Reforma aposta em cores clássicas e padronagens para renovar apartamento nos Jardins

8 aplicativos que vão te ajudar a reformar e decorar sua casa
7 de outubro de 2019
Novas unidades
7 de outubro de 2019

KARINA AFONSO Arquitetura & Interiores transformou o imóvel de 380 m², com soluções práticas e rápidas como pintura de ambientes e a criação de peças sob medida e personalizadas

Para receber bem uma família com três crianças de idades diferentes com 7, 11 e 15 anos, a arquiteta Karina Afonso, apostou em cores clássicas e padronagens no projeto contemporâneo, com toques clássicos. A reforma rápida no apartamento de 380 m², nos Jardins, em São Paulo, recebeu tons acolhedores de rosa e tranquilos do azul para quebrar a base branca dos ambientes, além de ajustes necessários no imóvel de 50 anos.

Arquiteta sentada em chaise da Casual Móveis, destaque para o buffet antigo que pertencia ao avô da moradora e que foi restaurado para ser usado na decoração (Foto: Ines Antich/Divulgação)

“A pintura de paredes é uma solução prática e econômica para quem busca renovação e mudança estética do décor com mais rapidez. Neste projeto optamos pelas cores da Sherwin-Williams pela qualidade dos produtos e variedade de tonalidades. Outra vantagem é o aplicativo ColorSnap Visualizer de cores que possibilita relacionar e combinar as fotos capturadas ou contidas no celular com a cartela de cores da marca. O app gratuito está disponível no idioma inglês e português e para Android e iOS, e é ideal para facilitar os trabalhos relacionados à cor de superfícies,” conta a arquiteta.

Para compor a decoração dos espaços, Karina Afonso, contou com a ajuda de todos os moradores, inclusive das crianças que escolherem os tons de acordo com o gosto pessoal. Todas as cores usadas no projeto podem ser encontradas no sistema tintométrico, ColorSnap que possuem mais de 1.500 cores. Na decoração do quarto da filha primogênita, apostou na famosa cor de joias, com o tom Chá Refrescante SW 0063, um azul Tiffany. Para criar um efeito de padronagem na parede pintou a icônica estampa Missoni. O design mais famoso do mundo é composto por zigs-zags inspirados na cultura africana. “Além do protagonismo da cor azul complementamos o décor com cortinas e puffs neutros em branco”, explica a profissional.

Destaque para a cama em couro desenhada pela arquiteta na suíte do casal. E o uso de materiais rústicos de madeira no piso e em peças como as mesas laterais de tronco de árvores e o tapete em pele. Para transmitir tranquilidade e paz para o espaço, o tom escolhido foi o azul, Meu Jeans SW 9147. “A proposta para este ambiente é ajudar na correria do dia a dia, proporcionando um espaço para descanso e aconchego, que revigore o espírito e as energias,” reforça a arquiteta Karina Afonso.

Para transformar o quarto da caçula, em um local mais lúdico, a profissional apostou em listras na cor rosa, Delicioso SW 6289, para criar um espaço que emitisse carinho e acolhimento. Essa técnica é simples e pode ser feita no estilo “faça você mesmo” com o uso de tintas, se tornando uma opção mais econômica comparada aos papéis de parede com estampas.

O cinza escuro, Feltro de Lã SW 9171, foi o tom grafite eleito para transformar o lavabo em um ambiente intimista. Para imprimir uma marca pessoal ao espaço, a arquiteta também decorou o lavabo com quadros do acervo do casal.

Serviços

  • KARINA AFONSO arquitetura & interiores
  • Tintas Sherwin-Williams: Chá Refrescante SW 0063, Feltro de Lã SW 9171, Delicioso SW 6289 e Meu Jeans SW 9147.
  • Mesa de jantar: desenho da arquiteta e execução da Mont Blanc Mármores com mármore Calacata Paraná;
  • Bar em cristal incolor: desenho da arquiteta e execução da Amaral Vidros. Com banquetas metálicas da Gervasoni, by Casual Móveis;
  • Lareira de fluído da Construflama: feita em Mármore Nero Marquino da Mont Blanc Mármores, com base também em Calacata Paraná;
  • Cama de casal em couro da La Novita, desenho da arquiteta Karina Afonso;
  • Créditos das imagens: Ines Antich