PUCPR é sede principal da 37ª Oficina de Música de Curitiba

Hotel Saint Michel tem programação especial para o Carnaval e atrações para toda a família
17 de janeiro de 2020
Procedimentos menos invasivos redefinem a linha da mandíbula e dão nova forma à estrutura facial
17 de janeiro de 2020

Mais de 100 cursos acontecem na Universidade entre 15 e 26 de janeiro

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) recebe, de 15 de janeiro a 26 de janeiro de 2020, mais uma edição da Oficina de Música de Curitiba, que neste 37º ano celebra os 250 anos do compositor Beethoven e traz com mais força a inclusão da pessoa com deficiência na formação e também nos palcos, com apresentações.

Nas salas, corredores e jardins da PUCPR vão circular boa parte dos dois mil alunos e 100 professores que ministrarão cursos de música Erudita, Antiga e MPB. Entre eles, quatro são destinados a pessoas com deficiência, como musicografia braile e outros.

Os cursos são voltados para músicos profissionais, estudantes de música e educadores. As oficinas abrangem aulas de instrumento, vocal, estruturação, práticas de conjunto, regência, entre outros, de acordo com as características de cada categoria.

Um dos destaques é a oficina de Prática de Coro Adulto, que trabalhará o coral da 9ª Sinfonia de Ludwig van Beethoven. “A sinfonia será executada no concerto de encerramento da 37ª Oficina de Música de Curitiba com a Orquestra Sinfônica em homenagem aos 250 anos do nascimento de Beethoven”, destaca Mara Campos, Diretora Musical e Regente do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e uma das professoras da Prática. O concerto de encerramento acontece no dia 26 de janeiro 2020.

Mais de 100 cursos da Oficina estão na programação da PUCPR, como do Alaúde Renascentista e Barroco, Teorba e Guitarra Barroca, ministrado pela professora argentina Dolores Costoyas, e da  flauta transversal e doce com a professora Rachel Brown, da Inglaterra.

A Oficina de Música acontece de 15 de janeiro a 26 de janeiro de 2020. As aulas são realizadas nos Blocos 1 (Amarelo) e 5 (Vermelho) da Universidade. O Bloco 1 – Amarelo, que recebe as aulas de música MPB, é o primeiro bloco do câmpus. O Bloco 5 – Vermelho, que recebe as aulas de música Erudita, está localizado ao lado esquerdo do complexo universitário e perto da maior área de estacionamento.

Parceiros

A 37ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e governo federal. O evento tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio cultual da Família Farinha, Comunidade Luterana Igreja de Cristo, Igreja Bom Jesus dos Perdões, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Bicicletaria Cultural, Universidade Federal do Paraná, Lamusa – Laboratório de Música Sonologia e Áudio, Sistema FIEP, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), HOG The One Curitiba, Solar do Rosário e apoio master do Teatro Guaíra e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Serviço:
37ª Oficina de Música de Curitiba

Data: 15 a 26 de janeiro de 2020

Inscrições para cursos e programação cultural no site www.oficinademusica.org.br