Projeto Pavilhão Nuvem é finalista do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel

Popload Gig traz ao Brasil Roo Panes
6 de setembro de 2019
Cosy Home marca presença em ambientes da Mostra Artefacto Curitiba 2019
9 de setembro de 2019

A premiação busca reconhecer as produções arquitetônicas de destaque na cena contemporânea brasileira ao valorizar as formas inovadoras de pensar e construir o espaço social

O projeto Pavilhão Nuvem, apresentado na CASACOR Minas 2018, assinado pelo escritório Arquitetos Associados dos sócios Alexandre Brasil, André Prado, Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel e Paula Zasnicoff, em parceria com ArcelorMittal, é finalista do 6º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel, na categoria “profissionais”.

A premiação busca reconhecer as produções arquitetônicas de destaque na cena contemporânea brasileira ao valorizar as formas inovadoras de pensar e construir o espaço social, contribuindo, assim, com o desenho do panorama atual da arquitetura nacional nos seus mais variados contextos. No total, 391 projetos, provenientes de 17 estados brasileiros, sendo 282 profissionais e 109 universitários foram inscritos.

De acordo com Alexandre Brasil, estar entre os finalistas é um reconhecimento importante pelo trabalho realizado durante a CASACOR Minas do ano passado. “Foram centenas de profissionais inscritos de várias partes do Brasil e nós estamos entre os melhores. Isso demonstra a força que a mostra possui.”

E para figurar entre os 12 projetos selecionados ao prêmio, a cena, apresentada durante maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado no ano passado, trouxe como conceito ser um pavilhão efêmero, pensado mais como sistema e menos como objeto, definido a partir de um módulo de paredes em telas soldadas de vergalhão, que considera sua desmontagem e remontagem em outros contextos. A ideia deu certo, pois, ao final da CASACOR 2018, a cena foi remontada em uma das sedes da ArcelorMital e transformado em Espaço de Descompressão.

O ambiente vai de encontro às mais contemporâneas tendências da economia circular que a multinacional vislumbra em sua atuação. Leves cortinas em linho, quando abertas, fazem a integração com as áreas livres e o atravessamento do olhar nas malhas das estruturas. A nuvem de aço a um só tempo abriga e revela sutilmente o interior, um lugar de pausa e intervalo para o visitante.

O anúncio dos vencedores das categorias “profissionais” e “universitários” será feito na noite de 17 de outubro, na sede do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.