PUCPR concede título de Doutor Honoris Causa a Marcelo Gleiser, Nobel da espiritualidade

David Bastos assina restaurante Amado na CASACOR Bahia 2019
24 de outubro de 2019
Noite de improvisação no palco do Guairinha
24 de outubro de 2019

Universidade também promove palestra com o físico e astrônomo no dia 24 de outubro

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) concederá, no dia 24 de outubro, a concessão do título Doutor Honoris Causa a Marcelo Gleiser. A solenidade de outorga será realizada na Biblioteca Central da PUCPR, no período da manhã, reservada para as autoridades convidadas. O evento faz parte das comemorações dos 60 anos da Universidade.

Como parte dos festejos, a PUCPR promove a palestra magna “Em busca de uma nova espiritualidade”, do físico e astrônomo Marcelo Gleiser, que acontece na Biblioteca Central da PUCPR, às 19h30. A palestra é aberta ao público, com vagas limitadas, e com transmissão ao vivo pela página da PUCPR no Facebook. As inscrições podem ser feitas pelo link http://abre.ai/alAQ.

Um dos nomes mais proeminentes do estudo de ciência e fé, Gleiser contribuiu com uma série de estudos que convergem ciência, filosofia e espiritualidade. “Não há problema em abraçar o mistério; a essência fundamental do apetite humano é essa curiosidade pelo saber”, afirma Gleiser.

O título não é o primeiro reconhecimento de Gleiser na área. Em 1998, o pesquisador recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro “A Dança do Universo” e em 2002 por “O Fim da Terra e do Céu”. Em 2007, foi eleito membro da Academia Brasileira de Filosofia. Em 2019, foi o primeiro latino-americano a ganhar o Prêmio Templeton, considerado o “Nobel da espiritualidade” – o prêmio reconhece profissionais que tenham feito “uma contribuição excepcional para afirmar a dimensão espiritual da vida, seja por insights, descoberta ou trabalhos práticos”.

“Ele é um dos principais proponentes da visão que ciência, filosofia e espiritualidade são expressões complementares que a humanidade precisa para abraçar o mistério e explorar o desconhecido”, diz Heather Templeton Dill, presidente da fundação John Templeton, que organiza o Prêmio Templeton. Gleiser vive atualmente nos Estados Unidos, onde ensina física e astronomia no Dartmouth College, em Hanover, New Hampshire. Em 2016, Gleiser fundou o ICE (Instituto de Engajamento à Interdisciplinariedade) em Dartmouth, com o objetivo de promover o diálogo entre as ciências naturais e humanas. O Instituto tem apoio da fundação John Templeton.

O cientista já teve mais de 100 artigos revisados e publicados, incluindo sobre o comportamento de campos quânticos e partículas elementares e a formação inicial do universo, a astrobiologia e as novas medidas fundamentais de entropia e complexidade baseadas em teoria da informação. “Minha missão é trazer para a ciência e para os interessados na ciência o apego ao mistério. Fazer o público entender que ciência é apenas mais uma maneira de entendermos quem somos”, diz Gleiser.

Serviço:

“Em busca de uma nova espiritualidade”, com Marcelo Gleiser

Data: 24 de outubro, às 19h30

Local: Biblioteca Central da PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho)

Inscrições gratuitas em: http://abre.ai/alAQ