Quatro dicas para acertar na iluminação residencial

Primavera do Leste tem o primeiro restaurante no mundo com seis sistemas biodigestores integrados
7 de maio de 2019
Monte Belo do Sul celebra legado gastronômico
7 de maio de 2019

A iluminação residencial é fundamental para compor uma boa decoração

Afinal, a luz tem papel muito importante para gerar conforto e aumentar a funcionalidade dos ambientes. Desse modo, contribui com o bem-estar e com a qualidade de vida dos moradores da casa. Além disso, valoriza a estética, conferindo um ar de requinte e sofisticação a qualquer cômodo.

Para conseguir esse efeito, é preciso prestar atenção na quantidade de luz em cada espaço, sua tonalidade, direção e objetos que fornecem luminosidade. Sabendo disso a Construtora Trisul listou as 4 melhores dicas de iluminação para o seu lar! Confira:

1. Avalie o ambiente

O primeiro passo para não errar na iluminação residencial é analisar cada cômodo. Isto é, levar em consideração a função que o espaço terá, as atividades a serem realizadas ali, o clima desejado e os objetos a serem destacados. Por exemplo: a iluminação para quarto de casal deve dar a sensação de intimidade e aconchego.

Já a de um ambiente de estudo ou home office deve favorecer a concentração e não permitir o cansaço dos olhos. Para espaços como cozinha e banheiro, além da luminosidade geral, deve-se acrescentar outras em locais específicos, como sobre a bancada de preparo dos alimentos, ilha e ao redor do espelho.

2. Opte por lâmpadas econômicas

A economia é fator indispensável em qualquer construção, seja residencial, seja comercial. Sendo assim, a iluminação deve ser feita com lâmpadas econômicas e com boa longevidade. O ideal é aproveitar a luz natural sempre que possível e utilizar lâmpadas de LED.

Isso porque é a tecnologia mais recente do mercado, com baixo consumo de energia e excelente durabilidade. Ainda, a luz das lâmpadas LED é livre de raios ultravioletas e infravermelhos. Como há uma grande variedade de opções de cores e efeitos, podem ser instaladas em qualquer tipo de ambiente.

3. Escolha a temperatura da cor

A temperatura da cor é a grande responsável por gerar a sensação de conforto em ambientes mais íntimos e dar o foco necessário para espaços de serviço. Assim, quartos e salas de estar requerem lâmpadas com tonalidade amarelada porque ela confere mais aconchego, deixa o cômodo mais intimista e promove o relaxamento.

Espaço para estudo ou trabalho, cozinha, banheiro e área de serviço devem ter luzes em tom branco-azulado, pois elas fazem com que a atenção seja despertada. Há um tom chamado neutro, que é um meio-termo entre o branco-azulado e o amarelo, que pode ser aplicado em qualquer ambiente porque traz as qualidades das duas temperaturas citadas anteriormente.

4. Utilize luzes indiretas

A luz geral é centralizada, forte e tem função de iluminar todo o ambiente. Entretanto, se você deseja valorizar a arquitetura do lar, a decoração e ter um ambiente requintado e com sofisticação, aposte na iluminação indireta, que reflete em alguma superfície e se amplia pelo ambiente.

Para isso, é preciso a instalação de objetos nos locais certos, como lustre para sala de jantar, pendente para o quarto, arandelas,lumináriase abajures. O resultado será uma luz suave, difusa e com grande conforto visual.

Em suma, a iluminação residencial pode modificar o aspecto de uma peça. Então, é necessário que seja planejada de acordo com cada ambiente, pensando em sua funcionalidade e sensações desejadas. Ao seguir as nossas dicas, certamente você conseguirá criar ambientes elegantes e com muito aconchego, seja qual for o uso do local.

Sobre a Trisul

A Trisul está há mais de 30 anos no mercado. São mais de 200 empreendimentos, 20 mil clientes atendidos, o que corresponde aproximadamente a 2,5 milhões de metros quadrados de áreas, entre prédios entregues e os que estão em construção. Em 2007 a companhia abriu seu capital por meio de oferta pública de ações, mediante a adesão ao Novo Mercado da Bovespa.