Projeto valoriza mulheres que marcaram a história do Paraná

Ivana Chubbuck, uma das mais requisitadas professoras de atores de Hollywood, promoverá Masterclass dias 29 e 30 de maio no Brasil
23 de maio de 2023
Modernização tecnológica contribui para sustentabilidade e melhora imagem de empresa para clientes e investidores
23 de maio de 2023

Estudantes vão conhecer a importância de 38 mulheres precursoras em diversas áreas; algumas continuam anônimas

O projeto cultural As Pioneiras vai apresentar histórias e relatos de mulheres que foram precursoras no Paraná nas áreas da cultura, educação, saúde, infraestrutura e nos mais variados campos de atuação. Ironicamente, muitas delas continuam anônimas.

A ação começa na terça (dia 23/05) e segue até junho. Os encontros serão realizados em algumas escolas estaduais como o Instituto de Educação do Paraná, Colégio Estadual Júlia Wanderley e Colégio Estadual Pedro Macedo. A participação é direcionada ao público escolar, mas os interessados podem entrar em contato pelo tel. 41-99987-8394.

“Faremos 45 rodas de leitura com os estudantes e apresentaremos as biografias desses ícones femininos para que suas trajetórias sejam conhecidas e sirvam de inspiração”, explica a mediadora de leitura Taíne Alves.

Leitura que gera reflexão

Para facilitar a compreensão sobre a importância do protagonismo dessas mulheres, será impresso o e-book Personalidades Femininas da História do Paraná, de autoria de Carla Viccini. Após as atividades, o material será doado às instituições atendidas.

O livro foi elaborado após minuciosa pesquisa biográfica, visita a diversos espaços públicos, buscas em sites e com delicada busca de informações junto a familiares. Durante a leitura de alguns textos da obra o público terá acesso a curiosidades e poderá compartilhar diálogos, vivências e reflexões sobre a vida e a obra dessas personagens.

“O desejo é que essas vozes femininas ecoem e representem tanto as que permanecem esquecidas, quanto as que estão por vir. A intenção é ir além do incentivo à leitura”, enfatiza a idealizadora do projeto e mediadora de leitura, Carla Viccini.

Valorização

Entre os nomes retratados no livro e que devem instigar a curiosidade dos participantes estão Cecília Maria Westphalen (professora que atuou na primeira campanha estadual contra o analfabetismo), Helena Kolody (considerada uma das maiores representantes literárias do Paraná), Lala Schneider (primeira-dama do teatro paranaense), Maria Bueno (santa popular de Curitiba), Nhá Gabriela (cantora sertaneja), Zilda Arns (médica sanitarista e fundadora da Pastoral da Criança), entre outros.

Para os organizadores, compartilhar as curiosidades mencionadas no livro e sensibilizar o público sobre a trajetória de vida dessas mulheres e a diferença que elas fizeram para sociedade paranaense é algo fundamental – haja vista que as biografias auxiliam na manifestação de empatia e compreensão. “Conhecer a história de alguém que já pertence ao passado transforma suas ações em legado e a torna atemporal”, argumenta a idealizadora do projeto.

“Isso contribui para formar cidadãos que valorizam a história do nosso Estado e propicia um espaço democrático de leitura e debate sobre a presença feminina em diversas frentes”, complementa Elaine Minami, que também atua como mediadora de leitura.

O projeto cultural As Pioneiras é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura-Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Livro Personalidades Femininas da História do Paraná traz histórias e curiosidades de mulheres que foram precursoras no Estado em diversas áreas

Crédito da foto do livro

Carla Viccini