Pulso forte no campo vem das mulheres

Pet shop lança programa de adestramento coletivo
16 de março de 2018
Confira cinco lançamentos da Florense Carlos de Carvalho
16 de março de 2018

No ano em que a ONU dá destaque à mulher rural, duas histórias mostram que elas fazem a diferença

O ano de 2018 iniciou com homenagens para as mulheres. Além do tradicional 8 de março, data em que se comemora o Dia da Mulher, a ONU anunciou que esse será o ano daquelas que se dedicam e se envolvem com o meio ambiente e com o campo: a mulher rural. Para enfatizar ainda mais, em janeiro a ONU Mulheres também divulgou o tema para esta quinta-feira: “o tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres”.

Cristina Pasca Palmer, secretária executiva da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica, defende que igualdade de gênero e empoderamento feminino são elementos centrais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Engajar mulheres do campo é essencial. Está muito claro que é por meio delas que alcançaremos as mudanças necessárias em muitas frentes. O envolvimento das mulheres rurais é fundamental para alcançar metas para assegurar acesso, apropriação e controle equitativos sobre a terra e os recursos naturais, bem como dobrar a produtividade agrícola e os rendimentos dos pequenos produtores de alimentos”, afirma ela.

Nesse contexto, são muitas as mulheres com histórias para contar. No campo, elas têm tomado a direção das propriedades e qualificado os negócios familiares e associações. Segundo dados do Censo 2010, as mulheres rurais são responsáveis, em grande parte, pela produção destinada ao autoconsumo familiar e contribuem com 42,4% do rendimento familiar. É o caso de Rosa Lesnioski Fieszt. Agricultora desde a barriga – como ela descreve -, ela é produtora de orgânicos em sua propriedade e presidente da Associação Agroalves da Lapa, no Paraná.

A Associação é referência em comercialização de produtos orgânicos na região e composta, em sua maioria, por mulheres que também estão na linha de frente da produção orgânica. Segundo Rosa, a Associação existe há 17 anos, quando as reuniões ainda eram realizadas na sua propriedade. De lá pra cá as conquistas foram muitas, como a sede própria, a atual agroindústria (instalada no local) e diversos equipamentos para os agricultores associados. “A associação nasceu como uma forma de melhorar a comunidade local. Desde a criação, que começou com a realização de cursos para os associados, temos crescido de forma produtiva. Hoje, além dos cursos, contamos com a participação de outras mulheres para a produção de doces e panificados para venda, e seguimos indo atrás de melhoria e qualidade. Prova disso é a cozinha orgânica que pretendemos montar na sede, um projeto que está em desenvolvimento”, comemora.

Dentre os equipamentos obtidos por meio de uma parceria com a Emater, estão uma estufa, um triturador de galhos e balanças para todos os agricultores, além de biofossas que também serão doadas para as propriedades. Para Rosa, essa é uma conquista não só dela, mas de todas as mulheres envolvidas no projeto. “Não temos o perfil de desistir fácil. Se conseguimos e temos conseguido tudo isso é porque somos insistentes. Eu enxergo as mulheres assim. Tomamos à frente de tudo, vamos atrás, além de sermos mais caprichosas”, analisa. Os cursos e a certificação orgânica são realizados com o apoio do projeto do Laboratório de Mecanização Agrícola (LAMA), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), coordenado pelo professor e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Carlos Hugo Rocha. “O Lama funciona como assistência técnica para atender demandas do setor agroecológico. Nossa ideia é fornecer alternativas com base agroecológica para auxiliar produtores na implantação de sistemas produtivos que considerem a conservação e o manejo sustentável de recursos naturais, culturais e sociais”, explica.

Elas no comando dos orgânicos

Na cidade de Urubici, Santa Catarina, outra história também merece ser contada. Valsiria Ribeiro é agricultora e proprietária da pousada Sítio Encanto da Natureza. Junto com o marido, José Ribeiro, Valsiria comanda a propriedade que produz orgânicos. “Focamos em produção orgânica e na variedade dos produtos, porque dessa forma as pragas não pegam. Não é preciso usar agrotóxico, basta saber combinar e a natureza se encarrega do resto. Isso agrega muito valor. Plantamos de tudo um pouco. Temos milho, feijão, batata, hortaliças em geral. Muita variedade”, conta.

Além dos vegetais, o sítio de Valsiria também possui uma grande quantidade de Araucárias – árvore símbolo da região sul do Brasil e bastante ameaçada – em áreas bem preservadas. Das árvores, a produtora tem como matéria-prima o pinhão, que rende a produção de paçoca e outros produtos que são vendidos para restaurantes locais. Além disso, uma produção específica da semente vai para a iniciativa Araucária +, criada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), agregando valor aos produtos extraídos desse ecossistema de acordo com um padrão sustentável de produção. “A iniciativa Araucária+ reúne produtores do Planalto Serrano catarinense, indústria, varejo e sociedade, criando uma rede sustentável de produção, venda e consumo. Dessas propriedades, muitas são encabeçadas por mulheres que querem apenas gerir seus negócios de forma igualitária”, analisa o coordenador de Negócios e Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Guilherme Karam. Além do cuidado dos consumidores com a compra do pinhão maduro, outras estratégias complementares são fundamentais para promover a conservação dos remanescentes de Floresta com Araucárias. Entre elas estão a coibição do desmatamento ilegal e a agregação de valor à produção não madeireira, mantendo a floresta em pé.

“O Araucária+ é bom por que não temos que nos preocupar com a destinação do pinhão, a venda é garantida. Isso agrega muito valor ao que temos aqui e gera negócios sustentáveis. Estamos desde o começo, há quatro anos, e é algo muito interessante para nós. Fomos convidados por que eu e meu marido já fazíamos mudas de araucária, vendíamos e também doávamos para a comunidade”, conta Valsiria. O sítio do casal também conta com um espaço para hospedagem que atrai pessoas em busca do agroturismo, ideia que partiu de Valsiria e que deu certo. “Eu tive a ideia de trazer turismo para nosso sítio, assim como outras ações de sustentabilidade. Sempre dizem que por trás de um grande homem tem uma grande mulher, mas eu acho que é ao contrário. Ou, temos que andar lado lado, no mínimo” se diverte ela.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

Sobre a Rede de Especialistas

A Rede de Especialistas de Conservação da Natureza é uma reunião de profissionais, de referência nacional e internacional, que atuam em áreas relacionadas à proteção da biodiversidade e assuntos correlatos, com o objetivo de estimular a divulgação de posicionamentos em defesa da conservação da natureza brasileira. A Rede foi constituída em 2014, por iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.