e objetos de decoração também são responsáveis por trazer diferentes tonalidades ao ambiente.

Foto: Eduardo Macarios

Fotos: Eduardo Macarios

Já na área íntima, o destaque fica por conta do quarto infantil, que ganha temática voltado ao universo do surf! Desde o papel de parede em degradê, que representa o encontro do céu com a areia, até as mesas de cabeceira e os espelhos em formato de prancha de surf: tudo foi pensado para envolver os netos no esporte que já amam. Além disso, pufes estratégicos foram colocados para não deixar a hora do video game de fora. No banheiro, a laca azulada se repete e unifica a estética.

Foto: Eduardo Macarios

Fotos: Eduardo Macarios

Na suíte master, a leveza é evidenciada pelo papel de parede com nuances suaves de azul. As mesas de cabeceira desenhadas pelo escritório e a luminária em corda ajudam a compor o ambiente. Além disso, uma poltrona garante espaço para observar a paisagem com tranquilidade. Para o banheiro, a arquiteta deu um toque especial com um revestimento de pastilhas em formato de conchas que tem como tonalidade um azul com nuances de verde.

Foto: Eduardo Macarios

Foto: Eduardo Macarios

Fotos: à esquerda, Eduardo Macarios; à direita, Patrícia Amancio