Quiet Firing e Quiet Quitting: novas gerações e mídias sociais deram nomes para situações que sempre existiram

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Entenda como a transformação digital com foco nas pessoas pode ser a chave para reestabelecer a comunicação, integrar colaboradores e diminuir a rotatividade no ambiente corporativo

A adoção dos novos modelos de trabalho, bem como a chegada das novas gerações ao mundo corporativo têm levantado algumas questões e chamado a atenção para situações que na verdade sempre existiram, mas que eram vistas com outros olhos e recebiam outras denominações. Por meio de um vídeo que viralizou na plataforma TikTok, uma jovem americana trouxe às discussões um novo termo, o “quiet quitting” ou desistência silenciosa. Trata-se de uma antiga postura no ambiente de trabalho que passou a ser defendida pelas novas gerações, e que consiste em cumprir suas funções e obrigações, entregando nada além do que foi contratado para fazer.

Como uma alternativa para fugir das longas e exaustivas jornadas de trabalho no home office, que muitas vezes passaram a exceder a carga horária diária previamente definida, assim como uma maneira de equilibrar a vida pessoal e profissional, evitando o esgotamento mental vivenciado por muitos colaboradores (o conhecido burnout), o quiet quitting impulsionou outro movimento também já praticado anteriormente por algumas lideranças, o “quiet firing”, ou demissão silenciosa. Como resposta pouco inteligente aos colaboradores que não se sentiam engajados ou pouco integrados aos times, alguns líderes passaram a construir ambientes de trabalho incômodos ou situações de rotina, que aos poucos aumentam o desejo de desligamento por parte do colaborador.

“Vivemos um momento de mudança cultural em muitas organizações, impulsionada pela chegada das novas gerações ao mercado de trabalho e todos os benefícios que a transformação digital tem proporcionado. Não faz sentido pensarmos em um futuro positivo para essas companhias se continuarem com este posicionamento. Com a criação de ambientes digitais colaborativos, onde todos podem ser inseridos, integrados nas tarefas e compartilhar suas atividades, não há dúvidas sobre as contribuições de cada um, sejam líderes ou liderados. As construções acontecem em tempo real, assim como os feedbacks. Temos hoje, ecossistemas colaborativos e inúmeras ferramentas que ajudam no ponto crucial para reverter esse quadro, deixando a comunicação e o gerenciamento muito mais transparentes”, destaca Alline Antóquio, diretora executiva e especialista em Google da Gentrop, empresa especialista em transformação digital e líder no quadrante de provedores Google no Brasil.

Em tempos de saúde mental liderando as trend topics, garantir ambientes de trabalho sadios, flexíveis e inteligentes pode ajudar a superar outros grandes desafios vivenciados pelas empresas e suas lideranças e que têm plena sintonia com estes novos termos “quiet”, como a retenção de talentos e rotatividade dos colaboradores. Nesse sentido, a transformação digital com olhos voltados às pessoas que fazem parte do negócio é capaz de sustentar a mudança organizacional que tantas companhias atravessam e ainda encontram entraves para sua efetivação.

“É o que impulsiona os tão falados engajamento e produtividade, terminologias que não definem produzir mais ou entregar além do esperado, e sim, encontrar um propósito pelo trabalho, sentindo-se parte do negócio, fazendo com competência e responsabilidade as tarefas que lhes competem. Quando inserimos cada colaborador da forma correta em uma empresa, recebendo-o e repetindo de tempos em tempos um treinamento inteligente e eficaz, acompanhando sua adesão às soluções tecnológicas, facilitando a comunicação entre as equipes, a colaboração, tudo fica mais organizado e funcional. O colaborador sente que sua contribuição é importante, que suas ideias são ouvidas, e isso é, sem dúvida, um dos maiores reconhecimentos que se espera, é o que faz com que ele permaneça e deseje crescer profissionalmente. Essa clareza reduz todas as chances de atrito entre todas as partes envolvidas”, complementa Alline.

Para mais informações sobre a Gentrop, acesse: www.gentrop.com .

Sobre a Gentrop

Desde 2016 com operações no Brasil, a Gentrop é o advisor em tecnologia com expertise em criação de processos de transformação corporativa e gestão de dados, tendo como missão auxiliar empresas a inovarem e se desafiarem na nuvem, com projetos que apoiam a inovação além do digital. Ao lado de seus maiores parceiros, Google e Salesforce, a empresa desenvolve soluções tecnológicas para gerar ambientes conectados como um mecanismo de melhora de vida do ser humano e das empresas. Com base na transformação cultural, principal pilar da Gentrop, os produtos e serviços são focados em desenvolver um ambiente de inovação dentro de cada cliente, a partir dos ecossistemas – colaborativo, produtivo, de relacionamento, inteligência e comportamento -, diferencial criado pela marca. Ao longo de sua trajetória, a Gentrop consolidou um portfólio com as melhores e mais eficientes tecnologias, atendendo grandes empresas ao redor do país e do mundo, com soluções que incluem segurança, colaboração, comunicação, gestão, marketing e vendas.