Queixo bem esculpido e definido pode sinalizar atratividade, masculinidade e confiança em um rosto masculino maduro. Entenda como é a cirurgia
Um queixo bem esculpido e definido pode sinalizar atratividade, masculinidade e confiança em um rosto masculino maduro – não é à toa que muitos homens buscaram procedimentos estéticos com preenchedores nos últimos anos. Mas para chegar a esse formato, muitas vezes há empecilhos genéticos e alterações estruturais, como o queixo duplo, a pele flácida e papada – que podem aparecer especialmente à medida que os homens envelhecem. “Para tratar esses aspectos, existem diversos procedimentos para contorno de mandíbula e do queixo”, explica o cirurgião plástico Dr. Dalton Volpato, membro da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica (BAPS).
A BAPS reitera que cada vez mais homens recebem procedimentos para otimizar sua saúde e bem-estar, para que possam apresentar o que têm de melhor ao mundo. “A mandíbula masculina ideal tende a ser bem definida, com uma distinção clara entre a mandíbula e o pescoço. É proporcional e está em harmonia com outras características faciais. Historicamente, a masculinidade tem sido associada a um queixo quadrado e esculpido”, diz o cirurgião plástico Dr. Dalton Volpato. “Um rosto masculino atraente, vigoroso e jovem tem força no terço inferior e é um pouco quadrado”, explica.
O primeiro passo para alcançar o queixo e pescoço ideais é uma consulta com um cirurgião plástico credenciado. A BAPS mantém em seu site uma lista com cirurgiões plásticos com os devidos registros, no endereço: https://baps.global/mapa/. “Durante as consultas com homens, muitos deles, além de terem algum excesso de tecido, também apresentam algum grau de fraqueza estrutural óssea na linha da mandíbula e na projeção do queixo”, explica o médico.
Procedimentos para contorno da mandíbula e do queixo
A cirurgia plástica oferece opções para fortalecer a aparência da estrutura óssea, adicionar projeção ao queixo, além de reduzir a gordura e o excesso de pele, segundo a BAPS. “É possível escolher entre uma variedade de procedimentos que variam em termos de tempo de inatividade, custo e invasividade, que podem ajudá-lo a obter resultados sutis ou dramáticos. Essas opções incluem implantes de queixo, lipoaspiração, lifting de pescoço e preenchimentos dérmicos”, comenta.
Aumento do queixo (genioplastia ou implantes de queixo): Segundo o Dr. Dalton Volpato, o aumento cirúrgico do queixo é uma das maneiras mais eficazes de aumentar a projeção, largura ou comprimento do queixo. “Um implante, geralmente feito de silicone ou outro material biocompatível, é inserido sobre o osso do queixo durante a operação. Outra abordagem é a genioplastia deslizante, onde uma seção do osso do queixo é reposicionada para obter a aparência desejada. A recuperação envolve inchaço e desconforto por alguns dias. A maioria dos pacientes retorna às atividades normais dentro de uma semana”, diz o médico.
Lipoaspiração de pescoço: O cirurgião plástico explica que a lipoaspiração remove o excesso de gordura abaixo do queixo e ao redor do pescoço, melhorando o ângulo entre o pescoço e a mandíbula. “O cirurgião faz pequenas incisões abaixo do queixo ou atrás das orelhas durante o procedimento e utiliza uma cânula para aspirar o excesso de gordura. No pós-procedimento, aparecem alguns hematomas e inchaço por vários dias a semanas. Mas o paciente pode usar roupas de compressão para reduzir o inchaço e auxiliar na cicatrização”, explica o médico.
Elevação do pescoço (ritidectomia inferior): A flacidez da pele, as faixas musculares e o excesso de gordura são melhorados com um lifting de pescoço. Existe uma técnica recente, segundo o cirurgião plástico, que é o Deep Neck Lift, que parte do mesmo pressuposto do Deep Plane Facelift para atuar em camadas profundas e reposicionar até o músculo, com resultados mais naturais. “O cirurgião fará pequenas incisões atrás das orelhas, sob o queixo ou ambos. Em seguida, eles removem o excesso de pele e muitas vezes tensionam os músculos subjacentes. É esperado que o paciente tenha inicialmente movimentos limitados do pescoço e um período de recuperação de várias semanas que inclui hematomas e inchaço”, diz o médico.
Preenchimentos dérmicos: A opção menos invasiva é o uso de preenchedores. “É possível obter mais volume e definição na linha da mandíbula, além de mais projeção do queixo, ao optar por injeções de preenchimentos dérmicos. Este procedimento minimamente invasivo geralmente leva apenas alguns minutos e a recuperação inclui pequenos inchaços ou hematomas nos locais da injeção. No entanto, não é um procedimento definitivo e deve ser realizado periodicamente”, completa o Dr. Dr. Dalton Volpato.
Qual procedimento é certo para você?
A BAPS lembra que essa avaliação é individual, por isso é fundamental consultar um cirurgião plástico credenciado. “Alguns homens podem precisar apenas de preenchimento. Outros podem precisar de algo cirúrgico, especialmente se tiverem pele solta. Deixe seu cirurgião plástico avaliá-lo e sugerir o melhor procedimento para sua anatomia e necessidades específicas. É importante informar seu objetivo ao cirurgião plástico, em vez de solicitar um procedimento específico”, finaliza.
FONTE: *ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA (BAPS): A Associação Brasileira de Cirurgia Plástica (BAPS) é uma associação brasileira formada exclusivamente por cirurgiões plásticos de todo o território nacional, além de associados internacionais. Com objetivo de reposicionar o Brasil como referência mundial no ramo da cirurgia plástica, a BAPS tem como foco a produção e disseminação de conhecimento científico e educacional e a defesa da publicidade médica livre e responsável, além da troca de conhecimento entre pares. Instagram: @baps.aesthetic
Divulgação