Reformar a casa ou apartamento gastando pouco

Pela 1ª vez em Curitiba, Trufas Frescas Brasileiras são comercializadas na Tartuferia San Paolo Curitiba
19 de dezembro de 2019
Seleção especial de Natal Camila Klein
19 de dezembro de 2019

Couple in new apartment with home sign

Como reformar a casa ou apartamento gastando pouco?

Essa é a dúvida de muitas pessoas, principalmente nessa época de fim de ano, período de encontros entre amigos e familiares. Para os que realizarão os festejos em casa, os dias que antecedem são de muito preparo e organização do lar.

Ariane Dutra, arquiteta da Telhanorte, destaca algumas dicas rápidas que vão ajudar a deixar a casa renovada e pronta a tempo das festas, sem gastar muito.

Decoração da sala

Para mudanças mais rápidas e sem mexer muito no orçamento, trocar alguns itens pode fazer toda diferença. “Alterar as peças que incluem a iluminação da casa, por exemplo, pode realçar o ambiente e deixá-lo mais moderno. Nesse caso, a dica é a inclusão de pendentes ou luminárias. É importante ficar atento aos modelos que se adaptam melhor para sala”, destaca Ariane. Fique atento às lâmpadas, para não afetar muito a conta de luz opte por lâmpadas sustentáveis.

Decoração do banheiro

Outra dica é trocar de armários, principalmente do banheiro. “Os gabinetes do banheiro podem seguir o mesmo modelo da disposição atual, mas com design mais inovador, que deixarão o ambiente mais moderno”, ressalta a arquiteta. Um destaque está no nicho de porcelanato para banheiro e no lavatório de porcelanato.

A troca do box ou de utensílios do banheiro também são uma opção. “É importante alinhar com as cores do ambiente, para que a decoração do banheiro permaneça em harmonia”, acrescenta a especialista.

Decoração da cozinha e banheiro

Há adesivos para azulejos que modernizam o ambiente sem precisar de muito esforço, são práticos e ideais para cozinha e banheiro. Para os quartos, uma opção são os papeis de parede, com fácil colocação, há diversas cores e texturas. Além disso, há os painéis fotográficos adesivos, que possuem o mesmo objetivo de decoração dos quadros, mas são colados na parede, o que permite um aspecto mais conceitual ao ambiente”, afirma Ariane.

Pisos, azulejos e revestimentos

Os pisos também merecem atenção, se não for interessante trocá-los, o segredo pode estar em pintar o rejunte. “Há canetas específicas para essa tarefa, funcionam para recolorir e deixar um “ar” renovado ao revestimento. Além disso, esse tipo de restauração tem ótima durabilidade”, completa a especialista.

 Área gourmet

Adaptar uma parte da casa é uma forma de otimizar a área, criando novos espaços. Ideias como espaço gourmet, jardim vertical e horta interna têm atraído muitas pessoas.

O espaço gourmet cria uma nova área de convivência. A especialista aponta que é possível adaptar a varanda, por exemplo, para elaborar esse espaço com ou sem churrasqueira. “O importante é a composição do ambiente, com mesas, cadeiras, pintura com textura ou papel de parede mais elaborado. A área precisa ser convidativa para receber os amigos”, conclui.

Qual tinta usar?

Pintar a casa acaba sendo uma das principais mudanças realizadas no fim de ano. A dica fica para a escolha das cores para a parte interna e externa da casa. “Há tipos de tintas diferentes, para a parte externa da casa, a melhor opção costuma ser a tinta acrílica, por ser mais impermeável. E para a parte interna, as tintas Látex PVA são mais recomendáveis, pois são a base de água, fácil limpeza e não precisam de manutenção constante”, descreve Ariane.

A escolha das cores é o grande dilema, para a parte externa, o ideal são cores mais escuras e terrosas. “As cores mais claras devem ser evitadas na parte de fora da casa, como é uma área exposta a mudanças do clima, como sol e chuva e também a poeira, não é aconselhável as cores claras”, afirma a arquiteta.

Como fazer um jardim?

Um diferencial é a possibilidade de um cantinho verde em casa, com jardim vertical ou horta interna. Além de deixar a decoração mais rústica, com a horta interna, por exemplo, é uma oportunidade de ter temperos sempre a mão. “São estratégias mais adotadas por quem mora em apartamento, pois se ajustam facilmente em pouco espaço. As camadas verticais podem ser com os vasos em prateleiras ou painéis”, comenta Ariane.

No site www.telhanorte.com.br, é possível conhecer produtos que ajudam a reformar e decorar a casa para as festa de fim de ano.