Quer emagrecer? Durma bem

Self storage “gelado” chega a Curitiba
5 de abril de 2018
Uma paixão mundial, o café é presença obrigatória, na vida da maioria pessoas
5 de abril de 2018

Man don't want to wake up for work in the morning. Turning off alarm clock or press snooze button with hand. Lazy person unable to get out of bed. Bad monday. Too early to get up.

No processo de perda de peso, o sono de qualidade é tão importante quanto a dieta e os exercícios físicos

Quando se pensa emagrecer, a maioria das pessoas usa a famosa receita “dieta e atividade física”. Mas há ainda outro importante fator que pode colaborar – e muito – nesse processo: dormir com qualidade. Isso porque é durante o sono que o organismo se recupera das atividades diárias e o ciclo vigília-sono é primordial para o funcionamento do organismo, tanto que a privação do sono está relacionada ao surgimento de várias doenças, como o diabetes e a obesidade.

Para conseguir dormir melhor, é importante se atentar aos principais distúrbios do sono: a insônia e apneia obstrutiva do sono. Cerca de 33% da população adulta mundial apresenta apneia obstrutiva do sono, que são pequenas paradas respiratórias provocadas pelo contato das paredes da faringe, e está relacionada, principalmente, ao aumento dos casos de obesidade e à vida sedentária. Além disso, as mudanças no comportamento e estilo de vida das pessoas, que estão cada vez mais ativas e conectadas, aliadas às preocupações diárias com segurança, saúde e problemas financeiros, vêm elevando o índice de pessoas com insônia: cerca de um terço da população sofre desse mal.

Homens, pessoas obesas, mulheres na menopausa e idosos são os mais acometidos pela apneia. Já a insônia é mais frequente em mulheres e idosos. “A privação do sono ou o sono inadequado trazem sérios riscos à saúde, que incluem redução de atenção e aprendizado, prejuízo da memória, risco de depressão e de acidentes, potencial aumento de hipertensão arterial e infarto de miocárdio, propensão à obesidade e ao diabetes, entre outros”, alerta a neurologista Márcia Assis. “Por isso, é tão importante diagnosticar e tratar esses distúrbios”, completa.

Os principais sintomas são sonolência excessiva, insatisfação em relação à quantidade ou qualidade do sono, ronco, que pode ser acompanhado de pausas respiratórias, e fenômenos físicos como sonambulismo, sonilóquio (fala durante o sono) e terror noturno. A maioria dos distúrbios pode ser diagnosticada com histórico clínico. Já para diagnosticar a apneia obstrutiva do sono é necessário realizar uma polissonografia, exame que pode apontar a gravidade da doença e indicar o tratamento com o CPAP (aparelho que não permite o fechamento das vias aéreas).

“A relação entre obesidade e qualidade do sono é clara. A obesidade pode causar distúrbios do sono e esses, por sua vez, também podem dificultar o processo de emagrecimento. É um círculo vicioso”, esclarece Dra. Salma Ali El Chab Parolin, endocrinologista e diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná (SBEM-PR). Em 2017, foi publicada uma metanálise que demonstrou que trabalhadores do turno da noite apresentam maior incidência de obesidade, se comparados a pacientes que trabalham durante o dia. A provável causa é a alteração no ritmo circadiano (período de 24 horas no qual se baseia o ciclo biológico), responsável pela regulação da secreção de hormônios como o cortisol, a insulina e a leptina.

Anormalidades no metabolismo e aumento dos níveis de glicemia podem ocorrer em consequência dessas alterações hormonais, levando a quadros de obesidade, intolerância à glicose e diabetes, doenças que elevam o risco cardiovascular e o índice de mortalidade. “As pessoas devem estar atentas à qualidade e quantidade do seu sono, pois o insucesso no controle de muitas doenças pode estar relacionado a um distúrbio do sono não tratado”, alerta Dra. Márcia. Quem necessita de tratamento para a obesidade deve mudar os hábitos para obter resultados, principalmente na atividade física e dieta. Porém, quando é detectada a alteração no padrão do sono, é primordial tomar atitudes para atingir a regulação. “O tratamento da obesidade é multidisciplinar e, nos casos de distúrbios do sono, é fundamental o acompanhamento de um neurologista”, comenta a endocrinologista.

Sobre a SBEM-PR

Fundada em setembro de 1957, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná tem como objetivo promover a expansão da endocrinologia no Estado, valorizar a especialidade médica e esclarecer à população sobre as diversas doenças endócrinas e metabólicas. Com unidades em Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina, a instituição conta hoje com cerca de 200 sócios. Mais informações: www.sbempr.org.br/.