Rei do Chocolate Luis Robledo do México é coroado Latin America´s Best Pastry Chef 2019

Mercedes-Benz CLA 250: o encontro da tecnologia com a esportividade
14 de outubro de 2019
Levi’s® Ribcage
14 de outubro de 2019

Mais conhecido por bolos e bombons esculpidos na perfeição, com notas doces e salgadas, Robledo recebeu o prêmio na cerimônia do Latin America’s 50 Best Restaurants 2019

O célebre confeiteiro e chocolatier mexicano Luis Robledo foi eleito o Latin America’s Best Pastry Chef 2019, patrocinado pela República del Cacao. O prêmio foi anunciado na sétima edição da cerimônia do Latin America 50 Best Restaurants 2019, patrocinada por S.Pellegrino & Acqua Panna, em Buenos Aires, Argentina – o ponto alto da gastronomia da região, que reúne chefs, proprietários de restaurantes, líderes mundiais, amantes da comida e a mídia.

A renomada técnica de Robledo está em exibição no Tout Chocolat, na Cidade do México, onde sua precisão e talento se prestam à criação de bolos e bombons perfeitamente esculpidos e cheios de infusões únicas, como fava tonka, mezcal, coentro torrado e pinhão. A Tout Chocolat, um paraíso do chocolate artesanal, atualmente possui quatro filiais na Cidade do México, nos distritos de Santa Fe, Perisur, e a loja emblemática do bairro Hipódromo-Condesa.

“Estamos muito empolgados em anunciar o Robledo como o Latin America’s Best Pastry Chef, cuja posição é tão imaculada quanto suas criações”, disse William Drew, diretor de conteúdo do Latin America’s 50 Best Restaurants. “Ele dedicou os últimos 20 anos a explorar chocolates e doces em toda a região para além da América Latina, e isso é bastante evidente na técnica icônica e no talento que ancoram seu vasto trabalho”.

Ao chegar em Nova York quando jovem, Robledo pretendia continuar seus estudos em Economia, mas assumiu uma posição na cozinha do lendário chef e restaurador Daniel Boulud em seu principal restaurante em Manhattan, Daniel. Foi com Boulud que Robledo se encantou com a profissão e, em 2000, mudou-se para Paris para aprofundar seus conhecimentos em confeitaria. Na França, Robledo trabalhou nos melhores restaurantes como Le Pré Catalan e La Table du Baltimore, aprimorando seus talentos para começar a trabalhar com chocolate em particular. Antes de retornar aos EUA, Robledo foi treinado como chocolatier na L’École du Grand Chocolat.

Em 2001, Robledo foi nomeado Chef Executivo de Confeitaria no Le Cirque em Manhattan, onde sua sobremesa Red Fruit e Vanilla Napoleon foi nomeada “um dos cinco melhores pratos do mundo” pelo crítico de gastronomia Alan Richman. Depois de três anos, ele assumiu o comando da cozinha do Four Seasons Hotel, Nova York, onde foi designado para criar uma linha de chocolates sofisticados que se tornaram um sucesso imediato entre os convidados VIP e celebridades do hotel.

Em outubro de 2006, Robledo retornou à Cidade do México e abriu as portas do Tout Chocolat. Em suas quatro filiais, o mestre chocolatier testa os espectros do ingrediente com combinações infalíveis de sabores. O ganache de chocolate amargo individual vem em quadrados com recheios como a infusão de fava tonka ou um toque de mezcal com sal marinho, enquanto os caramelos semicirculares são cheios de tangerina, laranja e yuzu ou especiarias como canela, cardamomo e gengibre.

“Ao longo da minha carreira, o cacau tem sido uma verdadeira fonte de inspiração, não apenas por sua versatilidade, mas também por seu papel na rica história do México”, disse Robledo. “Estou extremamente honrado em ser reconhecido como o melhor confeiteiro da América Latina, o que só foi possível com o apoio de meus colegas e restauradores no México e na América Latina, e por me juntar aos chefs icônicos que vieram antes de mim na região com o crescimento e devoção à arte de confeitaria e chocolate.”

Além de seu trabalho na Tout Chocolat, Robledo viajou extensivamente pelo mundo compartilhando seu conhecimento sobre confeitaria e chocolate. Como candidato, ele venceu e comandou várias competições, incluindo a Seleção Mundial de Mestres de Chocolate em 2010 e 2012. Em 2018, Robledo também publicou o livro de receitas Larousse Chocolate, um compilado completo de receitas como bolo negro com bombons de chá e caramelo, bem como a história e o significado do chocolate na América Latina. O livro de receitas foi premiado com o primeiro lugar e uma medalha de ouro no World Cookbook Awards 2019 na categoria “Confeitaria para Profissionais”.

“Estou muito honrado e encantado em premiar como o melhor confeiteiro da América Latina o Luis Robledo, que trabalha conosco há anos. Sem dúvida ele inspirou a América Latina. Sua filosofia de trabalho de excelência, troca de conhecimento e produção responsável está alinhada ao que representamos como marca. Para a República del Cacao, é um privilégio ter um Chef aliado que apoie e represente totalmente nossa visão e propósito. Tenho certeza de que continuaremos fazendo grandes coisas juntos”, disse Arnaud Monmarché, CEO B2B da República del Cacao.

Ao receber este prêmio, Robledo se junta a um grupo de elite de chefs confeiteiros de classe mundial, incluindo o vencedor de 2018 Jesús Escalera de Guadalajara, o vencedor de 2017 Saiko Izawa de São Paulo, o vencedor de 2016 Gustavo Saez de Santiago, o vencedor de 2015 Astrid Gutsche de Lima e o vencedor de 2014 Osvaldo Gross de Esperanza, Santa Fe, Argentina.

Do processo de seleção

O Prêmio de Latin America’s Best Pastry Chef é votado pela mesma Academia que cria a lista anual do Latin America’s 50 Best Restaurants. Os 50 melhores restaurantes da América Latina são votados por mais de 250 especialistas da indústria de restaurantes e gourmets bem viajados de toda a região, com um equilíbrio de gênero de 50:50, que compõem a Academia do Latin America’s 50 Best Restaurants. O processo de votação e os resultados estão sujeitos a adjudicação independente pela consultoria de serviços profissionais com renome mundial, Deloitte. Nenhum dos patrocinadores tem influência sobre o processo de votação.

William Reed Business Media

A lista do Latin America’s 50 Best Restaurants, agora em sua 7ª edição, é publicada pela William Reed Business Media, que também publica o The World’s 50 Best Restaurants, lançado em 2002, e o Asia’s 50 Best Restaurants, lançado em 2013. William Reed Business Media é o único responsável por organizar os prêmios, coletar os votos e produzir a lista.

Sobre o patrocinador do prêmio: República del Cacao

A República del Cacao é o parceiro oficial de chocolate do Latin America’s 50 Best Restaurants e o patrocinador do Latin America’s Best Pastry Chef Award. Em 2005, os fundadores equatorianos visitaram uma boutique de chocolate em Paris, a fim de experimentar o melhor chocolate do mundo. Para sua surpresa, eles foram informados de que vinha do Equador. Esse momento desencadeou o início de uma jornada, uma missão para produzir o melhor chocolate localmente. Seu chocolate é produzido usando apenas ingredientes latino-americanos. A empresa combina produtos crus surpreendentes com os conhecimentos e técnicas mais avançados, trazidos pelos melhores chocolatiers franceses – o melhor dos dois mundos.

Sobre o patrocinador principal: S.Pellegrino & Acqua Panna

S.Pellegrino & Acqua Panna são os principais patrocinadores do 50 Best Restaurants. As marcas são as principais águas minerais naturais do mundo da gastronomia. Juntos, elas interpretam o estilo italiano em todo o mundo como uma síntese de excelência, prazer e bem-estar.

Sobre a cidade anfitriã: Buenos Aires

A capital e a cidade mais populosa da Argentina, Buenos Aires, está localizada na costa oeste do Rio da Prata, na costa sudeste da América do Sul. Buenos Aires é um dos principais destinos turísticos que oferece uma mistura única de elegância europeia e paixão latino-americana. Famosa por ser a terra do tango, a cidade também abriga ópera, teatro e arte de classe mundial, arquitetura em estilo europeu bem preservada, tradições nativas e restaurantes repletos de vinhos da província de Mendoza e cortes de carne fresca da região de Pampas. Para mais informações sobre turismo, visite: travel.buenosaires.gob.ar ou siga a página do Facebook ou o Instagram de Buenos Aires.

Outros parceiros

  • Miele – Parceiro official de eletrodomésticos; patrocinador do Miele One to Watch Award
  • American Express Parceiro oficial de cartão de crédito; patrocinador do American Express Icon Award
  • Estrella Damm Parceiro oficial de cerveja; patrocinador do Chefs’ Choice Award
  • Wines of Argentina Parceiro oficial de vinho
  • Four Seasons Hotel Buenos Aires – Parceiro oficial de hotéis
  • Gin Mare Parceiro oficial de gim premium
  • illycaffè Parceiro oficial de café
  • Rutini Wines – Parceiro oficial de vinho espumante