Propriedade da Granja Capriana é opção para turistas conhecerem uma autêntica agroindústria e passarem por experiência única

O poder da luz na decoração: confira dicas para acertar na iluminação de casa e do escritório
7 de julho de 2023
Internazionale Casa lança novas coleções e se posiciona como uma das maiores lojas do segmento de decoração de Curitiba
7 de julho de 2023

Localizada na Município de Sapucaia (RJ), Vale das Amaltheias conta 89 hectares, sendo 54 de Mata Atlântica preservada

Uma fazenda tranquila e silenciosa, cercada por um cinturão de morros que protege o rebanho de mais de 1.000 cabras do barulho e dos ventos. Assim é a sede da Capriana, granja leiteira de cabras cuja sede vem atraindo visitantes não apenas pela produção sustentável, mas também pela experiência que proporciona.

O Vale das Amaltheias, onde está situada, possui duas nascentes de água pura, livres de qualquer resíduo ou poluente. Dada as condições diferenciadas que oferece, a sede tem sido procurada principalmente para o turismo acadêmico, por quem deseja ver de perto a produção em ciclo fechado envolvendo agro, pecuária e indústria em um único local.

De acordo com o fundador da empresa, o engenheiro argentino Javier Maciel, lá, os visitantes têm oportunidade de ver de perto o agro, a pecuária e a indústria em diferentes etapas da produção. “Do nascimento, com o berçário, até a fábrica de derivados lácteos, todas as estruturas possuem pontos específicos para observação e interação dos visitantes com o processo produtivo. Trata-se de uma autêntica agroindústria, com produção auto-suficiente em ciclo fechado”, revela ele.

Ele conta que todas as estruturas voltadas à produção receberam atenção específica para viabilizar a presença de turistas. Um exemplo disso é o mirante da ordenha, que permite ao visitante acompanhar, em posição privilegiada, a rotina de ordenha na única do Brasil que possui carrossel de cabras.

“Esta é uma experiência de agroecoturismo temático especial, que tem as cabras como o elemento impulsionador de todo esse processo. São elas que nos permitem fazer com que a granja esteja em constante transformação para atingir um status cada vez mais próximo da completa harmonia entre homem e natureza, mesmo no contexto de uma atividade econômica”, avalia Maciel.

Além disso, o Vale das Amaltheias conta com a Cocina de Campo, um restaurante que oferece pratos de comida fusion (Argentina e Brasil), preparados com ingredientes produzidos na própria fazenda. “Nosso objetivo é promover o turismo rural, garantindo a oportunidade de estar em meio às montanhas da região serrana, a apenas duas horas de carro da Cidade do Rio de Janeiro”, explica o fundador.

Somente em 2023, mais de 500 estudantes de diferentes cursos visitaram o sítio para conhecer de perto as atividades produtivas em diferentes roteiros que abordam temáticas pertinentes a cada uma de suas ciências. Segundo Maciel, o local é movimentado durante o ano todo. “Mais de 200 pessoas visitam a propriedade todos os meses.

O fundador da Capriana lembra que o foco agora é receber turistas com interesses plurais, abarcando não só estudiosos mas também todos que buscam vivenciar uma experiência diferente de contato com a natureza e a produção agropecuária em sua essência. “Recebemos muitas pessoas que se interessam pelo consumo racional, ou seja, que querem entender e saber de onde vem o que consomem”, acredita Maciel.

Ele complementa que a Capriana está desenhando novas experiências e atividades, como um playground onde as crianças (de qualquer idade) poderão brincar junto às cabras.

“Neste sentido, estamos criando novos roteiros, com trilhas e mirantes que contem a história da propriedade e demonstrem todo o carinho que temos pela região, pela comunidade e pelos animais. Afinal, produzimos para continuarmos produzindo e queremos que os visitantes se surpreendam com um local cada vez melhor”, finaliza Maciel.