Redes de apoio podem evitar evasão escolar durante período longe das salas de aula

NASA Kennedy Space Center Visitor Complex oferece experiência de treinamento espacial
11 de setembro de 2020
Closet da Mari Saad: projeto da Spaço Interior traz mobiliário customizado da SCA Jardim Europa
11 de setembro de 2020

Na América Latina e Caribe, mais de 154 milhões de crianças estão temporariamente fora da escola devido à Covid-19

Uma das consequências da pandemia da Covid-19 foi a paralisação das aulas presenciais em instituições de ensino do mundo todo. A medida de prevenção garante a segurança de alunos e também funcionários da área de educação. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), na América Latina e no Caribe, mais de 154 milhões de crianças, cerca de 95% dos alunos matriculados, estão temporariamente fora da escola por conta da pandemia. Necessária para conter a propagação do vírus, a medida de fechamento das instituições também afeta os índices de evasão escolar, que devem registrar aumento, principalmente em comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Neste cenário, as atividades a distância e a atuação de instituições sociais apresentam um papel fundamental na permanência de crianças e jovens no ambiente estudantil. Essa é a realidade do Caeut Leandro da Rosa Cit, de 18 anos, morador do bairro Cajuru, região leste de Curitiba. Sem ir para a escola há mais de cinco meses, ele comemora as boas notas, mesmo com todas as dificuldades. “Meu sonho é ser jogador de futebol, mas pra isso é importante ser bom nos estudos, e isso é um incentivo pra mim. Meu boletim, nesse trimestre, só teve notas entre 9 e 10”, conta com orgulho. Caeut é atendido pelo Instituto Futebol de Rua, que atua na promoção de valores por meio da cultura, esporte e educação.

Para a avó, Eloisa Aparecida da Rosa Cit, 55 anos, o trabalho representou a mudança na vida do neto. “O Instituto Futebol de Rua fez com que o Caeut fosse mais responsável com suas coisas. É uma vitória vermos o aprendizado e desenvolvimento dele. Ele está super ansioso para o retorno pós-pandemia”, comemora. Além do trabalho presencial, realizado antes da pandemia, o Instituto promove lives e desenvolve materiais de apoio para manter as atividades dos alunos durante o isolamento social. “Nosso projeto sempre foi vinculado às escolas, buscando reforçar a importância dos estudos, e não poderia ser diferente nesse momento. Estamos todos trabalhando remotamente, mas sempre em contato com os jovens e levando conteúdo por meio das plataformas digitais”, explica o criador do projeto, Alceu Natal Neto.

Com mais de 18 mil jovens e crianças atendidos, o projeto está presente em mais 70 cidades, de 12 estados brasileiros e completou 14 anos em agosto. “É um sonho que virou realidade. Cada uma dessas crianças mudou nossa vida e nossa história também. Nos tempos em que vivemos, o trabalho social é essencial para promover igualdade e gerar oportunidades. Fazemos isso para ver um futuro melhor”, finaliza Neto.

Sobre o Instituto Futebol de Rua

Criado em 2006, o Instituto Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos que utiliza o esporte, a educação e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Presente em 12 estados, 22 cidades e com mais de dois mil beneficiários, o Instituto conta com metodologia exclusiva que alia aulas de formação humana ao futebol de rua.