Quarentena: horta em casa a partir de ervas e temperos comprados no mercado

UBC e Spotify lançam fundo para artistas durante crise do Covid-19
30 de abril de 2020
Dia do Trabalhador: a importância da saúde mental nas empresas
30 de abril de 2020

Neste período de quarentena, tempo necessário para a diminuição da proliferação do novo Coronavírus, as pessoas tendem a sentir falta de sair e do contato com a natureza

Uma dica para diminuir essa sensação é cultivar plantas em casa, a dedicação no cuidado delas poder ser um alento nestes tempos.

Uma ideia para começar é uma horta de ervas e temperos, que além de trazer a beleza do verde para dentro de casa, também são especiarias consumíveis que dão sabor e aroma às preparações culinárias. Outra vantagem é que ela pode ser produzida a partir dos alimentos comprados no mercado mesmo.

Onde plantar

Diferente daquilo que muitos acham, não é preciso um quintal com terra ou muito espaço para ter uma horta, é possível plantar em floreiras, vasos, vasos verticais ou até em embalagens recicladas. Veja alguns exemplos abaixo:

Floreiras

A maior vantagem das floreiras é o espaço, que permite hortas compactas para ambientes menores. Este modelo abaixo é da Japi, produzido em um material leve, o polietileno, disponível nas cores café, cimento e mármore e nos tamanhos 45cm, 78cm e 95cm.

Vaso para plantar mais de uma espécie

Existem, no mercado, modelos específicos para este fim. O vaso Vida, da Japi, por exemplo, foi pensado para facilitar o cultivo de temperos para quem dispõe de pouco espaço. Nele é possível cultivar cinco espécies de plantas diferentes, graças ao seu design e também conta com o sistema autoirrigável, que permite às plantas o consumo da quantidade ideal de água, proporcionando maior autonomia e assegurando que se desenvolvam.

Horta vertical

Esta é uma boa opção para quem mora em apartamento, tem pouco espaço e quer aproveitar as paredes para cultivar uma horta. Há no mercado modelos modulares de vasos verticais. Este abaixo é o Gota, da Japi, que tem um design bem diferenciado, inspirado nos pingos de chuva.

O que e como plantar 

Como toda e qualquer espécie de planta, cada uma tem sua especificidade de cultivo, e para facilitar o dia a dia dos cuidados, o indicado é que as escolhas sejam por espécies parecidas em regas e quantidade de luz solar.

Várias ervas e temperos, comprados no mercado mesmo, podem ser replantados a partir de galhos ou partes específicas. É o caso dessas 6 sugestões abaixo:

Alecrim, manjericão, hortelã e erva cidreira: Esses alimentos têm processos semelhantes para replantar. Primeiro corte alguns galhos, retire as folhas de baixo e mantenha as de cima. Coloque em um recipiente com água, que deve ser trocada a cada dois dias, e deixe em um local que receba bastante luz solar. Espere algumas semanas, até que as raízes cresçam. Depois é só transferir para um vaso com terra.

Cebolinha – Corte a parte branca, deixando um pedaço da parte verde. Coloque em um recipiente com água, cobrindo um pouco da parte branca. Troque a água diariamente. Em algumas semanas, a raiz crescerá e aí é só plantar em um vaso.

Salsão – O replantio do salsão é feito a partir da base, que costuma ser descartada. Corte e coloque ela em um prato pequeno ou tigela com água, com a base para baixo e o caule para cima, em local ensolarado e umedeça a parte de cima para não ressecar. Depois de uma semana, mais ou menos, folhinhas vão brotar no centro, aí é só transferir essa base para um vaso, cobrindo com terra, com exceção das pontas das folhas.

Mais fácil do que você imaginava, não é? Depois é só se dedicar a cuidar da irrigação e adubação, da necessidade específica de cada espécie, observar a saúde delas e esperar que cresçam para desfrutar de seu aroma e sabor.

Sobre a Japi 

A Japi está presente no mercado brasileiro desde 1993, oferecendo o que há de melhor em soluções para construção, decoração e jardinagem. A marca comercializa mais de 1500 itens e atende cerca de 15 mil clientes do varejo em todo o Brasil. Fabricante de vasos em polietileno reconhecidos internacionalmente, e que ditam moda no mercado nacional, a Japi também conta com itens de jardinagem e produtos como: cubas, acessórios para banheiro, uma série ampla com diversas linhas de metais sanitários, além de ferramentas e hidráulicos. Seu portfólio é repleto de produtos que aliam alta tecnologia e design, que é o grande diferencial da marca – como os vasos em polietileno e metais que auxiliam na redução do consumo de água.