Quatro em cada dez homens não sabem identificar os sintomas do câncer de próstata, mostra pesquisa da Ipsos

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Em meio ao Novembro Azul, estudo revela que 66% dos homens afirmam realizar check-up anual; entre as mulheres, percentual sobe para 86%

Dificuldade, dor ou ardor ao urinar, sensação de bexiga cheia e urina escura são alguns dos sinais de alerta para o câncer de próstata. Mas, quatro em cada dez brasileiros do sexo masculino (39%) desconhecem os principais sintomas da doença que só em 2018 deve acometer mais de 68 mil homens no país.

A doença é a segundo tipo de câncer com maior incidência no país, perde para o câncer de pele não melanoma, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). “Mas as pessoas têm a percepção de que o câncer de mama é cinco vezes mais frequente do que o câncer próstata”, afirma Fabrizio Rodrigues Maciel, diretor de healthcare na Ipsos.

O medo de receber um diagnóstico de algum câncer aflige três em cada quatro entrevistados de ambos os sexos, segundo a pesquisa da Ipsos, mas as mulheres têm mais chances de receber um diagnóstico precoce, considerado importantíssimo pelos especialistas para o sucesso do tratamento. De acordo com o estudo, 86% das mulheres realizam check-up anualmente. Entre os homens, o percentual cai para 66%.

A pesquisa também revela que se suspeitassem de um câncer de próstata metade dos entrevistados procurariam um urologista.

A Ipsos realizou 500 entrevistas onlines com homens e mulheres, em proporções iguais, de 18 a 55 anos de todo o Brasil, entre 27 de setembro e 2 de outubro de 2018. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais e o intervalo de confiança da pesquisa é de 95%.

Sobre a Ipsos

A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 89 países. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 16.600 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores, opinião pública e coleta de dados. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo. Para mais informações, acesse:

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