Quarentena: atividade física em excesso pode piorar ou desencadear quadros de ansiedade, depressão e baixar a imunidade

Givenchy lança sua nova fragrância Irresistible
19 de junho de 2020
Lançamento de charutos da Don Blend acontece esta semana em Curitiba
19 de junho de 2020

Algumas pessoas se sentem “obrigadas” a praticar exercícios pela quantidade de lives realizadas nas redes sociais

O período de isolamento social tem mudado a rotina de muitas pessoas. Entre elas, estão aquelas que nunca praticaram atividade física e que agora se sentem “obrigadas” a iniciar a sua jornada fitness. Existe um bombardeio de lives nas redes sociais com exercícios para todos os gostos, e estilos, e é uma tarefa difícil para os iniciantes escolherem a melhor opção sem nenhum feedback.

“A combinação de tempo livre e oferta de atividade é perigosa. O treino deve ser pensando individualmente, respeitar todas as necessidades, idade e objetivo de cada indivíduo. Para saber qual caminho seguir, é necessário realizar uma anamnese e conversar com essa pessoa. É fundamental conhecer e entender a relevância da atividade física para o futuro aluno. É um processo que envolve empatia”, alerta Fábio Rodrigues José, mestre em Biodinâmica do Movimento pela Escola de Educação Física e Esporte da USP e fundador da OnWay Health, empresa especializada em reabilitação, qualidade de vida e promoção de saúde.

Atividade física é um momento de estresse psicológico para o organismo, é uma válvula de escape e se for realizado em alta intensidade, baixa a imunidade e pode machucar as articulações, durante uma pandemia, não é uma boa escolha, e para pessoas com quadros de ansiedade e depressão é ainda mais prejudicial. “Quer treinar? Faça o básico para se manter ativo, faça uma aula de yoga, alongamento, meditação, pilates. Essa regra vale para iniciantes e praticantes assíduos. Fazer o simples é a melhor opção. Não é momento para cobrar produtividade ou alta performance de ninguém”, alerta Fábio.

Além da quantidade de informação sobre exercícios, existem também as milhares de notícias reais e as fake news circulando na internet a cada segundo sobre a situação do país e o coronavírus. As pessoas acabam absorvendo tudo que veem e começam a desenvolver um processo de angústia que vem acompanhado de estresse, distúrbio do sono, ansiedade e depressão.

A dica do especialista é: desligar a TV, não ficar muito tempo conectado às redes sociais, tirar o foco do problema e transformar energia negativa em algo positivo. Faça uma caminhada (em algum ambiente seguro), tome sol, leia, medite, realize trabalhos manuais, é uma maneira simples de manter a sanidade mental. Independente da escolha, é importante que a ação seja prazerosa.

Photo by Scott Broome on Unsplash