Própolis fortalece imunidade e pode ser usada para evitar contaminações por gripes e Covid-19

Rider anuncia collab com Ponto Firme, projeto de transformação social para detentos e egressos
27 de janeiro de 2022
Santander patrocina compartilhamento de motos elétricas
27 de janeiro de 2022

Os benefícios do uso da própolis para fortalecer a imunidade já foram comprovados por diversos estudos científicos

O aumento exponencial de casos de gripe e Covid-19 vem assustando os brasileiros e o mundo e preocupando a classe médica, lotando hospitais e prontos-socorros por todo o país. Portanto, o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social ainda são as armas que as pessoas têm em mãos para evitar a contaminação pelo coronavírus.

Mas também existe uma poderosa arma que pode ser usada no combate à Covid-19, de fácil e acessível a todos. Proveniente das abelhas, a própolis pode ser utilizada para fortalecer e manter a imunidade alta, dificultando ou até mesmo impedindo a contaminação por vírus oportunistas.

“O uso da própolis para fins terapêuticos vem de anos na história da humanidade. Civilizações antigas já a utilizavam para combater infecções e como cicatrizante para curar diversas feridas devido às suas propriedades medicinais”, explica Ana Caroline Rodrigues, do Apiário Santo Antônio, de Atibaia (SP).

Segundo ela, os benefícios do uso da própolis para fortalecer a imunidade já foram comprovados por diversos estudos científicos. “Neste período de pandemia, essa prática tem se intensificado e muitas pessoas passaram a ter interesse pelo assunto, já que um dos fatores importantes no combate ao coronavírus é a imunidade alta”, ressalta.

A nutricionista Juliana Vieira também aponta que milhares de estudos confirmam a eficácia da própolis contra vírus, bactérias e fungos. Isso porque seus compostos interferem na membrana celular das bactérias.

“Sua maior função é fortalecer a imunidade. Suas substâncias promovem maior ativação das células de defesa, favorecendo o reconhecimento e a destruição dos micróbios. O extrato de própolis aciona a atividade imunorreguladora. Seu uso é essencial nesta época de pandemia, Além das gripes e resfriados, a própolis previne doenças que podem ser decorrentes de baixa imunidade”, reforça Juliana.

O que é a própolis?

Produzida pelas abelhas, a própolis é uma substância resinosa, que tem por finalidade revestir e proteger a colmeia contra agentes patológicos. As abelhas colhem a resina da flora da região e, combinada com a cera e as enzimas da saliva delas, resulta na própolis que tem cor, sabor e aroma variáveis conforme a origem das plantas e, normalmente, a conhecemos na forma de extrato.

“Foram encontrados componentes importantes para a manutenção da saúde dos seres humanos na própolis, como os flavonoides, as enzimas, compostos fenólicos e terpenos. Além desses, foram notados também vitaminas B1, B2, B6, C e E, além de vários minerais, entre eles magnésio, cálcio, potássio, sódio, cobre, zinco, manganês e ferro”, explica Ana Caroline, que faz o acompanhamento da apicultura migratória no Apiário Santo Antônio.

Muito difundido entre as pessoas, o uso da própolis reduz os sintomas da gripe e resfriado. Isso acontece devido à propriedade antiviral da substância, mas há estudos também sobre o seu uso nos casos de herpes e outros vírus.

Também são reconhecidas as propriedades terapêuticas da própolis nos casos de bactérias e protozoários, além de seus efeitos anti-inflamatórios, anestésicos e antifúngicos. No caso do sistema imunológico, ela fortalece as células de defesa, aumentando a capacidade de destruição de agentes causadores de doenças.

“Ao consumir regularmente a própolis, suas propriedades medicinais interagem com nossas células de defesa, ativando as primeiras reações de resposta imune e estimulando a produção das citocinas que produzem o alerta para que todas as células se preparem para defender o organismo de agentes estranhos”, explica Ana Caroline.

Segundo ela, nestes tempos de pandemia, estudos foram iniciados com o uso da própolis em pacientes com coronavírus e resultados preliminares apontaram para um menor tempo de internação dos pacientes que usavam a substância e também uma menor taxa de incidência de lesão nos rins, sendo a própolis um dos possíveis agentes bloqueadores da inflamação.

Como utilizar a própolis? 

Ainda de acordo com Ana Caroline, a própolis pode ser usada na sua rotina diária, de 30 a 50 gotas, que podem ser diluídas em líquidos como água, chás, sucos e leite. Outra boa opção é usá-la para inalações e gargarejos. Alguns nutricionistas são enfáticos em dizer que é possível prevenir e proteger de várias doenças com o uso dessa substância aliada sempre a uma boa alimentação. O Apiário Santo Antônio possui uma loja virtual (www.apiariosantoantonio.com.br) para aquisição da própolis.

SERVIÇO | APIÁRIO SANTO ANTÔNIO

Endereço: Rodovia Fernão Dias, km 50 | Bairro do Portão |Atibaia (SP)

Telefone: (11) 4416-9202 | (11) 4416-8137

Informaçõeswww.apiariosantoantonio.com.br

Instagram: @apiariosantoantonio