RaiaDrogasil reinaugura Museu do Universo da Farmácia (Mufa) com mais recursos de acessibilidade

MadeiraMadeira investe mais de R$ 100 milhões em 1º Centro Tecnológico de móveis da América Latina e abertura de mais de 110 lojas de marca própria
28 de janeiro de 2022
Conheça as 10 tendências que vão ditar os rumos da análise de dados em 2022
28 de janeiro de 2022

Com rico acervo cultural e histórico, museu virtual passou por profunda reformulação para contar com recursos voltados às pessoas com deficiência

Criado em 2018 pela RaiaDrogasil, o Museu do Universo da Farmácia (Mufa) ganha uma nova cara para o seu relançamento. Digital e gratuito, o museu engloba conteúdos voltados para estudantes, historiadores, curiosos e profissionais do mercado farmacêutico. Neste ano, o site passa a contar com uma série de recursos de acessibilidade, incluindo vídeos com audiodescrição e tradução em Libras, bem como a descrição de imagens.

O museu on-line também foi reformulado de modo a garantir uma navegação mais rápida e intuitiva pelo portal. Por meio de vídeos, fotos e interações, é possível encontrar informações sobre a história e filosofia da farmácia, trajetória da indústria farmacêutica, pesquisa e tecnologia de produção de medicamentos, além de políticas de saúde pública de interesse social, uma curadoria especial de documentos, muitas vezes inéditos.

“Com o acervo rico em conteúdos históricos e culturais, sem deixar de lado o rigor científico, o Mufa é uma boa opção de entretenimento, bem como uma importante ferramenta de conhecimento e estudo sobre a saúde para a sociedade”, assegura Mirela Minzon Hernandes, responsável técnica do Centro de Documentação e Memória da RaiaDrogasil, setor responsável pela curadoria de conteúdos e o gerenciamento do Museu.

Desde que foi inaugurado, o Mufa já recebeu mais de 130 mil acessos. Com o objetivo de fomentar a pesquisa e a aproximação do público especializado, além de aprofundar a visão do cidadão comum sobre questões de saúde e bem-estar, a expectativa é receber a partir do relançamento ainda mais visitantes, diante do dinamismo do formato e agora com a linguagem mais acessível.

Conteúdo
Entre os marcos históricos resgatados pelo Mufa, estão: o surgimento da primeira vacina produzida para combater a varíola, em 1798, que se tornou uma das formas mais eficientes na prevenção de doenças; a descoberta do bacilo de Koch, que identificou as bactérias que causam cólera e tuberculose; e o nascimento da penicilina, uma das principais conquistas da medicina no século 20.
O museu é dividido em cinco espaços de visitação: Linha do Tempo, que dá um panorama da história da farmácia no mundo, de forma cronológica; Vídeos, que retratam importantes momentos da farmácia mundial; Coleções, que disponibiliza documentos relacionados à história da saúde, como fotografias inéditas, publicações educativas e coleções de almanaques; Moléculas da Natureza, que traz as principais moléculas utilizadas em medicamentos ao longo da história; e, por fim, Exposição, que mostra interativamente farmácias em diversos anos, como 1820, 1910 e nos idos de 1950.

Serviço
Museu do Universo da Farmácia
https://museudouniversodafarmacia.com.br/
Gratuito

Sobre a companhia – A RD – Gente, Saúde e Bem-Estar foi formada em 2011, por meio da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam mais de 200 anos de história no varejo farmacêutico brasileiro. Com o propósito de “cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”, o grupo tem acelerado, desde 2020, sua estratégia de saúde, com aquisições de startups e o lançamento da Vitat, ecossistema de saúde integral que promove serviços e programas focados em alimentação saudável, exercícios, sono, saúde mental e promoção da saúde. O grupo também possui as marcas próprias Needs, Vegan by Needs, Nutrigood, Triss e Caretch. Com presença em todos os Estados, a empresa conta com 2.500 farmácias distribuídas pelo País e prevê a abertura de 260 farmácias por ano, até 2024. Em sua estratégia de ESG (ambiental, social e governança), a RD tem como meta ser a empresa que mais contribui para uma sociedade saudável no Brasil, com ações divididas em três pilares principais: Pessoas, Negócios e Planeta mais Saudáveis. A RD ainda é signatária da ONU Mulheres (e dos Sete Princípios de Empoderamento Feminino); membro fundador da Rede Empresarial de Inclusão Social (Reis); membro do Movimento pela Equidade Racial (Mover); do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+; e do Women on Board.