Recital Palavra Percussiva terá duas apresentações gratuitas em Florianópolis

Início do segundo trimestre revela oportunidade promissora para empreender no Brasil
3 de abril de 2024
Parece Autismo mas não é – Ação de Conscientização destaca a Síndrome do X Frágil e Autismo
3 de abril de 2024

Projeto do Consonante Duo será apresentado nos dias 6 e 10 de abril, na Ilha e na região continental da Capital de SC

Pautado na prática da improvisação associada a uma investigação tímbrica, o recital ‘Palavra Percussiva’, que terá duas apresentações gratuitas nos dias 6 e 10 de abril, em Florianópolis, aborda o potencial do uso da declamação de poemas e da exploração sonora dos instrumentos como elementos catalisadores do processo de composição musical. O projeto do Consonante Duo é focado para o público adulto e conta com intérprete de Libras.

De acordo com a atriz Lieza Neves, que junto do percussionista Marcio Bicaco, forma o Consonante Duo, o recital, que é apresentado de forma cênica, incluindo referências visuais elaboradas como subtextos, propicia o acesso a um produto cultural calcado na qualidade técnica, trajetória e apurada seleção de repertório.

“O repertório visa difundir e propiciar o encontro cada vez mais raro com a poesia, em especial, a falada. O mundo da poesia é singular e múltiplo ao mesmo tempo. Ele é singular quando revela o Ser na sua forma única de existir e é múltiplo quando é fruto da experiência de mundo vivida”, destaca Lieza.

Entre os poemas que serão apresentados, estão obras de Arnaldo Antunes, Manoel de Barros, Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Mario Quintana, Hilda Hilst, entre outros importantes nomes da literatura de língua portuguesa.

As apresentações estão programadas para o sábado, 6 de abril, a partir das 19h, no Teatro Camarim, que fica na Rua Profa. Antonieta de Barros, 976, Canto, região continental de Florianópolis e no dia 10 de abril, quarta-feira, no Teatro Sesc Prainha, localizado na Travessa Siríaco Atherino, 100, bem no Centro da Capital. Os ingressos gratuitos serão distribuídos nos locais 1 hora antes de cada apresentação.

O projeto foi selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Criatividade

Em ‘Palavra Percussiva’ a investigação criativa se dá pelo estímulo sonoro da voz falada, da poética dos textos e do ritmo da declamação com suas pausas e interpretações, suscitando cargas imagéticas.

“Juntamente com os elementos de aspectos sonoros, as cenas propostas pelos poemas impulsionam a compreensão e inspiram o processo criativo”, comenta Bicaco.

Os integrantes do Consonante Duo destacam ainda que as composições melódicas utilizam a sonoridade do vibrafone (instrumento musical inventado no século XX) para criar ambientes que expressam sensações e ilustram situações, revelando lugares, rostos, coloridos e impressões.

“Algumas referências conceituais e práticas dão subsídios ao processo criativo deste trabalho, envolvendo as várias etapas da experiência musical, desde a formulação de ideias, a prática instrumental (por meio das improvisações), até a influência da notação e dos significados musicais, levando em conta aspectos sensoriais e cognitivos”, completam os artistas.

Consonante Duo

Desde 2017 o Consonante Duo trabalha montando repertórios que exploram a experimentação da sonoridade da voz e dos instrumentos percussivos de forma harmônica. Nesta trajetória, o percussionista Marcio Bicaco pôde criar composições autorais estimulado pela sonoridade da fala e enredo de poemas e contos narrados pela atriz Lieza Neves. O duo oferece, assim, uma mistura original, em apresentações para público adulto e crianças, algumas premiadas e selecionadas em editais e eventos relevantes no Estado como Prêmio Elisabete Anderle (FCC), Baú de Histórias (Sesc SC), Aldir Blanc (FCC), Maratona Cultural, Festival Jazz Bebê e Domingo com Teatro (Florianópolis).

Serviço: Recital ‘Palavra Percussiva’ – com Consonante Duo

6 de abril (sábado)

19h no Teatro Camarim (R. Profa. Antonieta de Barros, 976 – Canto – Florianópolis/SC)

10 de abril (quarta-feira)

19h no Teatro Sesc Prainha (Tv. Siríaco Atherino, 100 – Centro – Florianópolis/SC)

Entrada gratuita
Mais informações: @consonanteduo | casulo21.com/artista/consonanteduo/

 fotos: Sany Brasil